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Pense na sua empresa como um maquinário de um relógio, feito de várias engrenagens. Cada engrenagem é um setor da empresa. Se uma estraga, todas as demais têm suas funções comprometidas. É por isso que a integração entre setores é tão importante.
No mundo atual, a competitividade não está apenas do lado de fora da empresa. Setores de uma mesma organização competem entre si por orçamentos mais abundantes, vantagens com o chefe e outras pequenas coisas que acabam minando os relacionamentos. Entenda melhor como isso afeta o seu negócio!
Relacionamentos formam a cultura e o clima organizacional
Para que as pessoas se relacionem bem em sua empresa é necessário que elas se conheçam, independentemente do tamanho do negócio e da quantidade de funcionários.
Criar um programa de integração de novos colaboradores pode ser uma boa ideia para começar a fomentar melhores relacionamentos.
Quando as pessoas se conhecem, entendem melhor os problemas umas das outras e estão dispostas a ouvir e ajudar. Ou seja, a colaboração aflora como uma atitude positiva e a competitividade deixa de ser tão acirrada.
Situações e comentários como “quem ele (a) pensa que é” deixam de existir e as pessoas se sentem mais conectadas e participativas, prevalecendo o senso de equipe.
Mas não é só no momento da entrada de um novo funcionário que você deve promover a integração entre setores. As estratégias como job rotation – onde o funcionário de um setor troca de lugar com outro por um tempo determinado – ajudam a melhorar a compreensão dos processos organizacionais e das dificuldades dos demais colegas, melhorando o relacionamento das equipes.
Alinhamento de objetivos fortalece o comprometimento
Todo fim e/ou início de ano, a direção da empresa faz o planejamento estratégico e traça alguns objetivos e metas que devem ser alcançados. Normalmente, os gestores ficam a par deles, mas os funcionários em geral não.
Sem saber exatamente o que a empresa pretende, cada setor atua de forma autônoma quanto a gastos, contratações, demissões, processos, etc. Ou seja, ninguém está preocupado em ajudar a empresa a chegar onde ela almeja.
Porém, se você faz a integração entre setores, passa a ter maior responsabilidade com as metas e objetivos, na medida em que todos são cobrados igualmente pelos resultados. Assim, cada um recebe objetivos e metas próprios.
Um setor sabe do compromisso do outro e, de certa forma, fiscaliza e cobra, o que aumenta o nível de comprometimento de todos para com os resultados organizacionais.
Otimização de processos aumenta a produtividade
A produtividade é uma equação simples: fazer mais com menos recursos e em tempo reduzido.
Se sua equipe de vendas atende hoje 20 clientes por dia, com a integração entre setores e otimização de processos ela pode aumentar essa capacidade para 30, 40 clientes.
Aqui estamos falando da integração entre equipes do ponto de vista tecnológico, do uso de ERPs e CRMs para acabar com o trabalho burocrático e manual, substituindo-o por processos informatizados, ágeis e seguros.
Fazer com que a informação tramite via sistema reduz o tempo despendido em digitação de relatórios, impressões, redigitação de informação e, claro, diminui os custos operacionais da empresa — garantindo a famosa gestão sem papel.
Além disso, a adoção de um sistema de gestão aumenta a segurança da informação da empresa, pois todos os dados ficam hospedados em servidores, que fazem backups diários de todo o banco de dados.
A facilidade de comunicação estimula a colaboração
Os ambientes que investem fortemente em comunicação de duas vias, clara e transparente, não são abençoados com funcionários mais motivados. Eles constroem as relações interpessoais e conquistam isso por meio da comunicação.
Reuniões, eventos, treinamentos, happy hours e outros momentos que promovem não só descontração, mas também, a integração entre funcionários de diversos setores, são essenciais para que a empresa crie o senso de pertencimento e o engajamento tão sonhado.
Imagine que ao final do ano você quer fazer um amigo secreto entre todos os funcionários, mas eles não se conhecem. A pessoa sequer sabe para quem comprará o presente, o que dificulta a interação e participação na ação.
Mas, se ao longo do ano você promoveu encontros que possibilitaram que todos se conhecessem, a brincadeira ficará bem mais divertida e contará com a participação de todos.
A comunicação é essencial no ambiente de trabalho, portanto, promova a integração de setores e fomente o diálogo aberto e positivo.
Os resultados só vêm com a integração entre setores
A integração entre setores não é um mito, mas um desafio a ser superado por toda empresa que entende que a organização é feita por pessoas e para pessoas. Como diria o autor Maximiano, uma empresa é um conjunto de esforços individuais em busca de um objetivo em comum.
Se a organização ganha, os funcionários também ganham, seja em bônus, PLR, melhorias no ambiente de trabalho, melhores salários, benefícios ou em relacionamentos. Então, nada de estimular a competição desagradável — aquela que diz que se um ganhar o outro sai perdendo.
O melhor que cada gestor ou líder organizacional tem a fazer é conhecer o negócio, compreender a equipe e usar esse conhecimento para gerar relações positivas, que agreguem valor ao trabalho de cada um. Se todos estiverem alinhados e motivados, os resultados virão logo.
Para você, integração entre setores é importante ou não é? Para continuar aprendendo com conteúdos como esse, siga-nos nas redes sociais e mantenha-se atualizado no blog da Copastur!