Existem muitos elementos envolvidos na motivação de uma equipe: desde o estado de espírito de cada colaborador até as políticas de gestão de pessoas que a empresa implementa. Neste amplo espectro de possibilidades, existe uma relação de extrema importância: liderança e motivação.
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Estamos falando do papel essencial que os líderes empresariais têm na manutenção da motivação dos profissionais que formam a equipe. Não existe automotivação suficiente nem melhores práticas de gestão de pessoas sem um líder consciente de sua missão de orientar e direcionar o time rumo aos resultados esperados.
Veja a seguir:
- liderança e motivação da equipe
- qual é o papel do líder em uma empresa?
- eventos de relacionamento para motivar a equipe
- programas e viagens de incentivo.
Continue a leitura para entender melhor a relação entre liderança e motivação!
Liderança e motivação da equipe
Imagine uma empresa listada como uma das melhores do mundo para se trabalhar. Para chegar nesse resultado, o setor de gestão de pessoas, por exemplo, trabalha arduamente para promover um ambiente de trabalho saudável, produtivo e feliz. Contudo, pode existir aquele profissional em um cargo de liderança que ainda não entendeu o espírito da coisa.
Para identificá-lo é fácil, basta observar se ele possui as características abaixo:
- ele centraliza a informação e só a compartilha quando realmente necessário;
- guarda para si todos os méritos pela conquista do time;
- não aceita opiniões contrárias;
- tem o costume de difamar a equipe diante da diretoria para justificar sua alta carga de trabalho;
- acredita que ele é o único profissional que realmente trabalha do jeito certo;
- toma todas as decisões sozinho.
Os reflexos desse tipo de gestão são perceptíveis: baixa autoestima da equipe, alto índice de absenteísmo, desmotivação e turnover. Um impacto que nenhuma empresa que pensa nos colaboradores gostaria de ter.
Qual é o papel do líder em uma empresa?
Agora imaginemos que esse profissional que ocupa um cargo de liderança seja substituído. Em seu lugar entra uma pessoa que acredita na horizontalização da organização, no compartilhamento de responsabilidades, na troca de conhecimento e no trabalho em conjunto.
Ele está sempre disponível para a equipe, orienta, ajuda nas tarefas mais difíceis, atua como intermediador entre equipe e gestão de pessoas, buscando sempre a satisfação pessoal e profissional dos liderados.
Cada conquista é comemorada em equipe, os profissionais são valorizados por seus feitos, recebem elogios em público e são orientados no particular. A comunicação flui como nunca, e a colaboração passa a ser a alma desse time.
Automaticamente, uma mudança se opera neste setor: as pessoas se sentem mais felizes em ir trabalhar, os sorrisos voltam a aparecer, as faltas diminuem para praticamente zero e ninguém quer deixar o setor, pelo contrário, outros colaboradores estão pleiteando uma vaga ali.
Sentiu a diferença? Essa pequena história serviu para ilustrar como a liderança faz diferença na vida de uma empresa. Agora vamos ver como um verdadeiro líder chega lá?
Compartilhar metas com a equipe
Toda empresa espera resultados, isso é fato. Mas existem duas maneiras de trabalhar com isso: impondo índices inalcançáveis e culpando a equipe por não atingir aquilo que foi determinado ou analisando o histórico da empresa, conversando com o time e estipulando as metas em conjunto.
Quando as pessoas participam das decisões, se sentem mais capazes e comprometidas com os resultados da organização. O papel do líder não é impor nada, mas orientar a equipe rumo ao que ela acredita ser possível de superar.
Facilitar as interações interpessoais
Ser líder não é se isolar em uma sala apartada do restante da equipe e marcar hora para falar com cada membro do time. É estar entre as pessoas, interagir a todo momento, criar um ambiente onde a troca de conhecimento seja constante. Isso é essencial para a liderança e motivação dos colaboradores.
Observar as ações e reações do time para facilitar as relações interpessoais é um dos grandes diferenciais de um bom líder. O resultado? Equipe unida e produtiva, profissionais que entendem e respeitam as diferenças.
Dar feedbacks constantemente
Existe uma diferença enorme entre avaliação de desempenho e feedback, no entanto, muitas empresas ainda confundem esses dois conceitos. Chamar um profissional para uma conversa particular e avaliar sua produtividade, eficiência e atingimento de metas é avaliação de desempenho.
O feedback acontece de maneira natural e recorrente, não só do líder para os liderados, mas dos liderados para o líder e de profissionais para profissionais. Ele pode acontecer a qualquer momento e tem o intuito de alertar as pessoas para um bom ou mau comportamento.
Por exemplo: um profissional fez um bom trabalho e recebe um elogio do colega de trabalho; um profissional é ríspido na resposta a um colega de trabalho e recebe um “toque” do líder quanto ao comportamento inadequado. Isso é feedback.
Ou então, se um profissional se destacou em algo, deu sugestões, se aperfeiçoou com algum curso ou workshop, também pode receber um feedback positivo quanto a isso.
Para que o feedback seja uma prática constante, é necessário que a equipe esteja com o relacionamento interpessoal em dia e a comunicação funcionando perfeitamente. Caso contrário, acontecem os ruídos, que acabam prejudicando esse processo essencial para uma empresa com liderança e motivação em alta.
Eventos de relacionamento para motivar a equipe
Médias e grandes empresas podem enfrentar dificuldades no relacionamento entre colaboradores devido ao tamanho, às diferenças de horários, setores e responsabilidades. Isso não significa que você deva deixar as coisas como estão.
Eventos de relacionamento são uma boa forma de reunir todos no mesmo lugar, fazer com que as pessoas se conheçam, troquem ideias e experiências. Algumas sugestões são:
- na entrada de novos colaboradores, faça eventos de integração;
- mensalmente, reúna as equipes em um happy hour ou um brunch;
- faça comemoração de aniversariantes do mês;
- eventos de fim de ano;
- entre outros.
Encontre motivos para que as pessoas se reúnam e desenvolvam uma cultura de compartilhamento. Unir-se à gestão de pessoas para fazer job rotations é outra forma de integrar a equipe e reforçar o valor de cada profissional dentro da empresa.
Programas e viagens de incentivo
Engana-se quem pensa que liderança e motivação acontecem espontaneamente. As pessoas precisam de estímulos, de desafios a serem superados, de expectativas de crescimento profissional.
Você pode fazer uso de programas de incentivo para manter sua equipe motivada, produtiva e comprometida com os resultados da empresa. No setor de compras, por exemplo, um dos objetivos primordiais é a redução de custos e participação nos lucros.
Crie um programa de incentivo que dê uma premiação para aqueles colaboradores que apresentem ideias inovadoras para reduzir os gastos, as quais sejam aceitas e implementadas pela empresa. Compartilhe uma porcentagem dos recursos economizados com sua equipe, para que ela se sinta recompensada pelo esforço. Ideias para manter liderança e motivação alinhadas não faltam!
As viagens de incentivo também são prêmios incríveis para os colaboradores, pois promovem e engajam o relacionamento dos trabalhadores com a empresa. Quando bem planejadas, elas podem ser decisivas para que a organização atinja objetivos estratégicos.
As viagens para as equipes podem aumentar o engajamento de todos, pois servem como um reconhecimento dos esforços realizados durante a jornada.
Fale com a Copastur para saber mais sobre viagens de incentivo e como elas podem ajudar na liderança e motivação!