A Extração do Petróleo no Brasil — Quais São os Processos no Offshore?

A extração do petróleo no Brasil acontece em três fases principais: prospecção, perfuração e extração propriamente dita. Por se tratar de uma importante fonte de combustível, todas as etapas requerem muito cuidado dos profissionais.

Quer conhecer e entender como funcionam esses processos offshore? Então, confira este artigo!

Quais são as etapas de extração do petróleo no Brasil?

Embora o petróleo possa estar localizado nas primeiras camadas do solo ou no fundo do mar, o processo de extração desse recurso acontece de maneira similar nos dois casos.

Confira quais são as etapas principais para a retirada do petróleo:

Prospecção

A prospecção é a primeira de todas as fases e serve para identificar se existe petróleo e onde ele está. Para isso, os profissionais localizam as bacias sedimentares e fazem uma análise detalhada do local.

São utilizados nessa etapa vários equipamentos, como magnetômetros, gravímetros, farejadores e sismólogos para analisar a superfície.

Perfuração

A perfuração no mar é realizada por meio de plataformas marítimas. Nessa fase, é possível descobrir as jazidas de petróleo e fazer as marcações com boias, que são posicionadas em cima da água.

modernizar processos offshore

Extração

A etapa da extração é mais difícil se o processo é offshore, pois requer um aparato especial para a retirada do petróleo. Entre os equipamentos necessários estão bombas em plataforma e navios-sonda.

Como está a extração do petróleo atualmente no país?

Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo. Há várias bacias petrolíferas na terra e no oceano, sendo que quatro delas se destacam: Campos, Santos, Espírito Santo e Recôncavo Baiano.

A Bacia de Campos é a maior bacia e corresponde a 80% da extração do petróleo no Brasil. A de Santos possui um grande potencial, pois é nela que está localizada a camada de pré-sal.

No caso da Bacia do Espírito Santo, ela se destaca por ter uma alta extração de gás natural. Já a do Recôncavo Baiano é a segunda maior em produção petrolífera e a mais antiga do país.

Apesar de o Brasil se destacar na produção de petróleo, ele ainda não é auto suficiente e, por isso, também importa o recurso.

O motivo principal está no refino do combustível que é difícil e caro de ser feito, pois o petróleo encontrado aqui é do tipo pesado. Desse modo, o país exporta o recurso sem o refino, mas importa a versão refinada, que pode ser usada nos carros, indústrias, etc.

Quer entender mais sobre os procedimentos offshore? Leia mais no blog da Copastur!

revista offshore estruturação viagens
Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima