Fraude no Reembolso Corporativo — Como Evitar?

Nenhuma empresa está livre de sofrer uma fraude no reembolso corporativo. Profissionais mal intencionados podem burlar as regras para que a organização gaste mais recursos.

Antes que uma situação indesejada ocorra, é importante tomar alguns cuidados. Confira o que pode ser feito para que não aconteça uma fraude na sua empresa!

Quais fraudes podem acontecer no reembolso corporativo?

Para que você possa evitar que uma fraude no reembolso corporativo aconteça, é importante entender as situações que existem. Veja só!

Superfaturamento

Nesse caso, o colaborador utiliza o cartão corporativo como se não houvesse um limite. Por isso, ele escolhe restaurantes e outros serviços caros.

Consequentemente, a empresa perde o controle dos gastos, o que pode prejudicar o caixa.

Despesas pessoais

Outro erro que muitos profissionais cometem é fazer despesas pessoais com os bens da empresa. Por exemplo: durante uma viagem corporativa, o colaborador utiliza o cartão empresarial para comprar roupas ou, até mesmo, transferir para familiares.

Além de ser algo errado, essa situação também pode gerar demissão por justa causa. Porém, é uma fraude fácil de ser evitada.

gestão corporativa banner

Extravio de comprovantes

Para obter um valor acima do que foi gasto, o profissional pode dizer que perdeu os comprovantes. Embora acidentes possam acontecer, também é possível diminuir essas chances.

Como evitar a fraude no reembolso corporativo?

O primeiro passo para evitar a fraude no reembolso corporativo é estruturar uma política de viagens. É isso o que a Copastur recomenda a todos os clientes.

Dessa forma, os colaboradores saberão exatamente o quanto podem gastar e em quais condições e regras para essas despesas. Também é necessário determinar quando as informações referentes a viagem corporativa deverão ser entregues.

Além do mais, existem ferramentas que auxiliam no controle dos comprovantes. Assim, os profissionais poderão registrar com mais agilidade e praticidade os gastos.

Caso alguém não cumpra com o que foi acordado, a empresa precisa ter bem claro quais medidas poderá tomar — e a equipe toda deve estar ciente de quais são essas medidas.

Apesar de a fraude no reembolso corporativo ser uma situação imprevista e que ninguém deseja passar, existem formas de a empresa se resguardar. Isso aumenta a responsabilidade dos colaboradores e a confiança dos gestores na equipe.

Precisa de ajuda para organizar um evento corporativo? Entre em contato com a Copastur!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima