Como o Gerente de Compras Atua na Economia Empresarial?

O controle de budget dos departamentos merece muita atenção dentro das organizações. Uma parte importante desse trabalho é feita pelo gerente de compras, e é essencial compreender o papel dele na manutenção dos recursos corporativos e da economia empresarial.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre isso, e você conhecerá detalhes a respeito dessas funções. Confira!

Qual a relação entre o gerente de compras e a economia empresarial?

O gerente de compras é um profissional fundamental para o trabalho na economia empresarial. É ele que faz a análise dos indicadores, acompanha os KPIs relacionados à qualidade e ao desempenho da empresa e também influencia nas verificações, orçamentos e dá o aval para algumas solicitações de orçamentos internos.

A ideia principal é unir as atividades e compras do negócio, como viagens corporativas, eventos e outras necessidades de aquisição de produtos para o escritório com as possíveis oportunidades de ampliar o saving em cada um desses quesitos.

Que ações o gestor de compras pode realizar para aumentar o saving da empresa?

Com o objetivo de ampliar a economia em cada detalhe do trabalho, o gestor de compras pode tomar certas atitudes efetivas, que devem fazer parte do dia a dia de suas decisões. Veja:

Faça boas parcerias

O gerente irá trabalhar focado nas necessidades dos colaboradores e dos decisores de maior nível hierárquico da empresa. Grande parte delas precisará da ajuda de fornecedores terceiros para que o planejamento seja cumprido.

gestão corporativa banner

No caso de uma viagem corporativa, por exemplo, o ideal para o comprador é contar a parceria com uma agência especializada. Assim é possível realizar a gestão de viagens de forma otimizada, garantindo qualidade, acesso a melhores oportunidades e tecnologia para trazer mais agilidade, autonomia e controle do processo de compra dessas viagens.

O mesmo vale para eventos e aquisição de equipamentos. Ter boas parcerias, com conhecimento de mercado, garante melhores acordos para ambas as partes e, consequentemente, certeza de um aumento no saving.

Busque tecnologias

Existem muitas tecnologias que vão desde o controle de gastos até a gestão de suprimentos. Eles podem ser extremamente úteis para melhorar o cenário da economia empresarial.

Há, por exemplo, sistemas que mostram flutuações de preços em tempo real para que a organização possa optar pelas melhores oportunidades na hora das aquisições em todos os quesitos da compra.

É o caso da solução implementada pela Santa Casa de Maceió, que em poucos anos de funcionamento ajudou a instituição gerar um saving de mais de R$ 7 mi.

O sistema em questão opera com a variação de preço em tempo real, assim é possível que os profissionais comparem e encontrem as melhores oportunidades naquele momento. Além disso, ainda são documentadas as etapas das transações, facilitando a prestação de contas e reduzindo a possibilidade de fraudes.

Quer saber mais sobre gestão e economia empresarial? Confira os artigos aqui no blog da Copastur!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima