Jaguar Parade entra em sua fase final3 min restantes

Compartilhe este conteúdo:

A Jaguar Parade 2022 mobilizou diversos artistas em uma ação inspiradora na qual esculturas de onças-pintadas foram customizadas com o intuito de impactar a sociedade para a urgente necessidade de preservação do maior felino das Américas, que corre o risco de extinção. As obras ficaram expostas durante três meses nas mais importantes avenidas e Shoppings Centers da capital paulista e contaram com o apoio de grandes empresas, que contemplam em sua cultura causas ambientais.

Cecil Chique
Cecil Chique iniciando a pintura do Jaguar.

Para oferecer visibilidade ao Jaguar Parade, a Copastur construiu uma narrativa com a ajuda de seus seguidores e colaboradores, lançando uma votação nas redes sociais do grupo, que nomeou como Niara – nome de origem indígena e que significa mulher determinada – à onça-pintada produzida pela artista Cecil Chique, que ganhou uma pintura com toques de brasilidade através de desenhos de bananas. Em seguida, a TMC apresentou um vídeo que sensibilizou o público ao mostrar curiosidade sobre o animal e as ameaças que ele enfrenta em seu habitat.

Os conteúdos apresentados no evento foram diversos e tocantes, graças a mestria de palestrantes como Theo Monteiro, curador de arte, Edmar Mendoza, diretor executivo da Copastur, Cecil Chique, artista plástica e responsável pela pintura. O Jaguar Parade contou ainda com episódios especiais no Podcast Saída de Emergência, que realizou uma série de entrevistas exclusivas.

Todos os conteúdos podem ser acessados clicando aqui.

A marca de alto padrão Goya by Copastur também participou do projeto e, paralelamente à exposição, lançou a Goya Artsy, que oferece curadoria de viagens a partir de um olhar artístico, atuando como fio condutor entre o viajante e a arte. A ideia principal é evidenciar que a amplitude da arte vai além da produção de telas e esculturas, destacando também a importância da dança, gastronomia, poesia e outras formas de expressão.

Após o sucesso da exposição no Brasil, as esculturas de onças-pintadas embarcaram, pela primeira vez, à NYC – berço mundial da arte urbana -, e ficarão expostas em locais selecionados da cidade de Nova York, como: Central Park Zoo, UN Plaza, Tavern On The Green, Times Square, Quinta Avenida, entre outros.

As obras ganham destaque em território americano ao abordar essa temática significativa justamente no mesmo período em que acontece a 77ª Assembleia Geral da ONU, que contará com líderes mundiais debatendo assuntos relevantes para um futuro mais sustentável. Ao final do período da exposição, as esculturas serão leiloadas e 100% da receita líquida será doada para projetos de preservação da onça-pintada, como o Panthera, WWF, WCS, The Lion’s Share, Onçafari, organizações apoiadoras.

Os interessados em participar do leilão virtual podem fazer seus lances através do site Event Gives/EUA ou iArremate – Portal de Arte/Brasil e arrematar uma dessas belíssimas obras.

Posts Relacionados

Rolar para cima