ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A definição de Desenvolvimento Sustentável nada mais é do que a interligação de crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente, de forma a promover oportunidade de uma vida de qualidade a todos, protegendo e zelando pelos recursos naturais do planeta.
Os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – fazem parte de uma agenda de ações mundiais, que abortam os temas social, ambiental, econômico e institucional, e são um total de 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Essa agenda de ações foi aprovada no ano de 2015 na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável e trata-se de um plano de ação para todos os países envolvidos em erradicar todas as formas de pobreza, proteger o planeta e criar sociedades inclusivas e sustentáveis.
Os objetivos focados no tema social são relacionados às necessidades humanas, como saúde, saneamento e educação até igualdade, inclusão e justiça.
Os objetivos ambientais têm como foco ações para preservar o meio ambiente, proteger de florestas, biodiversidade, oceanos e recursos marinhos e combater e reverter as mudanças climáticas, desmatamento e desertificação.

Os objetivos econômicos estabelecidos contemplam o uso consciente dos recursos naturais, bem como redução de resíduos e reciclagem, consumo e fornecimento de energia, acesso à educação e empregos, promoção do turismo sustentável, entre outros.
E no âmbito institucional, os objetivos dizem respeito ao comprometimento de todos os países envolvidos em seguir as ações, visando fortalecer esta parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Essas ações visam transformar para melhor o planeta em que vivemos, promovendo uma vida digna a todos. O desenvolvimento sustentável será alcançado somente se houver envolvimento, comprometimento e atitude de todos.

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima