Overdelivering em eventos corporativos

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Uma das estratégias mais inteligentes que empresas de quaisquer ramos podem colocar em prática para promover a fidelização dos clientes é aprender a surpreender seu público de forma positiva. Então não se esqueça: o segredo está na superação de expectativas. A prática dooverdelivering consiste, basicamente, em entregar mais do que o cliente está esperando receber. E é impressionante como essa tática é capaz de alterar significativamente a reputação de qualquer organização perante o mercado, à medida que garante o mais alto grau de satisfação do consumidor, aumentando assim as chances de realização de novos negócios.

A chave do sucesso está em usar e abusar da criatividade, sendo capaz de enxergar oportunidades nos pequenos detalhes. No caso da realização de eventos corporativos, há incontáveis formas de entregar ao público mais do que aquilo que já era previsto. Isso sem contar que há diversos tipos de eventos corporativos, com diferentes tipos de público. Mas uma característica todos eles têm em comum: a possibilidade de ir além do esperado, surpreendendo e encantando.

Gostou da ideia? Então continue acompanhando nosso post para saber como aplicar ooverdelivering a eventos corporativos! Aprenda agora mesmo a encantar e cativar seu público:

Priorize o conforto do público

Seja qual for o tipo de evento corporativo a ser realizado e independentemente do nicho de público que estará presente, uma coisa é certa: garantir o absoluto conforto dos convidados é uma das maneiras mais eficientes de fazer com que seu evento se torne memorável. Por isso, faça tudo o que for necessário para que o público se sinta confortável física, mental e emocionalmente, do começo ao fim do evento corporativo. Com isso em mente, pese bem desde a escolha do local em que o evento acontecerá até outras decisões relacionadas à infraestrutura necessária. Manter o foco é essencial, dedicando extrema atenção aos aspectos direta e indiretamente ligados a esse conforto.

Cuidar da adequada climatização do ambiente em que o evento ocorrerá, garantindo que a temperatura não esteja nem muito quente nem muito fria é um ponto relevante. Da mesma forma, garantir uma iluminação ideal ao tipo de evento, disponibilizar assentos confortáveis e lucais específicos onde o público possa acomodar com segurança seus pertences também é recomendado. Oferecer vagas de estacionamento suficientes e manobristas no local, sanitários impecavelmente limpos, de fácil acesso e sempre à disposição, boa quantidade de tomadas para a recarga de celulares, notebooks e outros dispositivos eletrônicos: como tudo isso colabora para garantir o conforto dos frequentadores, certamente ajuda a tornar formidável a experiência em geral.

Além disso, valorizar o tempo do público, evitando a todo custo quaisquer tipos de atrasos, imprevistos ou desvios negativos no cronograma proporcionará maior conforto às pessoas e, consequentemente, colaborará de modo eficaz para a construção de uma imagem positiva no que se refere à realização do evento corporativo.

Procure caprichar nos detalhes

A atenção aos detalhes poderá tornar seu evento corporativo simplesmente inigualável. Nesse sentido, personalizar tudo o que for possível com informações que estejam de acordo com a marca, a visão e a missão da empresa idealizadora do evento é algo que faz toda a diferença.

Uma equipe corretamente uniformizada, cuidados especiais com a cenografia do local do evento, buscando uma decoração primorosa e criativa, o capricho com materiais de divulgação e brindes, um serviço de buffet de alta qualidade, a garantia do perfeito funcionamento dos aparelhos de som e iluminação e os cuidados com a estética geral do ambiente: todos esses detalhes entregam ao público uma experiência única, capaz de superar qualquer expectativa.

Invista no treinamento da equipe

Uma equipe bem treinada assume papel significativo no sucesso de qualquer evento. Assim, providencie um serviço de recepção eficiente e acolhedor, uma equipe de informações capaz de sanar quaisquer dúvidas de modo cortês, mestres de cerimônias carismáticos e competentes, além de um serviço de buffet ágil e educado. Garantir que os colaboradores do evento vão além do que o público espera trará a certeza de um alto nível de satisfação.

Respeite as diversidades

A lógica é simples: quanto maior for o evento, mais diverso será seu público. Como são muitas as características que diferenciam as pessoas, o evento corporativo que for capaz de respeitar essa diversidade terá grandes chances de ser um sucesso. Assim, por mais que cada evento tenha suas próprias peculiaridades no que diz respeito a seu público e à sua finalidade, é possível proporcionar agrados a todos.

Você pode, por exemplo, providenciar um buffet que tenha um menu vegano. Essa é uma maneira fantástica de encantar os vegetarianos presentes. Da mesma forma, reservar uma área para fumantes, garantir que todo o espaço do evento esteja adaptado para pessoas que necessitam de condições especiais de acessibilidade e manter na equipe do evento funcionários capazes de falar outras línguas são alguns outros modos de entregar ao público uma experiência superior a qualquer expectativa.

E já pensou que, para melhor adequar os detalhes, você pode realizar uma pesquisa junto ao público antes do evento, a fim de descobrir os anseios e as necessidades de cada um? Dessa forma será possível personalizar ainda mais os serviços no grande dia.

Como você viu, usar a criatividade e ter total conhecimento a respeito das finalidades e do público do evento corporativo são as formas mais eficientes de se colocar em prática a tática do overdelivering. Lembre-se de que cada evento é único, assim como cada público tem suas próprias características. Então analise o perfil do evento e realize um brainstorm para encontrar maneiras surpreendentes de superar o esperado. O objetivo é ir além das expectativas, proporcionando uma experiência única, inesquecível. Analise o que o evento corporativo se propôs a fazer e enumere formas de superar o prometido. Esse cuidado causará um forte impacto, encantando o público a ponto de proporcionar melhores resultados que os visualizados nos objetivos iniciais. Assim todos saem ganhando!

Pois agora que está inspirado para colocar o overdelivering em prática em sua empresa, comente aqui e nos conte: como você tenta superar as expectativas do público hoje em dia? Qual das nossas dicas chamou mais sua atenção? Compartilhe suas impressões e experiências conosco!

Sobre o autor

Formado em Administração Pública pela Unesp e Pós Graduação em Administração e Gestão de Eventos pelo Senac SP, Alexandre Kida é responsável pela área de eventos & incentivos na Copastur. Com experiência de 17 anos na área, é apaixonado pelo que faz, compromissado com a excelência na entrega dos serviços e satisfação plena dos clientes.

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