Cenografia Para Eventos Corporativos — Quais São as Principais Tendências!

Já parou para pensar na importância da cenografia para eventos corporativos? Para serem um sucesso, esses encontros precisam de uma infraestrutura adequada e bem montada para captar o interesse e atenção do público. Por isso, o que pode parecer algo simples, na verdade, faz toda a diferença. 

Quando um estande em um evento consegue ser funcional e criativo, mais pessoas vão querer participar e saber do que se trata. 

Então, continue lendo este artigo para saber quais são as tendências desse setor e o que é necessário para que os eventos corporativos da sua empresa tenham destaque!

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O que é cenografia para eventos corporativos?

No teatro, a cenografia é o conjunto de elementos visuais utilizados para ambientar a encenação, como:

  • as decorações;
  • os acessórios e os objetos;
  • o figurino;
  • a iluminação. 

Ou seja, é a construção de cenários que trazem a atmosfera necessária para determinada cena. 

A cenografia para eventos corporativos aplica esse conceito nas empresas ao invés de em uma peça. Neste caso, o objetivo é impactar a memória dos participantes do evento e contribuir para que a organização receba destaque.

Quais são as tendências para a cenografia para eventos corporativos?

Para que sua empresa realize um evento impactante, veja algumas das tendências de cenografia para eventos corporativos que são fundamentais para montar um estande de qualidade. 

1. Sustentabilidade

A sustentabilidade é um tema que deve ser cada vez mais integrado a todos os âmbitos das empresas. Com a cenografia não seria diferente. Os principais recursos usados são:

Em 2022, por exemplo, a Copastur inovou e promoveu um desafio voltado à conscientização para quem visitasse o seu Stand no Lacte 17.

O desafio era transformar energia humana em eletricidade. Para isso, o participante deveria atingir 80 Watts. 

Pode parecer rápido e simples, mas com a energia produzida, é possível recarregar 4 smartphones por completo ou iluminar por 8h sua sala de estar com led 10 Watts, ou até mesmo assistir duas horas de TV LED 32.

Além de promover resultados impactantes, um estante sustentável também reforça o posicionamento de consciência ambiental da marca. 

2. Minimalismo

Nem sempre ser impactante requer um cenário espalhafatoso. Não adianta apenas colocar vários elementos para ganhar a atenção do público. É preciso ter um propósito e uma função. Por esse motivos, muitas empresas estão aderindo ao minimalismo como forma de conduzir a ambientação de um evento.

Apostar em um design minimalista para a cenografia de eventos corporativos, focando na iluminação e acessibilidade, deixa que as atrações do estande sejam as grandes responsáveis por cativar os participantes. 

3. Tecnologia de interação

As novidades tecnológicas podem ser aplicadas em praticamente qualquer tipo de evento corporativo. Isso porque, aliada à cenografia, podem despertar totalmente o interesse dos participantes, por meio do uso de:

  • painéis interativos;
  • telões;
  • mapas virtuais de todo o evento;
  • efeitos especiais de som e luz;
  • entre outros.

Essas são algumas das possibilidades de como as organizações podem utilizar a tecnologia como parte do projeto cenográfico dos estantes.

4. Marketing sensorial

O marketing sensorial é uma estratégia de live marketing que foca na experiência, ou seja, tem o objetivo de estimular os cinco sentidos das pessoas. Portanto, é uma tendência bastante recomendada para todas as empresas que buscam impressionar os participantes por meio de uma experiência completa, gerando sensações inesquecíveis e impactantes.  

Mas então como usar essa estratégia? É possível atingir esse objetivo investindo em: 

  • menus degustação;
  • sons ambientes;
  • experiências táteis;
  • playlists personalizadas e com a identidade da marca. 

5. Personalização

A personalização é outro ponto fundamental. Essa é uma das tendências mais importantes para a cenografia para eventos corporativos. Deixe o estande ou o ambiente que será usado “a cara da sua empresa”. Quanto mais personalizado, mais identidade terá a sua marca dentro do evento. 

Isso será capaz de impactar os visitantes, fazendo com que eles se recordem do que vivenciaram. Para isso, é importante fazer a escolha de um bom tema e o uso de elementos visuais diferenciados.

Por que é importante investir em cenografia?

Quando uma empresa opta por investir em cenografia para eventos corporativos, ela conecta seu espaço aos visitantes, construindo experiências inesquecíveis. Além disso, seguir as tendências de cenografia para eventos corporativos traz mais uma série de benefícios à empresa. Confira alguns deles a seguir:

  • fideliza e encanta o cliente;
  • divulga a marca de forma diferenciada; 
  • destaca a empresa da concorrência;
  • proporciona experiências, não apenas visitas;
  • evidencia o espírito inovador da empresa.

Seguindo essas tendências de cenografia para eventos corporativos, sua marca terá mais chances de se destacar. Além da presença da empresa, a estrutura proporcionará aos participantes do evento uma experiência única. 

A cenografia é um dos elementos capaz de melhorar a imagem da empresa em eventos, mas não é o único, nem o mais importante. Se quiser saber quais são os outros fatores, leia o artigo da Copastur sobre os detalhes que não podem faltar no planejamento de eventos corporativos! 

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