Cenografia Para Eventos Corporativos — Quais São as Principais Tendências!

Já parou para pensar na importância da cenografia para eventos corporativos? Para serem um sucesso, esses encontros precisam de uma infraestrutura adequada e bem montada para captar o interesse e atenção do público. Por isso, o que pode parecer algo simples, na verdade, faz toda a diferença. 

Quando um estande em um evento consegue ser funcional e criativo, mais pessoas vão querer participar e saber do que se trata. 

Então, continue lendo este artigo para saber quais são as tendências desse setor e o que é necessário para que os eventos corporativos da sua empresa tenham destaque!

O que é cenografia para eventos corporativos?

No teatro, a cenografia é o conjunto de elementos visuais utilizados para ambientar a encenação, como:

  • as decorações;
  • os acessórios e os objetos;
  • o figurino;
  • a iluminação. 

Ou seja, é a construção de cenários que trazem a atmosfera necessária para determinada cena. 

A cenografia para eventos corporativos aplica esse conceito nas empresas ao invés de em uma peça. Neste caso, o objetivo é impactar a memória dos participantes do evento e contribuir para que a organização receba destaque.

Quais são as tendências para a cenografia para eventos corporativos?

Para que sua empresa realize um evento impactante, veja algumas das tendências de cenografia para eventos corporativos que são fundamentais para montar um estande de qualidade. 

1. Decoração minimalista

Nem sempre ser impactante requer um cenário espalhafatoso. Não adianta apenas colocar vários elementos para ganhar a atenção do público. É preciso ter um propósito e uma função. Por esse motivos, muitas empresas estão aderindo ao minimalismo como forma de conduzir a ambientação de um evento.

Apostar em uma cenografia de eventos corporativos mais minimalista permite que o foco do ambiente seja as atrações em si. Ou seja, o mais importante é a mensagem que o espaço deseja transmitir. 

2. Conceito sustentável e focado em ESG

A sustentabilidade e o ESG são temas cada vez mais integrados a todos os âmbitos das empresas. Com a cenografia de eventos não seria diferente. Atualmente, os principais recursos usados são para este propósito são:

Em 2022, por exemplo, a Copastur inovou e promoveu um desafio voltado à conscientização para quem visitasse o seu Stand no Lacte 17.

O desafio era transformar energia humana em eletricidade. Para isso, o participante deveria atingir 80 Watts. 

Pode parecer rápido e simples, mas com a energia produzida, é possível recarregar 4 smartphones por completo ou iluminar por 8h sua sala de estar com led 10 Watts, ou até mesmo assistir duas horas de TV LED 32.

Esse stand sustentável atua como uma forma prática de reforçar o posicionamento da empresa perante ao tema da sustentabilidade. 

3. Marketing sensorial

O marketing sensorial é uma estratégia de live marketing que foca na experiência, ou seja, tem o objetivo de estimular os cinco sentidos das pessoas. Portanto, é uma tendência bastante recomendada para todas as empresas que buscam impressionar os participantes por meio de uma experiência completa, gerando sensações inesquecíveis e impactantes.  

Mas então como usar essa estratégia? É possível atingir esse objetivo investindo em: 

  • menus degustação;
  • sons ambientes;
  • experiências táteis;
  • playlists personalizadas e com a identidade da marca. 

4. Personalização da identidade da empresa

A personalização é outro ponto fundamental. Essa é uma das tendências mais importantes para a cenografia para eventos corporativos. Deixe o estande ou o ambiente que será usado “a cara da sua empresa”. Quanto mais personalizado, mais identidade terá a sua marca dentro do evento. 

Dessa forma, isso irá impactar verdadeiramente os visitantes, gerando lembranças únicas e positivas durante o evento, e que estejam relacionadas ao seu negócio. Isso também evita com que sua organização seja apenas mais uma entre tantas.  

Por isso, escolha temas marcantes que causem uma reflexão nas pessoas, e que, ao mesmo tempo, sejam completamente alinhados com o posicionamento da sua marca.

5. Tecnologias interativas

As novidades tecnológicas podem ser aplicadas em praticamente qualquer tipo de evento corporativo. Isso porque, aliada à cenografia, podem despertar totalmente o interesse dos participantes, por meio do uso de:

  • painéis interativos;
  • telões;
  • mapas virtuais de todo o evento;
  • efeitos especiais de som e luz;
  • entre outros.

Essas são algumas das possibilidades de como as organizações podem utilizar a tecnologia como parte do projeto cenográfico dos estantes.

Por que a sua empresa deve investir em cenografia?

Investir em cenografia para eventos corporativos é importante porque é por meio desse espaço que a sua marca pode se conectar com o público presente no encontro. Dependendo de qual é o tema da ocasião, torna-se também uma chance de apresentar novos produtos, divulgar um novo posicionamento, promover a interação entre as pessoas e muito mais. Além disso, é uma oportunidade de fidelização do cliente. 

Seguindo essas tendências de cenografia para eventos corporativos, sua marca terá mais chances de se destacar e de promover uma experiência única para os visitantes, algo que seja marcante e faça o público reconhecer a sua empresa durante e após o evento. 

A cenografia é um dos elementos capaz de melhorar a imagem da empresa em eventos, mas não é o único, nem o mais importante. Se quiser saber quais são os outros fatores, leia o artigo da Copastur sobre os detalhes que não podem faltar no planejamento de eventos corporativos! 

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