A floresta amazônica é muito mais do que um destino turístico. O pulmão do mundo é um território de saberes ancestrais, biodiversidade inigualável e um centro de discussões essenciais para o futuro do planeta! Edmar Mendoza, CEO da Copastur, já iniciou o ano de 2025 fazendo uma imersão na Reserva Extrativista (Resex) do Rio Unini junto ao diretor de Novos Negócios da Rede Amazônica, Phelippe Daou Neto. Na viagem para Amazônia, eles se alojaram em meio à floresta, vivenciando o cotidiano das comunidades locais e fortalecendo o diálogo com os povos da região.
A visita reforçou o compromisso da Copastur com práticas ESG, a valorização da sociobiodiversidade e o turismo sustentável por meio do projeto BioConexão, desenvolvido em parceria com a Coomaru (Cooperativa Mista Agroextrativista do Rio Unini). Ao lado de Daou Neto, Mendoza conheceu de perto as iniciativas de bioeconomia locais, participou de reuniões com lideranças amazônidas, acompanhou o progresso da construção da Cabana Tradicional e muito mais. A viagem para Amazônia fortaleceu alianças estratégicas e impulsionou iniciativas de impacto socioambiental alinhadas aos objetivos da COP 30. Continue lendo para conferir todos os detalhes!
Biosfera Copastur: sustentabilidade e responsabilidade social no centro das ações para construir um futuro melhor
Viagem para Amazônia: experiência pré-COP 30 na floresta
Segundo o Ministério do Turismo, a Embratur e a Polícia Federal, os destinos amazonenses receberam mais de 28,4 mil turistas internacionais em 2024, um crescimento de 18,2% em relação ao ano anterior. A Copastur, uma Empresa B, também registrou um aumento de 12% na busca por hospedagens no Amazonas, o que demonstra o crescente interesse por viagens sustentáveis e responsáveis.
A BioConexão é um projeto que traduz esse novo olhar para a floresta amazônica, promovendo expedições de impacto em parceria com as próprias comunidades locais. A viagem para Amazônia de Edmar e Phelippe proporcionou momentos inesquecíveis! Os executivos conheceram de perto o trabalho de extrativismo responsável da Coomaru e dos povos que atuam na conservação de mais de 837 mil hectares de floresta em pé, que serão impactados pela BioConexão.

A agenda da viagem para Amazônia incluiu entrevistas para a Rede Amazônica (afiliada da Globo), G1 e CBN e encontros com líderes indígenas, empresários(as) da região e representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Novo Airão no Parque Nacional do Jaú. Um dos momentos mais marcantes foi a caminhada pela Trilha dos Castanheiros e Copaíba, experienciando a biodiversidade e permitindo uma reflexão sobre o papel do turismo responsável na conservação ambiental. Eles também conheceram a fábrica da Coomaru e visitaram a obra da Cabana Tradicional, espaço que será utilizado para hospedar participantes das expedições da BioConexão nos próximos meses.
“Estar na Amazônia é um aprendizado inestimável. Essa troca de conhecimento nos permite repensar modelos de desenvolvimento e cocriar soluções mais respeitosas com a floresta e seus povos”, afirmou Edmar Mendoza, CEO da Copastur.
Assista à reportagem no Globoplay aqui
O impacto das alianças estratégicas
A parceria entre Copastur, Coomaru e Rede Amazônica reforça a importância de criar soluções concretas para o desenvolvimento sustentável.
“Essa vivência nos mostrou ainda mais a importância da integração entre empresas e iniciativas de preservação ambiental, como a parceria que temos com a Coomaru e agora com a Rede Amazônica. A partir do engajamento corporativo, podemos reforçar o turismo sustentável, atuar no combate às mudanças climáticas e agir em prol da conservação da floresta”, destacou Edmar.
“Nosso maior compromisso é com as pessoas que vivem e preservam esse patrimônio global. O impacto positivo dessas parcerias transcende a região e ecoa pelo mundo”, complementou Phelippe Daou Neto.

O jantar com lideranças locais, além das reuniões e rodas de conversa com os povos da floresta sobre práticas sustentáveis, consolidaram essa troca de experiências, promovendo um diálogo entre diferentes setores para a construção de um futuro mais equilibrado. “Cada encontro nos mostrou o potencial transformador da cooperação entre empresas e comunidades”, destacou Cleicí Patauá, Líder de Negócios Éticos da Coomaru.
Com a ida à Resex do Rio Unini, Edmar Mendoza e Phelippe Daou Neto fortaleceram sua parceria e reforçaram a relevância de iniciativas de ESG que priorizem o diálogo, integração e preservação da floresta amazônica a partir da visão dos povos da floresta. “A proteção da Amazônia é responsabilidade de todos(as) nós”, concluíram os executivos.
Embarque em uma viagem para Amazônia com a BioConexão
A viagem para Amazônia de Edmar e Phelippe também sinalizou o avanço da BioConexão, da Copastur em colaboração com a Coomaru, com apoio da Rede Amazônica e outros parceiros. As expedições planejadas para 2025 se alinham aos objetivos da COP 30, que ocorrerá em Belém (PA) neste ano.
O projeto conecta empresários e comunidades locais à Amazônia em um novo modelo de negócio que vai muito além do assistencialismo, com divisão igualitária de lucros entre a Copastur e a Coomaru. Convidamos empresas e viajantes a descobrirem esse destino de uma forma autêntica, transformadora e com impacto socioambiental positivo.
Quer vivenciar uma imersão na floresta amazônica e participar da expedição? Fale conosco para fazer parte desse movimento!