Gestão de Resíduos em Eventos Corporativos — Saiba a Importância

A gestão de resíduos em eventos é um assunto que, às vezes, pode ser esquecido em meio a tantos detalhes da produção. Entretanto, trabalhá-lo da maneira correta pode fazer toda a diferença não só para o meio ambiente, mas também para reforçar o posicionamento sustentável de sua empresa.

Quer entender melhor como isso funciona e as possibilidades de aplicação? Confira este artigo da Copastur!

Como aplicar a gestão de resíduos em eventos?

A gestão de resíduos em eventos envolve, principalmente, o uso responsável de recursos, redução na produção de lixo e, consequentemente, a diminuição no desperdício de materiais reutilizáveis.

Esse deve ser um cuidado que começa ainda no planejamento do evento e segue por toda a jornada, já direcionando a escolha dos fornecedores e até a utilização do espaço e orientação dos visitantes diante da política a ser adotada.

Porém, para que a gestão seja efetiva e faça a diferença, é importante levar em consideração alguns pontos. Veja:

O que não pode faltar para uma boa gestão de resíduos em eventos?

A organização e a pesquisa ganham destaque aqui, isso porque é necessário saber selecionar fornecedores e responsabilizar as partes certas pelos diversos serviços e mudanças que a gestão de resíduos envolve.

Escolha os fornecedores certos

Buscar fornecedores que estejam  inseridos na causa sustentável é uma boa ideia, pois eles podem oferecer produtos e soluções que já sejam de acordo com a política. Isso deve ser pensado em todos os pontos.

Solicitar a uma agência que auxilie no gerenciamento pode ajudar a atingir esse objetivo, já que é necessário conhecer fornecedores em grande quantidade, em diferentes segmentos do mercado. Desde quem fará os materiais de divulgação até quem fornecerá copos, pratos, alimentos, etc.

Saiba de quem é a responsabilidade

Entender de quem é a responsabilidade pela gestão de resíduos em eventos é importante, porque o trabalho precisa ser dividido. Não adianta deixar toda a carga no visitante, cobrando-o das ações necessárias.

É claro que essa cultura precisa ser estimulada na produção e no momento do evento, mas de qualquer maneira é importante envolver parceiros.

Serviços como coleta seletiva, parcerias com cooperativas para doação do que for recolhido e até evitar imprimir materiais (e pedir para os participantes, no caso de feiras, o mesmo) são cuidados necessários, e envolvem todos que estão inseridos no evento!

Gostou de entender melhor sobre a gestão de resíduos em eventos? Confira mais artigos sobre o tema no blog da Copastur!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima