Saiba como a Copastur aplica a Sustentabilidade Corporativa em Seu Negócio

A sustentabilidade corporativa é uma abordagem de gestão que alinha o negócio às pessoas e ao planeta, agindo de forma responsável e consciente. Além de medir os impactos gerados por suas atividades, a empresa se compromete a ser ética e transparente, estimulando o desenvolvimento econômico da sociedade.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

A Copastur acredita nesse tipo de iniciativa e oferece serviços sustentáveis para seus clientes, sendo uma das pioneiras do Brasil a atuar nesse segmento. Continue a leitura e entenda o que a empresa já faz por um mundo melhor!

Qual a importância de criar ações socioambientais?

Para entendermos a importância de criar uma cultura sustentabilidade na empresa, é importante apresentar a ação desenvolvida pelo Principado de Mônaco.

Localizado no sul da França, com um território pouco maior que 2 quilômetros quadrados e com uma população 99% menor que a cidade de São Paulo, o local é conhecido pelo alto luxo e pelo grande investimento no desenvolvimento sustentável.

Focado e querendo fazer mais pelo mundo, Mônaco começou a desenvolver ações socioambientais em todos os países. Não só em eventos como Mônaco Ocean Week, que visa encontrar soluções para preservação e desenvolvimento de áreas de proteção marítima, mas também criando campanhas em cidades espalhadas pelo mundo.

No Brasil, o Escritório de Turismo de Mônaco (Visit Monaco) patrocinou o projeto do Movimento Greenk para conscientizar e mobilizar as pessoas da cidade de São Paulo a fazerem o descarte correto dos lixos eletrônicos — e-lixos. A estratégia foi a de espalhar 15 pontos de coletas em parques e locais públicos do município.

Ao final da campanha, foram coletados mais de 5,6 toneladas de objetos sem uso, incluindo pilhas e celulares — 41% a mais do que a meta inicial, de quatro toneladas. Porém, a ação não foi feita de maneira isolada, sendo que a Copastur foi a primeira empresa a apoiá-la no país.

Ao se juntar ao movimento, ela mobilizou seus colaboradores por meio de uma campanha digital que indicava a data de coleta do lixo eletrônico. Todos participaram de uma capacitação no escritório paulista e trouxeram os lixos eletrônicos para descarte correto.

Como acordo, o Greenk deu a meta de 100 kg de e-lixo para a Copastur. Caso fosse batida, o grupo faria a doação de um computador para uma escola pública. A ação superou a expectativa e coletou 326 kg, equivalente a uma redução na emissão de 111,4 kg de CO² e 1.119,8 KW/h de energia. Em função do excelente resultado, foram doados três computadores completos para uma escola pública estadual de São Paulo.

Como a Copastur aplica a sustentabilidade ao seu negócio?

A Copastur é comprometida com os 10 princípios do Pacto Global da ONU, que trata de um grande acordo criado para mobilizar a comunidade empresarial internacional a adotar valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

A empresa é também pioneira no setor de turismo a manter um Sistema de Gestão Ambiental certificado na norma ISO 14001:2004, atendendo aos princípios de proteção ao meio ambiente com o gerenciamento de resíduos sólidos, redução do consumo de papel, de energia elétrica etc. Dessa forma, a Copastur consegue incentivar e conscientizar empresas que desejam implementar ações semelhantes, independentemente do mercado.

Também foi montado na empresa o Comitê de Sustentabilidade, criado por colaboradores voluntários de todas as áreas para discutir, planejar e executar ações de responsabilidade socioambiental.

Além disso, ela contribui financeiramente com projetos sociais e conta com uma equipe interna multidisciplinar que se reúne para organizar ações de bem-estar e valorização dos colaboradores.

 

Por que contar com a Copastur?

Com a experiência gerada por essas ações de sustentabilidade dentro da Copastur, um dos pilares da cultura da empresa, ela consegue oferecer soluções de sustentabilidade a seus clientes.

A estratégia leva em conta o contexto que sua empresa deseja atingir, seja social, ambiental ou econômico, e é totalmente flexível, sempre considerando a necessidade do seu negócio. Assim, oferece soluções capazes de transformar a imagem e gerar valor para sua marca.

Ter essa abordagem mais ligada a soluções socioambientais ajuda a influenciar e inspirar pessoas, colaboradores e parceiros a comprarem ainda mais a sua ideia. É um impacto significante. As estratégias montadas com esse viés contribuem para reduzir o impacto ambiental do seu negócio e melhoram a colaboração social.

A Copastur acredita na mudança e gosta de provocar reflexões para agir da melhor forma possível no segmento. A empresa não hesita em ser pioneira nas iniciativas, pois, dessa forma, incentiva a conscientização e ações semelhantes em todo o mercado.

Ficou interessado e quer incorporara o conceito de sustentabilidade na sua empresa? Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores sobre as vantagens de ter a Copastur como sua parceira!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima