ROI de campanhas: como calcular o retorno de investimento em programas de incentivo para pessoas colaboradoras?

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O ROI de campanha é uma das principais métricas para avaliar a eficácia e o retorno financeiro das iniciativas de marketing das empresas. Ele mostra com clareza qual foi o ganho obtido em relação ao investimento realizado, permitindo entender a real rentabilidade das ações.

No contexto das campanhas de incentivo, esse indicador ganha ainda mais relevância, pois mede não apenas o retorno financeiro direto, mas também benefícios indiretos relacionados ao engajamento e ao bem-estar dos colaboradores. 

Segundo o estudo “ROI do Bem-Estar 2024”, do Wellhub, 70% das empresas que mensuram o ROI de seus programas de bem-estar registram resultados positivos — e 65% afirmam que níveis mais altos de engajamento ampliam esse retorno. 

Além disso, 70% dos líderes de RH percebem aumento de produtividade, 55% apontam redução da rotatividade e 45% relatam queda nos custos com saúde.

Diante desse cenário, as campanhas de incentivo assumem um papel estratégico tanto na gestão de pessoas quanto na gestão financeira. 

Ao longo deste texto, vamos explorar como estruturá-las, quais métricas acompanhar e como maximizar o ROI de programas que conectam engajamento, performance e resultados mensuráveis.

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Mas, afinal, o que é ROI?

Para início de conversa, que tal resgatarmos o conceito de ROI? Do inglês Return On Investiment, esse é um indicador que revela quanto sua empresa está ganhando com cada investimento realizado. Para simplificar, imagine que você vende balas. Cada bala custa 5 centavos no distribuidor e você as vende por 10 centavos a unidade, mas a remuneração do vendedor é de 3 centavos por bala. Dessa forma, seu investimento total é de 8 centavos por bala. O retorno sobre seu investimento é, assim, de 20%.

Mas quando se trata de calcular o ROI de campanhas de incentivo, essa conta pode se complicar um pouco. Tomemos como exemplo uma viagem de incentivo que custou 5 mil reais para a empresa e foi dada como prêmio para o vendedor mais antigo de casa.

Como calcular o retorno sobre esse tipo de investimento? A dificuldade está exatamente em medir o ROI de campanhas cujos resultados não estão atrelados a um indicador numérico. E aí? 

Continue acompanhando para conhecer as possíveis formas de calcular o retorno sobre o investimento de suas campanhas de incentivo!

Como calcular o ROI de campanha de incentivo?

Antes de se aventurar a fazer qualquer cálculo, você precisa determinar o objetivo da sua campanha de incentivo. O que a empresa espera obter com essa ação? Incremento na produtividade, melhoria no clima organizacional ou aumento das vendas, por exemplo? 

Seja claro ao estipular que tipo de resultado espera dos colaboradores. Na sequência, pense em como medir se o resultado foi alcançado. Chegou a hora dos indicadores! Nas vendas, é bastante fácil: estabeleça metas de vendas. Na produtividade, na retenção de talentos e no engajamento, porém, essa definição fica um pouco mais complexa.

Para saber a produtividade, calcule o valor das saídas úteis e divida esse total pelo investimento feito em sua obtenção. Em uma fábrica, a produtividade é medida dividindo o total de peças confeccionadas pelo investimento total realizado, o que considera não só os insumos como também o pagamento dos colaboradores. 

No setor de serviços, a produtividade tem como base o tempo trabalhado. Digamos que você tenha 10 funcionários, todos trabalhando 180 horas por mês. São, no total, 1.800 horas que geram um faturamento de 100 mil reais. Dividindo um pelo outro, você tem o faturamento por hora trabalhada, podendo determinar se sua produtividade vem aumentando ou não.

A retenção de talentos pode ser calculada pelo tempo médio de permanência dos funcionários na empresa: basta somar o tempo de casa de todos os colaboradores e dividir pelo número de funcionários. 

E voltando agora aos preparativos para o cálculo do ROI, depois de determinar os indicadores, é preciso definir como os dados serão coletados. A partir de que fontes? Feito isso, vamos finalmente ao cálculo do ROI de programas de incentivo!

ROI de programas de incentivo tangíveis

As campanhas de incentivo tangíveis são mais facilmente acompanhadas em termos de números. Veja um exemplo prático: suponhamos que sua empresa gere 500 mil reais em vendas sem nenhum tipo de campanha de incentivo e que esteja lançando uma ação para incrementar as vendas em 15%. Isso significaria um adicional de 75 mil nas vendas totais.

Desses 75 mil, a empresa deseja retirar como margem de lucro de 30%, o que equivaleria a 22.500. Supondo que o custo total da campanha de incentivo tenha sido de 7.500 reais, o ROI seria de 15 mil reais, pois corresponde ao lucro que você não teria caso deixasse de realizar a campanha. Veja que consideramos não só o custo da campanha de incentivo como também o objetivo financeiro da empresa — ou seja: a margem de lucro almejada.

ROI de programas de incentivo intangíveis

Nesse caso, o resultado almejado é intangível ou muito difícil de ser mensurado. Imagine que sua empresa lançou uma campanha de incentivo para que os colaboradores voltem aos estudos, independentemente do seu nível de escolaridade atual. 

Estão nesse barco desde as pessoas que terminaram o ensino fundamental até as que possuem pós-graduação. E agora, como medir o ROI dessa campanha de incentivo? De maneira geral, o cálculo é o seguinte: total de benefícios – custos / custos.

Mas como calcular o valor monetário dos benefícios? Pensemos no Arnaldo, analista de contabilidade que, incentivado pela empresa, concluiu sua pós-graduação. Agora ele pode ser promovido a contador sênior, substituindo Vilmar, que acaba de se aposentar. Arnaldo contribuirá para a empresa da seguinte forma:

  • Eliminando os custos para recrutamento e seleção de um novo contador sênior;
  • Dispensando também os custos relativos a treinamento e integração, pois já conhece a cultura da empresa;
  • Trazendo conhecimentos atualizados para a empresa, que poderá maximizar seus resultados com estratégias contábeis mais recentes.

Agora pensemos no Júnior, auxiliar de limpeza, que concluiu o ensino médio. Agora ele já pode se tornar supervisor de limpeza ou ainda almejar outra colocação, como auxiliar administrativo. E a Andréa, que terminou a faculdade de secretariado executivo e pode alçar novos voos, indo além da recepção? 

O mesmo pensamento pode ser aplicado a todos os colaboradores que se sentiram motivados pela campanha de incentivo, chegando ao valor monetário total dos benefícios conquistados pela empresa. Depois, basta aplicar a fórmula para ter o retorno sobre seu investimento!

Como maximizar o ROI de programas de incentivo?

Para maximizar o ROI de programas de incentivo, é essencial criar ações que conectem diretamente engajamento, performance e resultados mensuráveis. Para isso, é importante definir metas claras e alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa, além de uma régua de premiação que realmente motive os participantes. 

O uso de dados e indicadores em tempo real também faz diferença, permitindo ajustar o programa conforme o comportamento do público, identificar gargalos e reforçar os estímulos certos. 

Quando bem estruturados, esses programas transformam engajamento em desempenho concreto — e desempenho em resultados financeiros tangíveis, fortalecendo a eficiência do investimento.

Como a Copastur pode ajudar nos programas de incentivo das empresas?

A Copastur pode ajudar as empresas a potencializar seus programas de incentivo oferecendo soluções completas e personalizadas que vão além dos prêmios tradicionais. 

Com sua expertise, a Copastur cria, planeja e executa experiências únicas, como viagens de incentivo, que geram alto engajamento e reconhecimento, fortalecendo a motivação e o relacionamento entre colaboradores, parceiros e equipes de vendas. 

Essas experiências são desenhadas para atingir objetivos estratégicos da empresa, proporcionando um impacto duradouro e diferenciado.

Por meio do programa Copastur Premia, as empresas podem reconhecer talentos e impulsionar a performance com premiações flexíveis, que incluem viagens de lazer, programas de intercâmbio e suporte para documentação, como passaportes e vistos

Esse programa oferece liberdade para que os colaboradores escolham a premiação que melhor se adapta ao seu perfil, promovendo maior satisfação e engajamento. Além disso, a Copastur oferece consultoria especializada e suporte 24/7.

Além das viagens e premiações, a Copastur atua também com a agência Aquarela, que desenvolve campanhas de incentivo corporativo, eventos, ativações e ações de live marketing focadas em performance, conexão e engajamento. 

Esses serviços ajudam as empresas a criar campanhas personalizadas que reconhecem e motivam seus colaboradores, promovendo resultados expressivos e alinhados à cultura organizacional, tornando a Copastur uma parceira estratégica para o sucesso dos programas de incentivo corporativo.Conheça agora mesmo a Aquarela, agência de eventos corporativos da Copastur, e descubra como elevar o ROI dos programas de incentivo da sua empresa!

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