Como é Feita a Armazenagem Sustentável de Gás Natural?

O aspecto ambiental é algo que preocupa a todos, inclusive no setor de combustíveis. Embora não seja possível amenizar todos os efeitos que o segmento traz, existem algumas medidas que pode ser adotadas, como a armazenagem sustentável de gás natural.

Quer entender melhor esse assunto? Continue a leitura e veja como a armazenagem é feita atualmente!

O que é uma armazenagem sustentável de gás?

De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o gás natural pode ser guardado em reservatórios naturais e artificiais.

Nesse sentido, a armazenagem sustentável é aquela que menos oferece riscos ao meio ambiente e trabalhadores. Pensando no tema, a Estocagem Subterrânea de Gás Natural (ESGN) está sendo estudada e aprimorada.

Um exemplo disso é um projeto que está sendo desenvolvido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadores desenvolveram uma tecnologia para armazenar dióxido de carbono nas cavernas salinas.

Segundo o estudo, ao injetar o gás no local, é possível manter a caverna segura, por conta da pressão.

modernizar processos offshore

Atualmente, o dióxido de carbono é retirado junto com o petróleo da região do pré-sal. Após isso, é necessário realizar um procedimento caro e custoso para separar esses gases.

Caso seja possível deixar o dióxido na rocha, o ambiente não será afetado, além da produção de gás natural ser facilitada. A expectativa é que, se o projeto for bem-sucedido, ele possa ser usado como exemplo nos próximos anos.

Gás natural é sustentável?

Apesar de ter origem fóssil, o gás natural é considerado sustentável, por oferecer menos riscos ao meio ambiente do que outros combustíveis.

Ele possui menos substâncias contaminantes do que o óleo diesel, por exemplo. Por isso, produz menos fuligem e emissões nocivas, como óxido de enxofre. O dióxido de carbono liberado também é muito menor.

Por substituir a lenha, o gás natural ajuda a reduzir o desmatamento. Sem contar que é uma ótima opção para o uso doméstico, já que, em caso de vazamento, se dissipa rapidamente.

Quer entender mais sobre a armazenagem sustentável e as próprias vantagens do gás natural? Aqui no blog da Copastur você tem acesso a diversos conteúdos sobre esse setor. Aproveite agora mesmo para se informar mais!

revista offshore estruturação viagens
Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima