Como Fazer Endomarketing? Conheça Novas Ideias Para Incentivar a Equipe!

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Como vários estudos demonstram, os jovens profissionais têm disposição para sair de qualquer emprego que não atinja suas expectativas de realização, aumentando os custos com contratações entre as empresas. Para responder a esse novo desafio no mercado, diversas instituições têm implantado, com sucesso, o endomarketing

Quer entender como ele funciona e ganhar algumas sugestões de como fazer de maneira eficiente, com excelentes resultados na relação dos colaboradores com a sua empresa? Leia este artigo!

O que é endomarketing?

O endomarketing ou marketing interno é uma estratégia de marketing institucional voltada para melhorar a imagem de uma empresa entre os colaboradores, tornando-os mais motivados e diminuindo o turnover (taxa de rotatividade).

Esse tipo de ação faz com que as pessoas tenham uma percepção diferente de sua empresa, motivando-as a contribuir de uma maneira mais substancial no dia a dia.

O alinhamento de expectativas também é um objetivo, já que os funcionários precisam conhecer a missão e os valores de sua organização para agir com direcionamento.

O investimento no endomarketing é também um voto pela inovação nas empresas. Afinal, os colaboradores possuem contato diário com os processos de uma organização, e, confortáveis em contribuir onde gostam de atuar, sentem-se mais aptos para opinar e oferecer feedbacks.

Como fazer endomarketing?

Para motivar os funcionários e promover mais qualidade de vida no trabalho, além de uma relação mais forte com a empresa, você pode seguir algumas práticas. Veja:

1. Diagnostique as necessidades e dificuldades de suas equipes

Como dissemos anteriormente, o endomarketing é um trabalho conjunto, movido pelos setores de RH e marketing.

Para iniciar uma estratégia eficiente, é preciso que você lance um olhar honesto para o ambiente da sua empresa e tente entender quais são as maiores dificuldades e necessidades de seus colaboradores. Os profissionais de recursos humanos possuem know how para isso.

Entre em contato com todos os funcionários e converse com eles. Procure compreender o que eles pensam sobre a empresa, o que precisa ser mudado e como a empresa pode ajudá-los. A partir desse diagnóstico, você pode estruturar suas ações de endomarketing.

2. Melhore a comunicação interna

Melhorias no ambiente de trabalho passam, necessariamente, por aprimoramentos na comunicação interna de uma empresa. Para isso, contudo, não basta disparar uma série de e-mails ou criar um jornal mural.

Transforme o diálogo de sua companhia em uma via de mão dupla, para que os funcionários possam expressar opiniões, respeitar os limites e as diferenças uns dos outros e sugerir melhorias. É preciso que todos em sua empresa se sintam úteis, fundamentais e acolhidos.

Vídeos institucionais são excelentes para contar a história de sua empresa. Com as imagens e a narração certa, eles divulgam os atributos e a visão de sua empresa, contribuindo para atrair talentos, motivar a equipe e apresentar o seu negócio para novos parceiros e investidores.

Envolva seus colaboradores na elaboração dos vídeos. Grave depoimentos e conte com as contribuições deles para que o produto final fique com a cara da sua companhia e integre ainda mais os membros da equipe!

3. Adote uma liderança participativa

Quando o colaborador tem a oportunidade de participar do processo de tomada de decisões, ele tende a apresentar um engajamento muito maior com as metas e estratégias definidas. Afinal, mesmo que a decisão final não seja aquilo que ele sugeriu, ele sabe que suas ideias e percepções foram levadas em consideração com seriedade.

Assim, a empresa demonstra que confia e valoriza o conhecimento dos seus colaboradores. O vínculo entre as duas partes é fortalecido e o profissional buscará retribuir essa confiança com dedicação ao trabalho.

Por outro lado, quando as decisões são tomadas de maneira totalmente centralizada e unilateral, sem ouvir o que a equipe tem a dizer, forma-se uma atitude negativa de descaso com os resultados.

4. Delegue de maneira adequada à equipe

Na mesma linha da dica anterior, a delegação também é essencial para incentivar a equipe a fazer seu melhor trabalho. Porém, ela precisa ser feita da maneira correta, ou seja, não basta distribuir tarefas.

É necessário garantir aos colaboradores autonomia e responsabilidade. Com isso, eles podem conduzir a tarefa da maneira que acharem melhor, inclusive estabelecendo mudanças nos processos da empresa. Essa responsabilidade entrega o sucesso da tarefa desempenhada nas mãos do time, e ele será reconhecido.

Para facilitar esse cenário, ferramentas de gestão como o Trello e o Asana são indicadas!

5. Promova iniciativas de integração

Iniciativas de integração promovem a proximidade entre os funcionários, e também entre eles e a própria empresa.

Happy hours, festas temáticas e cafés da manhã fortalecem a amizade e tornam o ambiente de trabalho mais leve, por exemplo.

Outra excelente alternativa são os grupos de estudo e clubes de leitura. Com uma pequena biblioteca e algumas horas para discutir assuntos, sua empresa aumenta o conhecimento, a troca de experiências e o bem-estar dos participantes.

Grupos de ajuda a comitês e entidades carentes também são uma ótima opção. O trabalho solidário faz com que o colaborador se sinta necessário e promove o crescimento pessoal. Na dúvida, verifique quais são os interesses em comum entre eles e elabore um cronograma de atividades e ações a partir desse mapeamento.

6. Gamifique os processos

O termo gamificação refere-se a incorporar elementos dos jogos às atividades cotidianas. Basicamente, essa ideia se apoia no fato de que a maioria das pessoas sente-se mais motivada quando pode identificar progresso e obter recompensas.

Para adotar essa técnica em sua empresa, você pode associar metas a “fases”, conforme o nível de dificuldade, e atribuir um prêmio a cada etapa vencida.

Tenha em mente que o valor do prêmio não é tão importante, pois é a sensação de vitória e a competição e cooperação interna que vão motivar a equipe.

Entretanto, a gamificação pode vir por meio de aspectos mais simples e minimalistas, como esquemas de cores em planilhas para indicar tarefas completas, ou um quadro que indique detalhadamente quando cada etapa de um projeto acabou.

Essa sensação de finalizar um trabalho, quando visual, traz muita satisfação (é como riscar tarefas de uma lista, entende?) e motiva o colaborador a querer terminar.

7. Elabore planos de carreira transparentes e realistas

O plano de carreira é uma formalização das oportunidades de crescimento que a empresa pode oferecer a cada um dos seus colaboradores. Ele inclui os cargos que o colaborador poderá atingir, os respectivos salários e, claro, os critérios que será necessário cumprir para habilitar-se a uma promoção.

Muitos colaboradores, devido à falta de informação, sentem que não há uma perspectiva real de crescimento profissional. Então, eles se acomodam ou buscam outro emprego. Ao comunicar abertamente quais são as oportunidades existentes, você incentiva o colaborador a manter um bom desempenho e buscar cargos e salários mais atraentes.

O plano de carreira precisa ser transparente e realista. Do contrário, depois de algum tempo sua equipe perceberá que foi apenas uma promessa vazia, e o laço de confiança com a empresa será prejudicado.

8. Invista na formação de seus colaboradores

Uma das maneiras mais efetivas de motivar seus funcionários, especialmente os mais jovens, é auxiliar no crescimento pessoal e profissional de cada um deles. Afinal, eles estão buscando maior capacitação para lidar com os empecilhos do cotidiano.

Palestras, eventos motivacionais e cursos são uma ótima oportunidade para isso.

Qualquer atividade que envolva o desenvolvimento das equipes e até o individual é um investimento que vale a pena — por diversas razões. Por exemplo, se você oferece um treinamento, o conhecimento adquirido vai permitir que os colaboradores trabalhem com mais eficiência, o que significa que o potencial de lucro do negócio vai aumentar.

É importante que cada profissional se sinta capaz de estruturar seu caminho no mundo corporativo, tomando consciência dos próprios objetivos e listando metas. Sua empresa deve se colocar como uma ajudante nesse processo de crescimento.

Mas não podemos esquecer que esse é um post sobre como fazer endomarketing, certo?

Durante muito tempo, e até recentemente, as relações de trabalho eram marcadas pelo fato de que o empregador queria extrair o máximo possível do “empregado” dando o mínimo possível em troca — uma equação simples de lucro.

Infelizmente, ainda são raras as organizações que quebram esse paradigma e realmente investem no colaborador.

Por isso, quando sua empresa financia palestras e treinamentos que vão beneficiar a equipe, ela se destaca como uma organização diferenciada, com valores sociais e humanos mais compatíveis com os da sociedade em geral.

É desse tipo de companhias que os profissionais, principalmente os mais jovens, querem fazer parte.

9. Reconheça e divulgue bons exemplos

Você já se sentiu motivado por alguém que está constantemente apontando seus erros? Não, certo? Por mais construtivas que sejam as críticas, elas não agem de maneira tão eficiente quanto os bons exemplos.

A forma como agimos, na maioria das vezes, se sobressai em relação ao que dizemos.

Para melhorar seu ambiente de trabalho, demonstre para toda a empresa quais foram os resultados de colaboradores que tiveram um bom desempenho. Reconheça as iniciativas próprias e as soluções criativas, divulgando os bons exemplos nas reuniões e nos canais de comunicação interna da sua empresa. Peça para que o colaborador compartilhe a história dele com os colegas.

Não se limite ao feedback positivo feito entre o gestor e o colaborador. Expanda as ações que podem ser organizadas para celebrar os bons resultados da equipe. Algumas sugestões para isso são:

  • realizar um almoço ou jantar entre a equipe;
  • distribuir bônus;
  • permitir que os colaboradores que atingirem a meta possam sair do trabalho mais cedo.

A ideia aqui é fomentar um ambiente de competição saudável, onde os funcionários trabalhem para ter melhores resultados, mas também se mostrem disponíveis a ajudar os colegas.

Afinal, todos devem trabalhar como um time, colaborando para que a empresa alcance os resultados almejados.

10. Crie um pacote de benefícios atraente

Os benefícios podem ser um fator de engajamento tão importante quanto o salário — ou até maior. Isso porque, atualmente, consideramos como “benefício” uma lista bem mais ampla do que vale-transporte e vale-refeição.

Algumas empresas oferecem como benefício uma área de refeição com comidas e bebidas liberadas, uma sala de jogos para os colaboradores “se desestressarem”, um plano para facilitar a compra de ingressos para cinema e teatro ou até um subsídio financeiro para cursos de graduação e pós-graduação, entre outros.

O mais importante é que o pacote de benefícios seja atraente, o que você só poderá garantir se realmente fizer um trabalho de pesquisa antes de defini-lo.

Converse com seus colaboradores e descubra o que eles querem. Você provavelmente ficará surpreso com as respostas, que muitas vezes estão ligadas a uma experiência melhor de trabalho — e não ao dinheiro.

11. Organize viagens de incentivo

Organizar viagens de incentivo é uma excelente estratégia de endomarketing, especialmente porque oferece a muitos colaboradores a oportunidade de fazer algo que eles raramente experimentam — ou que alguns talvez nunca tenham feito antes.

Por ser uma atividade tão diferente e exclusiva, ela gera um impacto forte sobre a percepção de reconhecimento da equipe.

As viagens de incentivo devem ser planejadas e organizadas buscando o melhor custo-benefício, especialmente se é uma atividade que você pretende realizar com regularidade.

Atrele a campanha a metas claras e busque um destino condizente com o perfil do seu time. Além disso, também é preciso levar em consideração que a empresa é responsável pelos colaboradores durante a viagem; portanto, conforto e segurança devem ser prioridade.

12. Inclua eventos corporativos no calendário

Eventos corporativos são ideais para integrar os colaboradores da equipe. Eles geram uma sensação de pertencimento que aumenta o engajamento do colaborador com a organização, afinal, um colaborador isolado está muito mais propenso a sair do emprego.

A melhor parte é que os eventos corporativos (diferentemente das viagens), podem ser realizados com uma frequência maior, pois o investimento necessário não é tão alto. Essa regularidade é importante porque eventualmente sua equipe terá pessoas novas, que também precisam ser integradas ao time.

Além disso, eventos podem ser utilizados para reforçar as estratégias de marketing!

13. Implemente pesquisas de satisfação

Durante e após o processo de implementação das estratégias de endomarketing, é importante que você faça pesquisas de satisfação com seus colaboradores.

Nos questionários, deixe uma questão aberta pedindo a opinião do funcionário acerca do que pode ser mudado na empresa e como isso pode ser feito. Anonimamente as pessoas se sentem mais à vontade para dizer o que precisam.

Outra ideia é adicionar um canal de denúncias anônimas, para que haja mais liberdade na hora de apontar sugestões e/ou fazer reclamações.

14. Elogie e agradeça

Não adianta contar com soluções mirabolantes para motivar os colaboradores se você se esquece do potencial das “palavrinhas mágicas”.

Uma atitude genuína de reconhecimento entre os colaboradores, em que os líderes e colegas tenham o hábito de elogiar e agradecer pelo empenho uns dos outros, cria um ambiente de respeito e, consequentemente, instigante.

Novas empresas surgem todos os dias e o treinamento é dispendioso. Ações conjuntas entre o departamento de marketing e de recursos humanos transformam os problemas de colaboradores em oportunidades de melhorias, e enxergam na aproximação com o as equipes uma possibilidade de reter talentos.

Agora que você já sabe como fazer endomarketing de 14 maneiras diferentes, que tal aprender mais sobre algumas delas? Confira o blog da Copastur para encontrar os melhores conteúdos sobre viagens de incentivo e eventos corporativos!

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