Importância da Logística Portuária — Planejamento, Execução e Parcerias

Há séculos, as nações fazem transações comerciais pelo mar. Então, a importância da logística portuária é basicamente econômica, o que garante para a sociedade uma série de produtos e mercadorias.

Para manter tudo isso funcionando, é necessário que haja planejamento, foco nos processos e até uma atenção especial na escolha das parcerias. Entenda melhor esse assunto!

Qual é a importância da logística portuária para um país?

Para entender a importância da logística portuária, é preciso saber o que isso significa. Nos portos é onde acontecem atividades de transporte, carregamento e descarregamento de embarcações.

Assim, essa movimentação é o que garante que haja importações e exportações pela via marítima. Atualmente, cerca de 13% das cargas brasileiras são transportadas dessa forma, de acordo com o relatório do Plano Nacional de Logística de Transportes (PNLT) — portanto, um número bastante expressivo.

Os principais portos do país são os do Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP) e Itajaí (SC). Esses locais realizam uma intensa troca comercial, principalmente com a Índia, a China e outros países asiáticos.

modernizar processos offshore

Do que é preciso para a logística portuária acontecer?

A estrutura da logística portuária é dividida em três: complexo fixo, administração e operação. O complexo fixo se refere às instalações, o que inclui os terminais portuários, os equipamentos, instalações e maquinário.

A administração corresponde à gestão dos portos, órgãos responsáveis e regulamentação dessa atividade. Por fim, mas não menos importante, a operação é representada por todos os trabalhadores no mercado offshore.

Enquanto a primeira e a segunda estruturas estão relacionadas com a burocracia da logística, a última é a parte em que as empresas mais têm autonomia. Por exemplo: para contratar um colaborador, cada organização tem seus próprios critérios.

Para garantir que tudo saia como o esperado, é necessário que o planejamento seja bastante rigoroso nesse setor. Somente assim a execução de todas as atividades dará certo.

Além disso, é importante contar com parceiros que sejam especialistas nesse nicho, como a Copastur, que possui expertise e know-how para atendimento à empresas do setor, proporcionando economia, tecnologia e atendimento personalizado suficientes para superar as expectativas de nossos clientes.

Quer entender mais sobre a importância da logística portuária? Entre em contato com a Copastur para tirar as suas dúvidas sobre parcerias para o setor offshore!

revista offshore estruturação viagens
Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima