ISO 9001: Guia completo com o que é, importância e mais

Compartilhe este conteúdo:

A ISO 9001 é uma norma internacional de gestão da qualidade reconhecida mundialmente, que estabelece requisitos para um sistema de gestão de qualidade eficaz nas organizações. 

Para se ter uma ideia da importância dessa norma, mais de 27 mil empresas no Brasil já adotaram o padrão da ISO 9001 e obtiveram a certificação, segundo dados da própria organização.

Mas, afinal, o que é a ISO 9001 para as organizações e por que muitos clientes fazem questão de contratar uma empresa certificada? Confira as respostas para esses questionamentos neste artigo!

O que é ISO 9001?

A certificação ISO 9001 se trata de uma norma mundial de Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) que, no Brasil, se baseia nas definições da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ela pode ser implementada em conjunto com outras normas e por empresas de qualquer porte, independentemente da área de atividade.

No início, a ISO 9001 tinha como foco a padronização de processos e produtos. Após passar por algumas atualizações, sua versão atual também visa auxiliar na qualidade da entrega de produtos e serviços, bem como no processo de planejamento estratégico das empresas. Para isso, envolve diretamente todos os escalões das organizações certificadas.

O Sistema de Gestão de Qualidade atua de modo a contribuir com a gestão. Assim, permite encontrar e corrigir processos ineficientes que ocorrem dentro de uma empresa.

A implementação da ISO 9001 também é uma maneira de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça e mantenha a qualidade tanto de seus bens quanto dos serviços prestados.

Como funciona a certificação ISO 9001?

O período da certificação é conhecido como ciclo. Na versão atual, o documento tem duração de três anos. Durante esse prazo, a organização certificada passa por processos de auditorias externas que têm como objetivo verificar se os requisitos da norma estão sendo atendidos corretamente.

As auditorias são realizadas por empresas especializadas. Conhecidas com Certificadoras, elas têm acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Após o fim de cada ciclo, é feita uma nova auditoria de renovação para que a empresa demonstre as aplicações e a evolução da norma em seus processos. O objetivo é identificar se há melhoria contínua do Sistema de Gestão de Qualidade.

Onde a ISO 9001 pode ser aplicada?

A norma ISO 9001, por ser um padrão genérico de gestão da qualidade, possui um leque amplo de aplicações. Qualquer organização, independentemente do tamanho, setor de atuação ou localização, pode se beneficiar da implementação de seus requisitos.

Organizações que produzem bens ou serviços, incluindo manufatura, construção, serviços financeiros, saúde, educação, tecnologia, entre outros, também podem implementar a certificação. Além disso, a ISO 9001 também é aplicável em setores públicos, como governos e instituições governamentais, em que a gestão eficaz da qualidade é fundamental para a entrega de serviços públicos de alta qualidade. 

Qual a importância da certificação ISO 9001 para as empresas?

A certificação ISO 9001 é uma garantia de que uma empresa atende a padrões internacionais de qualidade em seus processos, produtos e serviços. 

No âmbito interno, implementar a ISO 9001 pode trazer diversos benefícios para as empresas, tais como:

  • Padronização e otimização de processos;
  • Diminuição de retrabalhos e desperdícios;
  • Melhoria da eficiência operacional;
  • Maior produtividade dos colaboradores e da operação como um todo;
  • Redução de custos;
  • Aumento da lucratividade;
  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Maior competitividade no mercado. 

Externamente, a certificação reforça a imagem da empresa, transmitindo confiabilidade, credibilidade e compromisso com a excelência aos clientes e parceiros. Essa conquista abre portas para novas oportunidades de negócios, facilitando o acesso a mercados mais exigentes e atraindo investimentos.

A experiência e a satisfação dos clientes também é impactada positivamente, pois a norma garante a entrega consistente de produtos e serviços de alta qualidade, atendendo às suas expectativas e fidelizando-os.

Como a certificação garante as melhores práticas ambientais?

Na ISO 9001, existe a categoria de legislação aplicável. No entanto, a norma que trata da parte ambiental é a 14001/2015, que aborda os requisitos legais e a legislação vigente, com foco nos aspectos e impactos ambientais da empresa.

Na ISO 14001, há diversos requisitos da ISO 9001. Por isso, é comum a afirmação de que a ISO 9001 é a espinha dorsal de outras normas. É importante destacar que a ISO 14001 demonstra toda a preocupação da empresa com relação ao meio ambiente em que se insere.

Esse cuidado deve mover as organizações com a finalidade de minimizar os impactos causados na natureza. Para isso, podem ser adotadas ações estratégicas como a diminuição do uso de papel, redução do consumo de energia, reciclagem do lixo e correta destinação de resíduos.

Quais são as obrigações de uma empresa para manter essa certificação?

Todos os requisitos da certificação ISO 9001 são importantes. Logo, não há uma hierarquia a ser seguida, visto que os itens da norma estão alinhados. Então, o não cumprimento de um requisito tende a impactar os demais, por exemplo.

Ainda assim, existem aspectos de maior peso para algumas organizações. No caso de negócios com foco na prestação de serviços, como uma empresa especializada em gestão de viagens corporativas, é esperado que o item “satisfação do cliente” seja mais sensível nas auditorias e tenha uma maior importância.

Leia também nosso Ebook: Como medir a qualidade em viagens corporativas

Como saber se uma empresa tem a certificação?

Para verificar se uma empresa possui a certificação ISO 9001, existem algumas maneiras simples e eficazes. Abaixo listamos as principais:

Certifiq do Inmetro

O Certifiq é um sistema online do Governo Federal que permite consultar a validade de certificados ISO 9001 emitidos no Brasil. Acesse o site do Inmetro e busque pela empresa.

Site da empresa

Empresas certificadas geralmente exibem o selo ISO 9001 em seu site ou materiais informativos. Verifique se o selo está presente e se há informações sobre o certificado, como número e data de validade.

Lista de empresas certificadoras

No site do Portal ISO, você encontra uma lista com certificadoras acreditadas pelo Inmetro. Entre em contato com uma delas e solicite informações sobre a empresa que você deseja saber mais informações.

Por que é importante contratar uma empresa com certificação ISO 9001?

Para começar, saiba que as certificações da ISO são voluntárias. Isso já demonstra que uma empresa que se dispõe a trabalhar os requisitos da norma realmente se preocupa com a qualidade dos serviços prestados.

O resultado de seguir regras rígidas de qualidade aparece na forma de organização, aumento da produtividade e maior credibilidade — aspectos facilmente identificados (e muito valorizados) pelos clientes.

Esse conjunto de pontos favoráveis aumenta a competitividade da empresa nos mercados nacional e internacional. Em outras palavras, o público passa a ver a marca como um nome de confiança e que tem compromisso com seus clientes, parceiros e fornecedores.

Quem contrata uma empresa certificada garante processos mais efetivos e passa a ter certeza de que colherá bons resultados. Isso porque o controle estabelecido pela norma ISO 9001 tem a finalidade de manter e aumentar a qualidade.

Por isso, as empresas devem buscar esse diferencial nas organizações com quem pretendem fazer negócios, independentemente da atividade que exercem. O cuidado é necessário, principalmente, no momento de contratar serviços que impactam diretamente no resultado do seu negócio, como por exemplo, a gestão de viagens corporativas de sua empresa.

Neste sentido, a Copastur pode ajudar e cuidar com muita atenção de cada etapa dos deslocamentos. A certificação conquistada há mais de uma década prova que a empresa se preocupa com todos os detalhes necessários para uma boa experiência.

Agora você tem mais um aspecto a considerar no momento de buscar um nome de confiança para garantir o padrão de qualidade em diferentes serviços prestados.

Leia também: Copastur se mantém certificada com ISO 9001 e 14001

Como a Copastur trabalha para atender essas obrigações?

O Sistema de Gestão da Qualidade Copastur é certificado na norma desde 2007 e tem como objetivo:

  • Atender aos princípios de gestão de qualidade em todas as áreas de atuação da empresa;
  • Apoiar e dar suporte às melhores práticas da norma, como: abordagem de processos, liderança e engajamento das pessoas.

Assim, é possível buscar a melhoria contínua, sempre com foco na satisfação dos clientes. 

A Copastur valoriza o aprimoramento dos colaboradores e o aperfeiçoamento de suas atividades. Também promove melhorias no ambiente de trabalho e na satisfação do clima organizacional. Dessa forma, consegue oferecer serviços de muita qualidade para atender às exigências e expectativas dos clientes, que ficam mais satisfeitos, seguros e mais participativos nos processos.

Há uma preocupação dos gestores em trabalhar e alinhar os processos com a ISO 9001, sempre buscando a excelência em cada atividade. Pode-se dizer, portanto, que a certificação está no DNA da Copastur.

Biosfera Copastur reflete preocupação da empresa com a qualidade

Com o objetivo de conectar a jornada dos clientes de ponta a ponta das operações, integrando todos os serviços em um só lugar, e proporcionar experiências mais completas e personalizadas, a Copastur se tornou a primeira Biosfera de marcas do Brasil

Ao trabalhar o conceito de Biosfera, é possível unir, em um mesmo pacote, viagens corporativas, organização de eventos, viagens de incentivo e muito mais, sempre com o máximo de qualidade, eficiência e excelência.

Saiba mais: Como a Biosfera Copastur conecta jornadas e personaliza sua experiência

Agora que você já sabe o que é o ISO 9001 e da importância da norma, aproveite para conhecer todos os serviços da Biosfera Copastur

Agora que você já sabe o que é o ISO 9001 e da importância da norma, aproveite para conhecer os nossos serviços de viagens e offshore e a nossa empresa de eventos corporativos. Com certeza, terá alguma solução para ajudar o seu negócio!

Posts Relacionados

Rolar para cima