Mulheres em Offshore: Como é o Trabalho e Oportunidades Nesse Mercado

As empresas do setor de óleo e gás enfrentam o desafio de aumentar o número de mulheres no offshore. O setor de óleo e gás é formado majoritariamente por homens, mas o trabalho em instalações em alto mar (embarcações e plataformas de petróleo) pode ser feito independentemente do gênero.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

 

Diminuir essa disparidade é um dos objetivos das empresas que se preocupam com a igualdade de gênero. Além disso, é uma ótima oportunidade para muitas mulheres que pretendem seguir essa carreira.   

Continue lendo para saber mais!

 

Presença das mulheres no offshore

Há uma grande diferença nos números de homens e mulheres no offshore. Um estudo da FESA Executive Search revela que das 25 principais empresas de energia que atuam no Brasil, apenas 6% dos cargos de liderança são exercidos por mulheres.

De acordo com a pesquisa, pessoas do gênero feminino representam apenas:

  • 21% da força de trabalho da energia eólica; 
  • 32% nas energias renováveis em geral;
  • 22% nas indústrias de energia tradicionais, como petróleo e gás.

Em geral, o setor de trabalho em offshore possui um número maior de homens, nos cargos de liderança essa defasagem é ainda mais evidente: as mulheres são 33% da base da pirâmide e apenas 10% no nível de diretoria executiva, de acordo com o relatório “How women can help fill the oil and gas industry´s talent gap” (em português: “Como as mulheres podem ajudar a preencher a lacuna de talentos da indústria de petróleo e gás”), da consultoria Mc Kinsey. 

De acordo com a mesma consultoria, investir em diversidade e em empregar mais mulheres nos níveis executivos e de conselho é um diferencial que ajuda a aumentar a rentabilidade da empresa, em média, em 21%. 

modernizar processos offshore

Como é trabalhar embarcado em offshore?

Trabalhar no setor de offshore é bastante interessante e geralmente rende um bom salário. Entre os profissionais que podem trabalhar em uma plataforma petrolífera estão desde um engenheiro a um profissional destinado à limpeza. Como é um trabalho muito amplo, existem várias profissões e cargos.

A principal característica de trabalhar embarcado é a carga horária. Independentemente de você ser marinheiro, eletricista ou engenheiro químico, se está trabalhando em offshore provavelmente ficará alguns dias no mar (em atividade) e outros na terra (de folga).

O trabalho com offshore é geralmente com petróleo, mas a exploração envolve diversas áreas, portanto, você pode:

  • trabalhar na costa fazendo reparos;
  • realizar pesquisas;
  • atuar em outras atividades que não tem contato nenhum com o petróleo que está sendo retirado.

Vantagens e desvantagens do trabalho em offshore

Trabalhar em offshore possui seus desafios, como a carga horária maior, a rotina embarcada e para as mulheres ainda há a questão de lidar com algumas situações de machismo. Entretanto, quanto mais mulheres entrarem nesse setor (e as empresas conscientizarem seus colaboradores sobre o assunto), menor será o sexismo nesse setor. 

Uma pesquisa feita com mulheres que trabalham em uma empresa de offshore concluiu que dentre as atitudes machistas que sofrem, muitas afirmam que a mais comum é elas serem tratadas como se não pudessem pegar equipamentos pesados. Além disso, elas relatam que: 

  • não são ouvidas e consultadas por homens, mesmo sendo especialistas;
  • suas opiniões foram contestadas por homens pelo fato de ser mulher;
  • entre as mulheres que já pensaram em trocar de profissão, 48% afirmam que a desigualdade de oportunidades entre os gêneros foi o principal motivo;
  • para 69% delas, homens têm mais chances de alcançar os cargos de lideranças no setor offshore. 

No setor de óleo e gás, quando o ESG é discutido, o principal foco é a redução de emissões de carbono, mas essas empresas precisam promover também — e com urgência — a igualdade de gênero. 

Outro ponto importante é pensar nos filhos dessas mulheres. Por ser um trabalho em que as pessoas ficam vários dias embarcadas, é essencial planejar com o parceiro ou parceira a questão de criação das crianças.

Aproveite e ouça o podcast da Copastur sobre o que ninguém te conta sobre a maternidade! 

Mas além desses desafios, o setor offshore também possui vantagens como:

  • média salarial de R$ 2.700,00 até R$ 6.000,00 (para iniciantes);
  • adicional de embarque (que somado aos demais benefícios, paga-se em média 100% a mais do valor);
  • trabalho na plataforma durante 2 semanas e então outras 2 semanas de folga por mês;
  • 1 a 2 meses de férias;
  • não há despesas com alimentação nem qualquer outro custo enquanto trabalha embarcado;
  • oportunidade de trabalhar no exterior.

Gostou de saber como é o trabalho embarcado? Continue lendo os artigos da Copastur para saber mais e conheça o Guia Completo Para Organização e Planejamento em Offshore

revista offshore estruturação viagens
Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima