Palestras Corporativas — 6 Dicas Para Atrair Clientes

As palestras corporativas são excelentes oportunidades para consolidar marcas no mercado. Por meio delas, é possível fazer com que sua empresa seja lembrada não exclusivamente pelo que vende, mas também pelo que representa para as pessoas. Esse não parece ser o cenário ideal?

Mas atenção: para que um evento desse porte seja bem-sucedido, trazendo resultados positivos, é preciso planejá-lo com cuidado. Não sabe nem por onde começar? Então, confira aqui 6 ótimas dicas!

1 – Entenda o objetivo do evento

Antes de sequer pensar em contratar um palestrante famoso, identifique o recado que a empresa quer passar ao realizar esse evento.

Tudo bem que o objetivo final provavelmente é atrair mais clientes, mas isso acontecerá exatamente de que forma? Será abordando um determinado conteúdo técnico, falando sobre conceitos mais genéricos, motivando o público?

Esse é o primeiro passo para definir a melhor estratégia para seu evento. Lembre-se: pessoas que participam de palestras corporativas esperam se sentir tocadas por alguma razão, seja qual for.

É justamente nesse momento de transição emocional que está sua grande oportunidade de se aproximar de cada participante. Fazendo a abordagem da maneira certa, os clientes se tornarão verdadeiros admiradores da marca, da imagem da empresa.

2 – Selecione palestrantes cativantes

Com o objetivo do evento na ponta da língua, já é possível traçar o perfil do palestrante a fim de encontrar aquele que melhor se encaixe à proposta. Os eventos de cunho comemorativo, por exemplo, pedem momentos mais leves.

Nesse caso, além do palestrante voltado para o entretenimento, que tal contratar um show de mágica ou uma performance teatral?

Já para eventos focados em assuntos técnicos ou em temas bem específicos, a melhor opção é chamar um consultor especializado no assunto.

No entanto, isso definitivamente não quer dizer que a palestra tenha que ser um momento entediante, ok? Para garantir leveza, evitando imprimir um clima de aula, opte por um profissional com bom humor e boas habilidades comunicativas.

Também é importante lembrar que o palestrante deve ser selecionado pelo conteúdo que pode agregar ao evento e jamais pelo preço que cobra. Pense com cuidado: você acha mesmo que vale a pena economizar na contratação desse profissional, se ele não trouxer o retorno esperado?

3 – Escolha o lugar apropriado

Seja em formato de um grande evento ou de uma organização mais intimista, uma palestra pede um espaço adequado para receber o público confortavelmente. Por isso, é preciso escolher com cuidado um local que valorize o evento e atenda a todas as suas necessidades, como:

  • comportar o número total de convidados levando em conta que os participantes devem permanecer sentados durante o evento;
  • ter banheiros suficientes para a quantidade de pessoas prevista;
  • dispor de um espaço livre e arejado para o coffee break;
  • contar com acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida;
  • ser de fácil localização na cidade, perto de estacionamentos e grandes vias;
  • ser um ambiente agradável, bonito, organizado e que atenda aos protocolos de segurança.

4 – Crie ações diferenciadas de divulgação

Para ter vontade de participar do seu evento, o cliente precisa, antes de mais nada, saber da sua existência. Ele precisa ser atraído. Nesse aspecto, vale a pena investir em releases, anúncios, campanhas de e-mail marketing e posts em redes sociais, entre outras possibilidades.

Uma boa opção é criar um hotsite exclusivo para o evento, disponibilizando ali todas as informações necessárias para quem se interessar — programação completa, nome e perfil do palestrante, demais atrações, localização do evento e até como chegar lá.

Caso seja possível, invista também em sorteios ou na distribuição de brindes para quem participar da palestra corporativa. E não se esqueça de divulgar! Afinal, ter a oportunidade de ganhar algo sempre incentiva as pessoas a participarem.

No fim das contas, o segredo está em apostar em ideias atrativas e manter a cabeça aberta para as novidades que podem surgir. Não tenha medo de arriscar! Lembre-se: esse pode ser o grande momento para encantar os seus clientes.

5 – Foque no seu público-alvo

Acredite: é muito melhor para o negócio ter um auditório com menos pessoas, mas que estejam realmente interessadas, do que ter todas as cadeiras ocupadas por quem só quer passar o tempo. É preciso pensar sempre na qualidade e não na quantidade.

Por isso, todos os esforços de divulgação da sua palestra corporativa devem se voltar para o público-alvo.

Aproveite as ferramentas disponíveis, como mailing, redes sociais e personas, para trabalhar a comunicação direta com quem tem real interesse no evento. Uma estratégia de marketing eficaz evita gastos desnecessários de tempo, dinheiro e até esforço, focando em atrair clientes reais.

6 – Conte com uma empresa especializada

Do primeiro contato com o palestrante até a conclusão do evento, a organização de toda essa logística pode se transformar em sobrecarga para sua equipe — especialmente se os profissionais ainda precisam exercer as tarefas rotineiras para garantir o pleno funcionamento da área. Alguma dúvida de que esse cenário não é nada ideal?

Além disso, para que as palestras corporativas cumpram os objetivos com a qualidade desejada, o recomendado é que sejam produzidas por profissionais especializados, preparados para lidar com qualquer tipo de situação. Então considere a contratação de uma empresa que tenha expertise na realização de eventos corporativos!

Agora que sua empresa está pronta para realizar palestras corporativas inesquecíveis para seus clientes, aproveite para baixar nosso guia de eventos corporativos e tirar quaisquer dúvidas ainda existentes sobre como criar um bom evento!

Quer saber mais sobre o setor de eventos corporativos? Continue no blog da Copastur!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima