Qualidade ISO 9001: Qual é a Importância de Contratar uma Empresa Certificada?

Já ouviu falar de certificação de qualidade ISO 9001? Esse termo faz parte da International Organization for Standardization (ISO), mais especificamente da grande família de normas que tratam de qualidade.
Mas afinal, qual é a sua importância para as organizações e por que muitos clientes fazem questão de contratar uma empresa certificada? Confira as respostas para esses questionamentos neste artigo!

O que é a certificação ISO 9001?

A certificação ISO 9001 se trata de uma norma mundial de Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) que, no Brasil, se baseia nas definições da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ela pode ser implementada em conjunto com outras normas e por empresas de qualquer porte, independentemente da área de atividade.

No início, a ISO 9001 tinha como foco a padronização de processos e produtos. Após passar por algumas atualizações, sua versão atual também visa auxiliar na qualidade da entrega de produtos e serviços, bem como no processo de planejamento estratégico das empresas. Para isso, envolve diretamente todos os escalões das organizações certificadas.

O Sistema de Gestão de Qualidade atua de modo a contribuir com a gestão. Assim, permite encontrar e corrigir processos ineficientes que ocorrem dentro de uma empresa.

A implementação da ISO 9001 também é uma maneira de documentar a cultura da organização, de modo a garantir que o negócio cresça e mantenha a qualidade tanto de seus bens quanto dos serviços prestados.

Como funciona essa certificação?

O período da certificação é conhecido como ciclo. Na versão atual, o documento tem duração de três anos. Durante esse período, a organização certificada passa por processos de auditorias externas que têm como objetivo verificar se os requisitos da norma estão sendo atendidos.

As auditorias são realizadas por empresas especializadas. Conhecidas com Certificadoras, elas têm acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Após o fim de cada ciclo é feita uma nova auditoria de renovação para que a empresa demonstre as aplicações e evolução da norma em seus processos. O objetivo é identificar se há melhoria contínua do Sistema de Gestão de Qualidade.

Como a certificação garante as melhores práticas ambientais?

Na qualidade ISO 9001 existe a categoria de legislação aplicável. No entanto, a norma que trata da parte ambiental é a 14001/2015 — ela aborda os requisitos legais e a legislação vigente, com foco nos aspectos e impactos ambientais da empresa.

Na ISO 14001 há diversos requisitos da ISO 9001. Por isso, é comum a afirmação de que a ISO 9001 é a espinha dorsal de outras normas. É importante destacar que a ISO 14001 demonstra toda a preocupação da empresa com relação ao meio ambiente em que se insere.

Esse cuidado é o que deve mover organizações com a finalidade de minimizar os impactos causados na natureza. Para isso, podem ser adotadas ações estratégicas como a diminuição do uso de papel, redução do consumo de energia, reciclagem do lixo e correta destinação de resíduos.

Quais são as obrigações de uma empresa para manter essa certificação?

Todos os requisitos da certificação ISO 9001 são importantes. Logo, não há uma hierarquia a ser seguida, visto que os itens da norma estão alinhados — o não cumprimento de um requisito, tende a impactar os demais, por exemplo.

Ainda assim, existem aspectos de maior peso para algumas organizações. No caso de negócios com foco na prestação de serviços, como uma empresa especializada em gestão de viagens corporativas, é esperado que o item “satisfação do cliente” seja mais sensível nas auditorias e tenha uma maior importância..

Por que é importante contratar uma empresa com certificação ISO 9001?

Para começar, saiba que as certificações da ISO são voluntárias. Isso já demonstra que uma empresa que se dispõe a trabalhar os requisitos da norma realmente se preocupa com a qualidade dos serviços prestados.

A certificação ISO 9001 traz inúmeros benefícios para as organizações. Ela garante o cumprimento de padrões exigidos em todo o mundo, contribuindo para a melhora das relações de trabalho e estimulando o desenvolvimento dos colaboradores.

O resultado de seguir regras rígidas de qualidade aparece na forma de organização, aumento da produtividade e maior credibilidade — aspectos facilmente identificados (e muito valorizados) pelos clientes.

Esse conjunto de pontos favoráveis aumenta a competitividade da empresa nos mercados nacional e internacional. Em outras palavras, o público passa a ver a marca como um nome de confiança e que tem compromisso com seus clientes, parceiros e fornecedores.

Quem contrata uma empresa certificada garante processos mais efetivos e passa a ter certeza de que colherá bons resultados. Isso porque o controle estabelecido pela norma ISO 9001 tem a finalidade de manter e aumentar a qualidade.

Você deve buscar esse diferencial em organizações distintas, independentemente da atividade que exercem. O cuidado é necessário principalmente no momento de contratar serviços que impactam diretamente no resultado do seu negócio, como exemplo da gestão de viagens corporativas de sua empresa.

Nesses casos, a Copastur pode ajudar e cuidar com muita atenção, de cada etapa dos deslocamentos. A certificação conquistada há mais de uma década prova que a empresa se preocupa com todos os detalhes necessários para uma boa experiência.

Agora você tem mais um aspecto a considerar no momento de buscar um nome de confiança para garantir o padrão de qualidade em diferentes serviços prestados.
Tem interesse em conhecer melhor os nossos serviços e diferenciais? Então, entre em contato agora mesmo e fale com a nossa equipe!

Como a Copastur trabalha para atender essas obrigações?

O Sistema de Gestão da Qualidade Copastur é certificado na norma desde 2007. A empresa de serviços em viagens, conta com a participação de todo o nível de gestão para cumprir diferentes requisitos.

A Copastur valoriza o aprimoramento dos colaboradores e o aperfeiçoamento de suas atividades. Também promove melhorias no ambiente de trabalho e na satisfação do clima organizacional. Dessa forma, consegue oferecer serviços de muita qualidade para atender às exigências e expectativas dos clientes, que ficam mais satisfeitos, seguros e mais participativos nos processos.

Há uma preocupação dos gestores em trabalhar e alinhar os processos com o ISO 9001, sempre buscando a excelência em cada atividade. Pode-se dizer, portanto, que a certificação está no DNA da Copastur.

Quer saber mais sobre o trabalho que a Copastur entrega? Entre em contato com a empresa para tirar todas as suas dúvidas!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima