9 passos para tornar o relacionamento pós-evento mais efetivo

Evento terminado, sensação de dever cumprido? Mas espera aí, não acabou não! A continuidade do relacionamento pós-evento é determinante para que você não tenha tido tanto esforço em vão.

Aproveitar a conexão emocional estabelecida durante o evento é o grande trunfo que você tem para gerar mais oportunidades de negócios, conquistando, pouco a pouco, cada lead que esteve presente. Neste post, trazemos algumas ideias que podem tornar esse relacionamento mais efetivo. Confira!

Capture os dados dos participantes

Se você pretende manter a comunicação no pós-evento, precisa dos dados de contato de cada participante. Isso pode ser feito antes do evento, com uma pré-inscrição, ou durante o evento, com o preenchimento de um formulário para participação de um sorteio, por exemplo.

Outra ideia é oferecer o envio de algum material adicional após o evento, estimulando as pessoas a deixarem o e-mail, que é uma das ferramentas de marketing direto mais bem-sucedidas do momento.

Analise o perfil da audiência

Com base nos dados preliminares que você já tem, é possível conhecer várias características do seu público. Você pode buscar perfis em redes sociais, como o LinkedIn, e descobrir onde cada pessoa trabalha, a profissão, as competências e habilidades, projetos em que está envolvida, entre outras informações que vão ajudar a construir o perfil de cada participante.

Esse exercício vai te dar uma dimensão de quais são as personas do seu empreendimento, como estabelecer um ponto de contato com cada participante e, a partir daí, desenvolver uma comunicação personalizada, que leve a um relacionamento pós-evento duradouro.

Envie uma pesquisa de opinião

É comum querermos coletar o feedback dos participantes ao final do evento, mas você pode deixar que a experiência se consolide na mente das pessoas antes de uma resposta acalorada e na pressa de ir embora.

Solicite que as pessoas deixem um e-mail ou telefone de contato para enviar uma pesquisa de satisfação, fazendo isso dois ou três dias após o término do evento. Seja sucinto e direto nas perguntas, procurando saber qual foi a percepção sobre os acontecimentos.

Aproveite para solicitar alguns dados adicionais, como nome da empresa e profissão, com o argumento de enviar notificações sobre novos eventos que sejam do interesse do respondente.

Prolongue o impacto do evento

Os efeitos do seu evento não precisam acabar no dia em que ele termina. Você pode prolongar a experiência com a sua marca enviando um agradecimento pelo comparecimento de cada participante; as fotos do evento, com os melhores momentos; ou a gravação do evento, para que o convidado possa assisti-lo sob uma nova perspectiva.

Ações como essa mantêm a conexão entre sua empresa e os participantes do evento, levando a outros pontos de contato, como o site da organização, as páginas em redes sociais, o blog, a assinatura de newsletter e até a participação em outros eventos.

Monte um fluxo de nutrição

Uma das melhores maneiras de manter a proximidade e gerar valor para seus potenciais clientes enquanto não há outra oportunidade de contato pessoal é enviar conteúdo direcionado, que seja relevante e útil.

Aproveite os dados coletados na pesquisa de satisfação e no cadastro dos participantes do evento para estabelecer uma segmentação e construir seu fluxo de nutrição com base em necessidades e interesses em comum.

Categorize os conteúdos de acordo com a etapa do funil de vendas em que cada grupo se encontra e compartilhe seu conhecimento.

Instigue o envolvimento

As pessoas precisam se sentir conectadas com sua empresa para manterem o relacionamento pós-evento. E o que é melhor do que o contato via redes sociais? Você pode criar concursos e sorteios que levem às pessoas às suas páginas, como o compartilhamento de uma hashtag do evento, uma foto de um momento marcante ou uma frase de impacto.

Isso fará com que as pessoas tomem consciência da sua presença on-line, sigam suas páginas, interajam com suas publicações e assim se mantenham engajadas, mesmo que bastante tempo tenha se passado.

O contato diário é uma das melhores formas de manter seus valores vivos na mente dos participantes do evento, lembrando sempre que sua empresa está ali para ajudar.

Desenvolva uma oferta de valor

Enquanto você faz a nutrição de leads com conteúdos que sejam direcionados a cada audiência específica, aproveite para desenvolver ofertas de valor personalizadas, pensando nas necessidades que cada grupo vem demonstrando.

Imaginemos que sua empresa oferece serviços de consultoria empresarial e que acaba de realizar um evento para gestores de empresas, com o tema “transformação digital e os novos desafios do empresariado brasileiro”.

Seu fluxo de nutrição está dando continuidade a esse debate e um grupo de leads demonstra interesse em medidas para superar a crise financeira. Então, você pode construir uma consultoria específica sobre gestão de crises financeiras e oferecer esse serviço pontual, que, futuramente, dará abertura para outros serviços, como atração e retenção de talentos, eficiência na gestão fiscal e tributária, entre outros.

Crie condições especiais de acesso às suas soluções

Todo ser humano gosta de se sentir único, de fazer parte de um grupo exclusivo de pessoas. E você pode usar isso para fomentar o relacionamento pós-evento, oferecendo condições especiais de acesso à sua oferta de valor.

Preços promocionais, formas alternativas de pagamento, prazos estendidos, atendimento premium por um tempo determinado e acesso gratuito a ferramentas são algumas das opções que você tem para demonstrar que seu intuito é gerar valor para quem esteve presente no seu evento.

Não esqueça de criar a urgência, que é um fator essencial para fazer com que as pessoas se envolvam mais rapidamente com sua empresa. Dê prazos para o acesso a essas vantagens e veja seu número de leads e clientes crescer rapidamente.

Valorize cada conversão

Cada lead captado no evento que venha a se tornar um cliente merece atenção em dobro. Essa pessoa confiou na sua empresa, manteve o contato e hoje está retribuindo seu cuidado com uma compra.

Com o primeiro objetivo atingido, não deixe o relacionamento se perder nem enfraquecer. Mantenha-se ativo, continue gerando valor para esse cliente e retribua a confiança com soluções cada dia mais alinhadas com as expectativas e necessidades dele.

O grande segredo de um relacionamento pós-evento efetivo é cuidar de todos os detalhes e pontos de contato como se fossem sua única oportunidade de surpreender seus leads. Neste quesito, uma empresa especializada pode ser a melhor forma de não errar no caminho. Conte com profissionais experientes!

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