Conheça os 8 benefícios de um evento corporativo para o seu negócio

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Algumas das empresas mais bem-sucedidas do mundo são conhecidas pelos eventos corporativos que organizam. Um exemplo é a Apple e a cerimônia anual para o lançamento de novos produtos, que atrai a atenção de consumidores do mundo inteiro.

Porém, não é preciso que um negócio seja trilionário para investir na realização de um evento corporativo. Em vez disso, toda empresa — inclusive a sua — deve apostar nessa estratégia, especialmente considerando os benefícios de um evento corporativo.

Tem dúvidas sobre o assunto? Para ficar ainda mais fácil de entender, separamos neste post 8 benefícios de um evento corporativo. Confira!

Evento corporativo para colaboradores ou para clientes?

Cada um deles traz seus próprios benefícios e, portanto, vale a pena investir em ambos. Aliás, você pode até ir mais longe e organizar eventos também para parceiros, representantes e distribuidores.

Entre os eventos para colaboradores, os mais conhecidos são os de confraternização, especialmente as famosas festas de fim de ano. No entanto, você também pode promover eventos voltados para qualificar a equipe, anunciar algo importante que está acontecendo na empresa, para recompensar por conquistas importantes, entre outras finalidades.

Enquanto isso, entre os tipos de eventos para clientes que uma empresa pode organizar, podemos destacar:

  • os eventos de lançamento de produtos,
  • de treinamento para o uso de produtos,
  • de qualificação em um assunto relevante e relacionado ao produto ou serviço que a empresa oferece,
  • de criação de oportunidades de networking etc.

A grande chave é gerar o máximo de valor possível para os participantes. A seguir, confira os benefícios de se promover eventos para clientes e colaboradores.

Benefícios de um evento corporativo

1. Aumentar o engajamento da equipe

Quando você organiza um evento corporativo voltado especificamente para os colaboradores, está passando uma mensagem: que eles são importantes para a organização. Assim, sua equipe sente-se mais valorizada, o que gera a tendência por uma resposta positiva.

Essa resposta é o maior engajamento dos colaboradores com a empresa. Por isso, se os eventos corporativos forem uma parte consistente da sua estratégia, você vai notar que sua equipe se tornará mais fiel e menos propensa ao turnover.

Outros efeitos são o aumento da motivação e da produtividade e a possibilidade de transformar os colaboradores em defensores e promotores do seu negócio.

2. Eliminar ruídos na comunicação interna

No dia a dia, é bastante difícil comunicar-se diretamente com toda a equipe, já que cada colaborador está envolvido com suas próprias tarefas e compromissos.

As reuniões costumam ser uma alternativa para resolver esse problema, mas elas são vistas por muitos como uma interrupção, o que já coloca as pessoas em uma predisposição negativa para ouvir com atenção.

Enquanto isso, os eventos são recebidos com muito mais interesse, fazendo com que todos estejam mais abertos a ouvir o que os gestores que organizaram o evento têm a dizer. Nessas condições, fica mais fácil transmitir e alinhar a mensagem, eliminando ruídos na comunicação.

3. Gerar atenção para um novo programa da organização

O lançamento de programas internos da empresa é um acontecimento que merece a organização de eventos empresariais. Dessa maneira, é possível gerar atenção, que vai ajudar a dar impulso ao projeto em suas fases iniciais.

O evento também é um bom momento para responder às principais dúvidas e eliminar as maiores objeções ao projeto, aumentando assim suas chances de sucesso.

4. Fortalecer o sentimento de equipe

Diante das pressões do cotidiano de trabalho, é natural que as relações entre os colaboradores fiquem sob estresse e desgastadas. Os eventos corporativos, por serem uma fuga desse cotidiano, permitem restaurar e até fortalecer o sentimento de equipe, que é um elemento essencial para o sucesso de qualquer negócio.

5. Estabelecer o status dos clientes VIP

Em geral, uma empresa não organiza um evento corporativo próprio aberto a todos os clientes. Em vez disso, ela seleciona os clientes que irão participar, geralmente priorizando aqueles que fazem parte dos 20% de clientes responsáveis por 80% do faturamento do negócio. Embora essa restrição possa parecer ruim, na verdade, é um benefício.

Ao organizar um evento e convidar apenas certos clientes, você tem a oportunidade de destacar que eles são muito importantes, ou seja, estabelecer que eles têm status VIP. E qual cliente não gosta de ser considerado VIP? Logo, isso pode ajudar na fidelização e até incentivá-los a comprar ainda mais.

6. Aumentar o valor percebido dos produtos

Você já imaginou que talvez seus clientes não estejam tirando proveito dos seus produtos como poderiam? E, pior, que isso esteja levando a uma avaliação do produto que não é tão positiva quanto poderia ser? Bem, a realização de eventos corporativos é uma oportunidade para reverter esse cenário.

Nos eventos, você pode educar os clientes sobre como cada produto funciona, apresentar seus recursos, explicar como eles podem ser mais bem utilizados. Ao fazer isso, você aumenta o valor percebido do produto, sem precisar fazer nenhuma mudança no produto em si — apenas abrindo portas para que ele seja explorado em todo o seu potencial.

7. Gerar atenção para os novos produtos

Quando um novo produto é lançado, ele precisa ganhar atenção para impulsionar as vendas iniciais, até que ele tenha reputação suficiente para continuar tendo bons resultados comerciais por seus próprios méritos. Os eventos corporativos para clientes são a oportunidade perfeita para atrair essa atenção.

Tendo em vista esse benefício, o evento pode incluir distribuição de brindes relacionados ao novo produto, amostras do próprio produto, realização de demonstrações, entre outras atividades.

8. Reforçar os valores do negócio diante dos clientes

O perfil do consumidor vem passando por fortes mudanças ao longo do tempo, e uma das mais significativas é a preocupação com os valores das empresas com as quais o consumidor decide fechar negócio.

Por exemplo, hoje, os consumidores querem saber que estão comprando de uma empresa que se preocupa com o meio ambiente ou quer colaborar para o crescimento da comunidade em seu entorno.

Nos eventos corporativos, os representantes da organização têm a oportunidade de reforçar esses valores, falando diretamente com os clientes. O impacto dessa ação é muito maior do que simplesmente informar os valores no site da empresa, e ajuda, de maneira mais ampla, a firmar a imagem da marca.

Com esses 8 benefícios de um evento corporativo, não existe motivo para deixá-los de fora da estratégia da sua empresa, não é mesmo?

Então, se você quer saber mais sobre como organizar eventos corporativos de alto nível, aproveite e se inscreva agora mesmo na newsletter da Copastur. Assim, você poderá receber mais conteúdos exclusivos em seu e-mail![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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