Como Promover Um Bom Networking em Eventos?

Você sabia que os anfitriões também podem promover um bom networking em eventos? Com uma boa organização, é possível dar uma mãozinha para estimular conversas produtivas e promissoras entre os convidados!

Neste post, vamos mostrar como os organizadores podem promover a criação de redes de contatos e garantir que esse aspecto do encontro corporativo também seja considerado um sucesso. Confira!

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Como fazer networking em eventos

Se você quer fazer networking em eventos, o primeiro passo é estimular o encontro entre clientes, fornecedores, parceiros e colegas de trabalho, ampliando as conversas de forma qualificada em pouco tempo!

Porém, nem tudo deve ficar nas mãos dos convidados. Os organizadores também podem estimular esse tipo de conexão. Veja só como!

Comece pelas redes sociais

Você pode começar a estimular o networking em eventos antes mesmo da data marcada. Para isso, a melhor dica é usar as redes sociais! Crie um post para divulgar o encontro profissional no LinkedIn, por exemplo, e aproveite para abrir a discussão para os convidados. Assim, todos já conseguem visualizar quem serão os presentes e identificar interesses em comum.

Lembre-se de estimular a interação entre os convidados no meio virtual, compartilhando materiais alinhados com os objetivos do evento e incentivando comentários e opiniões ao fazer perguntas instigantes. Só não force a barra! Ações como tagear pessoas podem ser consideradas invasivas e causar justamente o efeito contrário do esperado, distanciando os convidados.

Também vale criar um pré-evento, onde os speakers promovem uma discussão de assuntos que serão abordados durante o evento oficial, no intuito de engajar, relacionar e promover o tema do evento.

Organize a distribuição de mesas e assentos

Estimular as redes de contato também passa por um planejamento logístico. Em encontros em que os convidados estarão acomodados em mesas ou dispostos em fileiras de cadeiras (como em palestras), vale a pena dedicar um tempinho à destinação correta de lugares.

Aqui a dica é simples e eficiente: aproxime convidados que você julga que terão mais afinidades ou interesses em comum. Acredite: vizinhos de mesa têm mais possibilidade de entrar em contato uns com os outros de maneira orgânica. 

Mas cuidado! Também é importante que os convidados estejam lado a lado de pessoas conhecidas. Um pequeno grupo de colegas serve como rede de apoio, fazendo com que todos se sintam mais seguros para interagir com pessoas de outros grupos.

Mantenha um layout aberto

Outra questão espacial que definitivamente faz a diferença no networking em eventos diz respeito à mobilidade. É importante que os convidados se sintam motivados a transitar pelo local de maneira livre e, assim, aumentar suas chances de interagir com mais pessoas do seu interesse.

O segredo, portanto, está em evitar poluir demais o espaço do evento com várias mesas ou balcões. Em vez disso, aposte em corredores largos e crie áreas abertas onde as pessoas possam se reunir em pequenos grupos de conversa sem que isso afete de maneira negativa a circulação no ambiente.

Outra ação interessante é criar lounges em áreas estratégicas próximos aos corredores onde as pessoas possam sentar e conversar com maior comodidade.

Dedique tempo de palco a apresentações

Os anfitriões, mestres de cerimônias e moderadores são figuras-chave para estimular interações produtivas. Durante a apresentação do evento ou mesmo no final de uma palestra ou de um workshop, esses profissionais podem agradecer e anunciar a presença de alguns convidados.

Dessa forma, todos os presentes conseguem entender quem são os demais participantes, de que áreas ou empresas eles vieram e quais são seus interesses em comum. É importante que isso seja feito de forma sutil e, ao mesmo tempo, deixando claro que os presentes podem desfrutar de um momento ideal para se dedicar às redes de contato.

Explique também que momentos livres foram planejados para permitir a conversa direta entre os convidados, seja em um coffee break ou em um momento mais descontraído de entretenimento. Assim, os presentes não vão apenas assistir a uma palestra e ir embora, mas aguardarão o momento certo para encontrar aquele cliente ou investidor especial, bater um papo e trocar cartões.

Adicione atividades interativas

Vamos ser claros: ninguém quer ir a um evento corporativo e ficar apenas sentado ouvindo alguém falar sobre determinado produto, serviço ou uma novidade implementada pela empresa. As pessoas querem sentir que realmente participam do sucesso daquele evento. Desejam, portanto, meios de interação tanto com a empresa quanto com os demais convidados.

Aqui no blog já demos algumas dicas para tornar seu encontro mais interativo e, assim, garantir a satisfação dos convidados e melhorar a imagem da própria empresa. O melhor é que também vale usar esses truques para estimular o networking em eventos! Isso pode ser feito com propostas de brincadeiras e jogos realizados em grupo, proporcionando momentos de entretenimento em que os convidados se sintam livres para conversar de maneira natural.

Apresente os convidados

Não são apenas aquelas ações de entretenimento mais ruidosas que ajudam os convidados a ampliar sua rede de contatos, viu? Também é possível fazer isso de maneira mais discreta e tradicional. Em uma recepção, anfitriões, mestres de cerimônias e participantes do staff podem simplesmente apostar na apresentação direta dos convidados! Aqui, também vale a pena o uso de crachás com a identificação de nomes.

Afinal, essas pessoas conhecem o perfil, as empresas e alguns dos presentes e têm ao menos uma ideia de seus interesses, sendo, portanto, capazes de aproximar pessoas que realmente ganharão com essa apresentação. Tente algo como: “Gostaria de apresentar nosso analista de TI, responsável pela manutenção da Empresa X, que atua na mesma área que a sua”. Esse tipo de introdução, simples e discreta, já direciona a interação entre os convidados.

Continue mesmo depois do evento

Ao contrário de um jogo de futebol, um evento corporativo não necessariamente acaba quando termina. Os organizadores já sabem que é preciso dar continuidade ao relacionamento pós-evento para garantir a manutenção do seu impacto e estimular o retorno dos convidados. Também podem ser tomadas atitudes que ampliem a capacidade de networking dos participantes.

Vale a pena realizar um pós evento onde tenha fechamento ou conclusão sobre interatividades ou pesquisas realizadas durante o evento, fazendo um lançamento ou soltando alguns highlights do que irá acontecer em uma próxima edição.

Manter o evento nas redes sociais, por exemplo, já é uma boa maneira de conservar um canal de comunicação aberto entre os que estiveram presentes. Além disso, o mailing dos participantes, contendo informações como nome e telefone ou e-mail também pode ser disponibilizado pelos organizadores, desde que previamente autorizados pelos convidados.

Agora comente aqui e nos conte se você também tem alguma dica para estimular o networking em eventos! Compartilhe suas sugestões e participe da conversa! Aproveite e continue lendo o blog da Copastur!

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