Como gerar engajamento de funcionários em eventos corporativos?

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A realização de eventos corporativos tem desempenhado um papel muito importante dentro das empresas. E definitivamente não é à toa! Quando bem planejados e estruturados, essas são excelentes oportunidades de promover o engajamento dos funcionários, capacitar equipes e reforçar os valores e a missão da empresa.

Mas pense bem: para que o evento seja realmente efetivo e cumpra com excelência seu propósito, é necessário que o público-alvo compareça em peso, certo? Afinal, de nada adianta investir tempo e dinheiro na organização cuidadosa de uma palestra ou de um workshop, por exemplo, se ninguém aparecer. Aí haja jogo de cintura para correr atrás do prejuízo de um evento que não cumpriu seus objetivos!

Por isso, é extremamente importante que tanto a equipe organizadora quanto os departamentos de marketing e RH da empresa estejam unidos e alinhados. Só assim é possível criar uma proposta que realmente gere o engajamento de funcionários em relação ao evento. Quer saber como? Então continue a leitura do nosso post de hoje e fique por dentro!

Traçar objetivos claros para o evento

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O primeiro detalhe que deve estar definido antes de qualquer ação é o objetivo principal do evento. Para que ele está sendo organizado? Será um treinamento para capacitar os colaboradores? Um workshop ou um seminário que tenha a ver com a missão da empresa? Uma palestra motivacional? Uma celebração de resultados?

Antes de qualquer atitude em relação ao engajamento de funcionários, defina, juntamente com toda a equipe envolvida na organização do evento e com a própria diretoria da empresa, o porquê dessa ação e onde se pretende chegar com ela. Tendo isso muito claro na mente de todos, será muito mais fácil definir as estratégias para chamar a atenção do público-alvo.

Conhecer bem o público-alvo

Por falar em público-alvo, é imprescindível que toda a equipe organizadora saiba exatamente para quem o evento está sendo feito e o que os convidados esperam encontrar. Dentro desse contexto, promover e distribuir formulários, fazendo perguntas simples sobre determinadas questões aos colaboradores pode ser uma excelente estratégia.

Dessa maneira, você terá em mãos as respostas sobre o que eles gostam e não gostam dentro do ambiente de trabalho, bem como sobre o que gostariam de encontrar em eventos promovidos pela empresa. Com base nessas informações, é possível criar um evento muito mais interessante, encaixando a temática no que os funcionários querem, aumentando assim o engajamento.

Incluir um toque inovador

Não importa o formato do evento corporativo que a empresa deseja promover: o recomendado é que a equipe se esforce para inovar, saindo do lugar-comum. Dessa forma, mesmo que a ocasião peça uma certa dose de formalidade, é possível criar estratégias que quebrem o gelo, deixando os participantes mais à vontade.

Que tal produzir um vídeo para homenagear os funcionários na abertura do evento? Novidades tecnológicas, um coffee break caprichado, uma banda ou um palestrante bem-humorado: existem inúmeras inovações disponíveis que podem diferenciar seu evento corporativo, promovendo boas experiências aos participantes e, consequentemente, aumentando o engajamento. Por isso, coloque a criatividade para funcionar!

Divulgar e promover  evento assertivamente

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Não adianta organizar um evento corporativo que tenha tudo a ver com que os funcionários esperam se ninguém ficar sabendo onde, quando e como ele ocorrerá, não concorda? Por isso é que as ações de marketing e divulgação devem ser muito bem pensadas e planejadas.

Isso dependerá principalmente de como a comunicação interna é habitualmente feita na empresa. Intranet? E-mails? Newsletter? É importante fazer com que a informação sobre o evento chegue a todos os interessados, usando para isso os canais de comunicação corporativa disponíveis.

Em algumas ocasiões, elaborar materiais impressos (como cartazes ou folders) e distribuí-los nas áreas comuns da empresa também pode gerar bons resultados. Uma página na internet criada exclusivamente para a divulgação do evento, interativa e interessante, é uma opção inovadora e criativa, que pode aumentar ainda mais o interesse do público-alvo em participar da ação.

Oferecer brindes e realizar sorteios

Independentemente da idade das pessoas, a ideia de receber brindes e de participar de sorteios sempre soa muito atraente. Afinal de contas, quem é que não gostaria de sair de um evento  levando um presente para casa, não é mesmo?

Por isso, uma boa ideia na hora de promover o engajamento de funcionários em relação ao evento corporativo (se o orçamento permitir) envolve a distribuição de brindes prévios e a realização de sorteios durante a ação. Mas atenção: nada de presentes de grego! É preciso que os prêmios oferecidos sejam úteis ou ao menos bonitos e, principalmente, que tenham a ver com a temática do evento, para atrair de verdade os participantes.

Assim, se a ação é uma palestra sobre gestão de tempo e produtividade, por exemplo, que tal distribuir aos convidados chaveiros em forma de ampulheta ou agendas que os auxiliem na melhor organização de suas tarefas? Já se o assunto do evento for qualidade de vida, você pode verificar a possibilidade de sortear uma viagem de final de semana para um lugar calmo e tranquilo. Não parece ótimo?

Colher feedbacks sobre eventos anteriores

Como estratégia final e certeira, é bastante efetivo tentar descobrir o que os funcionários acharam dos eventos corporativos realizados anteriormente pela empresa. Do que eles gostaram e do que não gostaram? Quais seriam suas sugestões de melhoria? Por meio dessas informações, é possível desenvolver eventos mais atrativos para o público-alvo.

E não se esqueça: terminando o próximo evento, sempre tente coletar essas informações o mais rapidamente possível. Dessa maneira, você e sua equipe estarão sempre a par da opinião dos funcionários sobre cada ação promovida pela empresa e poderão trabalhar para que, a cada evento, o engajamento de funcionários seja ainda maior!

Como você pôde perceber ao longo deste post, existem estratégias bastante efetivas quando o assunto é promover o engajamento de funcionários em eventos corporativos. Pode acreditar: incorporando as dicas descritas aqui no dia a dia da equipe organizadora da empresa, será possível elevar significativamente a participação dos colaboradores nos eventos.

Se ainda restou alguma dúvida sobre como gerar engajamento de funcionários nos eventos corporativos, não deixe de entrar em contato conosco! Somos especialistas no assunto e teremos muito prazer em ajudar!

Sobre o autor

Formado em Administração Pública pela Unesp e Pós Graduação em Administração e Gestão de Eventos pelo Senac SP, Alexandre Kida é responsável pela área de eventos & incentivos na Copastur. Com experiência de 17 anos na área, é apaixonado pelo que faz, compromissado com a excelência na entrega dos serviços e satisfação plena dos clientes.

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