Como Fazer um Storytelling em Eventos — A Experiência do Participante nas Três Fases do Evento

Saber como fazer um storytelling, hoje, é algo muito importante para diversos segmentos de negócio. Entretanto, quando falamos em eventos ele ganha um destaque ainda mais especial, já que envolve a real imersão do visitante em toda a ideia criada para aquela situação.

Quer entender melhor o que é esse conceito e como ele pode ser aplicado a todo o processo de produção e pós-evento? Confira este artigo da Copastur!

Como fazer um storytelling em eventos?

Antes de falarmos sobre como fazer um storytelling, é importante explicar um pouco sobre esse conceito.

Como o próprio nome diz (em inglês), o storytelling nada mais é do que uma técnica de comunicação que envolve contar histórias. Em resumo, a ideia é gerar a identificação pela emoção e pelas memórias. Muitas empresas trabalham com isso, e realmente faz a diferença na experiência do participante.

Em eventos, para trabalhar essas histórias é necessário criar uma atmosfera que possa, de fato, estar representada em cada etapa do processo de criação, produção, divulgação e durante o evento em si. Isso vale tanto para ocasiões presenciais quanto online, ok?

Para isso, você precisa conhecer e entender como aplicar o storytelling a cada fase do evento, sempre com foco nos visitantes!

Trabalhando histórias nas três fases do evento

Um evento é dividido em três fases, com nomes auto explicativos: pré-evento (antes), durante o evento e pós-evento (depois). Um storytelling bem feito abrange as três e realmente faz o visitante mergulhar na ideia criada. Veja detalhes:

1. Pré-evento

Um dos principais pontos é entender que o evento não se trata somente do dia em que ele ocorrerá. Do começo ao fim, é necessário entender que há uma jornada para o evento, que envolve toda uma ambientação, uma imersão para que todos entendam o que virá e qual o papel deles naquele momento.

O pré-evento é o momento de gerar a expectativa. Aqui você precisa introduzir a temática com e-mails, cartazes, teasers eletrônicos, brindes, kits, ações de incentivo internas e o que mais achar necessário. Já comece a pensar também em como aplicar esse conceito na produção.

Além disso, é uma boa ideia fazer pequenas pesquisas já no cadastro do convidado, assim com as respostas dele você pode direcionar mais ideias de conteúdo.

Leve em conta os fornecedores de objetos e aspectos específicos, faça visitas técnicas e comece a encaixar todas as peças.

2. Durante o evento

Toda a montagem planejada deve ser feita seguindo a história que você quer contar. Essa é a base de como fazer um storytelling!

Acrescente todas as referências pontuais para sustentar o objetivo da proposta e mantenha a linha para os brindes e outros itens que possam ser entregues no evento. Aqui vale um aviso: qualquer parte que se desconectar da história contada pode, no ato, tirar toda a “magia” do storytelling.

Portanto, cuide para que tudo esteja de acordo. O visitante precisa sentir a emoção da história ao estar ali. Ele deve se sentir, quando essa for a proposta, parte de tudo aquilo.

3. Pós-evento

Após o evento, suas ações dependerão dos objetivos do conceito criado. Caso seja algo finito, ele deve completar a história e fechar o ciclo, para que nada fique solto. Entretanto, essa história pode ser algo maior, que envolva as próximas ideias, campanhas e até a cultura da empresa!

Para garantir que foi do agrado de todos, principalmente se for algo contínuo, faça uma pesquisa de satisfação e guarde os resultados. Assim saberá os melhores pontos para repetir e trazer melhorias em uma próxima oportunidade.

Gostou das dicas sobre como fazer um storytelling em eventos? Confira outros artigos sobre o tema no blog da Copastur!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima