Como Funciona a Contratação de Seguro para Eventos?

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Muitas empresas vêm apostando na contratação de um seguro para eventos na hora de estruturar ações corporativas. Afinal, a contratação desse serviço é capaz de garantir tranquilidade para a empresa e, ao mesmo tempo, segurança para todos os convidados e equipe responsável pela ação.

Quer saber mais detalhes sobre como funciona a contratação de seguro para eventos e quais os seus benefícios? Então continue a leitura e fique por dentro desse assunto!

Afinal, seguro para eventos é obrigatório?

Quem já organizou qualquer tipo de evento, desde os mais simples até os de grande magnitude, sabe quantos detalhes devem ser pensados com o máximo de cuidado para que tudo saia conforme o planejado. E, mesmo assim, a verdade é que os mais diversos imprevistos podem acontecer, por mais que a equipe mantenha o controle e atenção sobre tudo.

Danos a equipamentos durante a montagem ou desmontagem, incêndios, explosões, ou, até mesmo, o cancelamento do evento estão na lista de situações imprevistas.

Apesar disso, contratar um seguro para eventos não é obrigatório, mas essa realidade pode mudar. O torneio de Wimbledon, por exemplo, irá receber o equivalente a R$ 720 milhões de seguro pelo cancelamento da edição de 2020. Os organizadores pagaram durante 17 anos pelo serviço que agora será necessário.

Quais são os tipos de coberturas de seguro para eventos?

De maneira geral, existem dois tipos de cobertura de seguros para eventos. A primeira, denominada básica, refere-se à responsabilidade civil do organizador e do expositor (em caso de feiras e exposições).

Apesar de esta já trazer uma boa dose de tranquilidade à empresa no momento de organizar e promover um evento corporativo seguro e confiável, outros inúmeros tipos de intercorrências podem acontecer durante uma ação desse tipo.

Para cada uma delas, existem as chamadas coberturas adicionais. Ao agregá-las à apólice, é possível prevenir-se de:

  • danos a equipamentos durante sua montagem, instalação, utilização, desmontagem e transporte;
  • não comparecimento, atraso ou acidentes referentes ao fornecimento de comida e bebida;
  • ações de danos morais;
  • dano, furto ou roubo a veículos de convidados ou funcionários estacionados no local do evento;
  • danos ao conteúdo do local;
  • danos a prédios e construções de terceiros;
  • não utilização do espaço do evento;
  • danos a equipamentos em exposição;
  • subtração de valores de bilheterias;
  • responsabilidade civil a pessoas designadas;
  • acidentes pessoais;
  • não comparecimento de palestrantes ou atrações;
  • cancelamento do evento devido a fenômenos climáticos;
  • explosões e incêndios;
  • acidentes e intercorrências com fogos de artifício.

A contratação das coberturas adicionais é, obviamente, facultativa e cada uma das opções deve ser bem estudada e avaliada antes de entrar na apólice.

Se no evento não houver bilheteria ou nenhuma atração for apresentada, contratar coberturas adicionais para essas questões é totalmente desnecessário e oneroso, por exemplo. Por isso, fique de olho no contrato e no tipo de cobertura que está sendo oferecida antes de fechar negócio.

Quais são os principais motivos para contratar um seguro para eventos corporativos?

Absolutamente qualquer problema que aconteça durante a realização de um evento é, por lei, responsabilidade de quem o organizou. Tendo essa questão bastante clara em mente fica bem fácil perceber o motivo de contratar uma apólice de seguro para eventos, não é mesmo?

Afinal, além dos enormes prejuízos financeiros que um acidente ou imprevisto pode trazer à empresa — já que a organização terá que arcar com todos os custos de reparo e possíveis indenizações e ações judiciais —, a imagem da companhia pode sair extremamente prejudicada após a repercussão de uma situação em que as pessoas não puderam contar com o auxílio imediato e eficiente, garantido pelos seguros.

Além disso, engana-se quem pensa que o valor investido na contratação de seguros desse tipo é um gasto desnecessário frente aos riscos (relativamente baixos) de que algo não previsto venha a ocorrer durante o evento.

Saiba que o valor de um seguro para eventos gira em torno de apenas 0,4% a 1% do valor total do evento, segundo dados da AMPRO (Associação de Marketing Promocional).

Em outras palavras, muitas vezes, a decisão de não contar com nenhum tipo de cobertura ou proteção, com o intuito de enxugar o orçamento, pode revelar-se uma estratégia mal calculada.
Se algum acidente ocorrer, o valor necessário para reparar os danos pode ser muito maior do que o que teria sido pago pela contratação de uma apólice.

Como encontrar a melhor opção de cobertura para eventos corporativos?

Agora que você já está convencido da importância e dos motivos para a contratação de seguro para eventos, pode estar se perguntando como acertar em cheio na escolha de um que esteja alinhado e preparado para oferecer a segurança e tranquilidade que a sua empresa necessita, não é?

Apesar de ser possível buscar informações sobre esse assunto de maneira rápida e ágil, especialmente em tempos de internet democratizada, saiba também que contar com o auxílio e orientação de quem entende do assunto pode ser a estratégia mais acertada.

Ao fechar parcerias com empresas especializadas em gestão e produção de eventos corporativos, por exemplo, você terá acesso a orientações sobre a necessidade da contratação de um seguro para seu evento, além de facilitar a busca pela melhor opção de cobertura.

Afinal, esse tipo de empresa conta com profissionais altamente treinados e experientes nessa questão, sempre dispostos a ajudar os clientes na contratação do melhor seguro para eventos!
E então? Você gostou desse conteúdo e acha que ele lhe trouxe informações relevantes? Aproveite para conferir outros artigos da Copastur!

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