Eventos corporativos são cruciais para a construção de um bom marketing de relacionamento. Por isso, investir na interação com os participantes, antes mesmo do grande dia, é um bom ponto de partida.

O sucesso de uma cerimônia corporativa depende de uma série de fatores, o que inclui ações de engajamento pré-evento. Essa tática é fundamental para instigar a curiosidade dos convidados e mantê-los interessados no que está por vir. Além disso, tal iniciativa pode ser decisiva para promover a satisfação com o acontecimento como um todo.

Para saber como acertar nessa preparação prévia e conquistar a atenção do seu público, separamos algumas dicas e práticas de engajamento pré-evento para estreitar a relação com seus convidados e garantir o sucesso da empreitada. Continue lendo e confira!

Conheça muito bem o seu público

Como ponto inicial, é muito importante conhecer a fundo o perfil dos participantes para saber como trabalhar uma comunicação relevante e aumentar o engajamento. Afinal, é difícil elaborar conteúdos interessantes e se aproximar de um grupo quando não sabemos, de fato, com quem estamos falando.

Conhecer o público-alvo ajuda a empresa a definir a linguagem e os meios para divulgação da cerimônia. No marketing, um conceito que sintetiza essa ideia é o de persona. Trata-se de uma representação semificcional do que seria o perfil do cliente ideal de um negócio. Para identificá-la, a empresa precisa ir além dos dados sociodemográficos — faixa etária, classe social, profissão, etc. — e pensar nos interesses e desafios dessas pessoas.

Adotando esse método, a instituição é capaz de escolher melhor o tom da linguagem, os temas, as atrações, entre outros fatores presentes no evento corporativo.

Elabore uma comunicação de qualidade

Para interagir com sua persona, o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas hoje em dia e rende bons resultados para o engajamento pré-evento, por conta de sua eficácia.

O trabalho com conteúdo envolve o desenvolvimento de artigos, posts, entrevistas, vídeos, entre outros materiais que podem ser postados em um blog, no hotsite do evento ou demais mídias sociais, gerando expectativa e entusiasmo na audiência.

Nesse momento, se o objetivo é cativar os participantes, a prioridade é criar elementos de comunicação que combinem com seu perfil (como falamos acima, com foco nos interesses da persona). Logo, considere as dicas a seguir:

  • humanize os conteúdos e evite falas robotizadas, que afastam as pessoas e não retêm a atenção. Você tem mais chances de envolver o público a partir do momento em que eles percebem que estão recebendo o conteúdo em um tom único, criativo e amigável;
  • estude horários que apresentem maior alcance nas redes sociais e busque programar suas postagens para esses períodos, o que otimiza os resultados com interações e visualizações;
  • aposte na frequência das postagens. Se as mídias do evento ficarem paradas por muito tempo, sua audiência pode se esquecer da cerimônia e perder a empolgação inicial;
  • permita que a comunicação seja interativa, ou seja, que o público possa comentar e compartilhar materiais exclusivos. Isso é ótimo para propagar o nome da empresa e, ainda mais, da cerimônia.

Gere curiosidade

Em um gancho com o tópico anterior, o intuito da criação de conteúdo é, justamente, estimular a curiosidade dos participantes por meio de um contato antecipado. Compartilhe um pouco de informações-chave, como:

Vale a pena aguçar a ansiedade do público para elevar o interesse, porém, sem revelar tudo de uma vez só e estragar a surpresa.

Planeje as postagens estrategicamente e solte as informações aos poucos. Lembre-se de sempre deixar algum mistério para ser desvendado no dia o evento.

Escolha os meios certos de divulgação

A média de horas que um brasileiro passa por dia usando o celular é uma das mais altas do mundo: quase 5 horas, de acordo com pesquisas. Sendo assim, considere apostar em um engajamento pré-evento por meios favorecidos pela mobilidade, como aplicativos e redes sociais. Claro, sempre levando em consideração a sua persona, já que são muitos os canais disponíveis e o perfil dos usuários de cada um deles.

Hoje, por meio da internet, é possível manter um contato constante com o público. Além disso, na palma da mão, os usuários podem:

  • receber notificações diárias sobre as novidades do evento;
  • conhecer e interagir com outros participantes;
  • checar notícias em tempo real;
  • compartilhar ideias e usar hashtags para promover a solenidade;
  • ter uma conexão mais próxima com a empresa que organiza o evento.

Compartilhe informações relevantes e facilite o acesso

Novamente, tire proveito das mídias sociais ou do hotsite para facilitar o acesso às informações e disponibilizar a programação completa e outros materiais de forma clara e em poucos toques — sem que o participante tenha que perder muito tempo procurando o que deseja saber.

experiência do público pode ser prejudicada se as pessoas se sentirem mal informadas sobre o que vai acontecer. Além disso, isso passa uma imagem de falta de cuidado e profissionalismo por parte dos organizadores.

Você pode usar a criatividade e compartilhar conhecimentos e curiosidades sobre o local onde de realização da cerimônia, bem como incluir informações úteis, como:

  • hotéis para se hospedar;
  • como chegar ao local do evento;
  • farmácias e lojas;
  • opções de lazer e alimentação;
  • pontos turísticos e locais imperdíveis; entre outras.

Faça pesquisas

Uma iniciativa importante é avaliar os resultados e o feedback dos participantes de cerimônias anteriores — colhidos em questionários de satisfação pós-evento. Assim, a empresa entende o que o público aprovou bem e o que não teve o retorno esperado.

Essas análises servirão como um norte para construir uma estratégia de comunicação e de divulgação mais eficiente.

O engajamento pré-evento é uma variável essencial para que a empresa consiga alcançar seus objetivos e proporcionar uma experiência memorável para seus convidados antes do grande dia. Por isso, planeje-se e não perca as práticas que listamos aqui de vista para surpreender sua audiência e deixá-la ansiosa para conhecer ainda mais o seu negócio.

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