10 Eventos no turismo de negócios e viagens para ir em 20248 min restantes

Compartilhe este conteúdo:

Os eventos no turismo oferecem a oportunidade dos profissionais que trabalham na área e com os diversos tipos de viagens, de construir networking e estabelecer conexões valiosas com fornecedores, parceiros e clientes potenciais. 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Além disso, a presença em conferências e feiras de turismo proporciona acesso a insights sobre as tendências emergentes do mercado, tecnologias inovadoras e melhores práticas que podem ser aplicadas para otimizar processos e reduzir custos nas empresas.

Neste post, iremos apontar alguns dos principais eventos de turismo no Brasil e no exterior, além de mostrar onde você pode se manter informado sobre os acontecimentos da área. Confira!

Principais eventos no turismo em 2024

Para ajudar você e sua empresa a se programar, preparamos uma lista com os principais eventos de turismo de negócios e eventos que estão programados para 2024, incluindo grandes feiras internacionais e nacionais focadas em negócios e networking. Continue a leitura!

1. GBTA (Global Business Travel Association) Convention 2024

Data: 22 a 24 de Julho

Local: Atlanta – Estados Unidos

O GBTA Convention busca unir os profissionais de vários países para ajudar a melhorar o planejamento e a execução dos projetos de turismo diante dos novos aspectos.

Sempre surgem tecnologias para transformar o mercado de viagens e oferecer melhores experiências para os usuários. Além disso, aparecem novas regras e problemas geopolíticos que também podem afetar a segurança dos envolvidos e devem ser levados em consideração. 

2.  ABAV Expo 2024

Data:  26 e 28 de setembro 

Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil CICB – Brasília

Essa é uma das maiores feiras de negócios do Brasil e propõe um olhar novo para trabalhar o turismo contemporâneo. Trata-se de uma ótima oportunidade para fazer negócios e identificar as mudanças do mercado. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

3. FIT (Feira Internacional de Turismo) América Latina

Data: 28 de setembro a 1 de outubro

Local: La Rural, Predio Ferial de Buenos Aires -Buenos Aires, Argentina

Considerado um dos eventos para negócios de turismo mais esperados do mundo, a FIT reúne as principais empresas do setor e tem como objetivo mostrar suas ofertas comerciais para o público em geral. Isso ajuda os interessados a encontrarem parceiros estratégicos para viagens corporativas, além de apresentar as novidades do mercado.

5. Brazil Travel Market

Data: 24 a 25 de outubro

Local: Centro de Convenções do Ceará – Fortaleza 

O BTM – Brazil Travel Market – é considerado o principal evento B2B de turismo no Norte e Nordeste e um dos maiores do Brasil. Ele tem o propósito de fomentar a integração da indústria, além de capacitar os profissionais e apresentar novos produtos ao mercado.

A Brazil Travel Market oferece uma série de workshops, fóruns, rodadas de negócios e capacitações e vai contar com a presença de 60 expositores e 200 agentes e operadores de viagens visitantes, vindos dos estados de PE, PB, AL e RN.

6. WTM London

Data: 5 a 7 de novembro

Local: Londres, Inglaterra

Um dos principais eventos mundiais da área, a World Travel Market oferece aos participantes as melhores oportunidades de negócios e a chance única de ampliar e qualificar o networking. Além disso, o evento apresenta os principais planos para o setor de viagens dos próximos 5 anos.

7. IBTM World

Data: 19 de novembro a 21 de novembro

Local: Barcelona, Espanha

Outro evento de impacto mundial, o IBTM é voltado para inspirar as empresas a oferecer as melhores experiências para seus clientes, com o objetivo de melhorar os resultados dos eventos e viagens de incentivo. Ao todo, são mais de três décadas conectando empresas e oferecendo o conhecimento necessário sobre destinos e serviços voltados para essa área.

8. Meeting Brasil 2024

Data: 01 de Agosto –  Santiago – Chile 

          05 de Agosto – Santa Cruz – Bolívia

          07 de Agosto – Lima – Peru

O Meeting Brasil 2024 (MB24) se destaca como um evento voltado para empresários do ramo turístico que desejam impulsionar seus negócios e ter novas conexões, principalmente, com o mercado internacional.

9. 51º ABAV EXPO

Data: 25 a 27 de setembro

Local: No Estádio Mané Garrincha – Brasília

A ABAV Expo reúne os principais players do setor de turismo, promovendo uma conexão direta com o principal canal de distribuição do Turismo brasileiro: os agentes de viagens. O evento oferece inúmeras possibilidades de negócios, fortalecimento de marcas e destinos, capacitações especializadas, além de servir como vitrine para lançamentos e novidades do mercado.

10. WTTC GLOBAL SUMMIT

Data: 08 a 10 de Outubro

Local: Perth (Boorloo), Austrália Ocidental

O Global Summit anual do WTTC é o evento mais influente do calendário de Viagens e Turismo, e em 2024, líderes do setor se reunirão novamente com representantes governamentais chave para alinhar esforços em prol do apoio ao setor de viagens, promovendo um futuro mais seguro, resiliente, inclusivo e sustentável. 

Qual é a importância de participar de um evento turístico?

Frequentar eventos turísticos ajuda em vários aspectos, como networking, divulgação da marca e novos aprendizados. É nesse momento que o marketing consegue colocar em prática seu planejamento, avaliar sua performance e identificar erros e acertos cometidos. Os encontros são formas de impactar todo o público, mesmo os que não estiverem lá presencialmente.

Aumentando o networking

Uma das maiores vantagens de participar de feiras, congressos, palestras etc, é a possibilidade de ampliar o networking da empresa, que é uma grande oportunidade de intensificar futuros acordos. Essa estratégia pode ser considerada quando outras organizações se lembram de você para solucionar algum problema.

Essa é uma ótima chance para trocar cartões, divulgar suas soluções, estreitar relações com parceiros, além de persuadir e identificar novos públicos alinhados à sua estratégia. Dessa forma, fica mais fácil ganhar destaque no mercado, mesmo disputando espaço diretamente com seus concorrentes.

Divulgação da marca

O ambiente, em quase todos os eventos, é preparado para que as empresas presentes possam conhecer umas às outras. Assim, você descobre novas tendências, o que ainda é praticado, o que deixou de ser feito, qual é a visão dos empresários do setor, além de conhecer outros negócios, necessidades etc.

Estar junto com potenciais clientes é uma forma de oferecer oportunidades para que eles possam perceber a sua empresa. Nem todos podem se tornar usuários, mas todos podem indicar o serviço para alguém. Seja como uma função complementar ou algo voltado para o digital, como um post nas redes sociais. Por isso, a opção de co-marketing é uma estratégia a ser utilizada em eventos.

Ampliação do conhecimento

Como podemos melhorar a imagem da empresa ou ter um bom networking se não sabemos o suficiente? Estamos acostumados a ficar muito tempo nos escritórios e não conseguimos medir de fato o quão o nosso conhecimento está defasado ou não. Ir aos eventos é a forma de ampliar nosso conhecimento e colocar em prática aquilo que estamos aprendendo, além de identificar o quanto se sabe em relação ao mercado.

Conteúdos, discussões, projetos, debates etc, sempre oferecem informações atualizadas que ajudam as empresas a visionar novas soluções e identificar seus erros. Muito do que é dito nesses eventos turísticos não está presente em livros, blogs ou sites, ou seja, as informações não são de tão fácil acesso. Por isso é tão importante participar!

Como se manter informado dos eventos de turismo?

Para os profissionais de turismo que desejam se informar sobre as datas de eventos, há vários sites que podem ser úteis.Abaixo listamos alguns deles:

ABAV

A Associação Brasileira de Agências de Viagens, conhecida como ABAV, é a principal voz do setor de turismo no Brasil. No site da associação é possível ver notícias e informações atualizadas do setor.

Abracorp

A Associação Brasileira de Empresas de Eventos e Promoções, ou Abracorp, é a entidade que representa o segmento de eventos e promoções no Brasil. Anualmente eles organizam o Fórum Abracorp, que reúne os temas relacionados a viagens corporativas.

Calendário de eventos da Copastur

A Copastur possui em seu site, uma área com calendário de eventos. Lá é possível visualizar eventos por categoria, data e local. Além de encontrar congressos, feiras, workshops e muito mais, com informações detalhadas sobre cada um.Agora que você já sabe quais são os principais eventos da área de turismo de 2024, aproveite para conhecer a agência de viagens corporativas da Copastur e todas as nossas outras soluções para empresas. Com certeza, você vai encontrar alguma para ajudar o seu negócio!

Posts Relacionados

Rolar para cima