Ideias Para Eventos Online e Presenciais: Veja Exemplos Para se Inspirar

Inovação e criatividade são fundamentais ao desenvolver ideias para eventos corporativos de sucesso. No entanto, nem sempre é fácil encontrar soluções para gerar engajamento entre funcionários, motivar o comparecimento de clientes e potenciais compradores, captar investidores ou fortalecer a marca. Se for online, o desafio é ainda maior.

Por isso, o primeiro passo é se inspirar em encontros já realizados, observando novos pontos de vista. Assim, você consegue ter referências para planejar eventos criativos presenciais e virtuais de excelência.

Continue lendo para saber mais!

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Ideias para eventos criativos e de sucesso!

Para despertar o interesse dos participantes, é preciso inovar e trazer algo de diferente para as pessoas. Veja a seguir ideias para eventos que podem ser incorporados na sua estratégia:

Sessões surpresa

Surpreender os participantes com uma sessão ou espaço novo e inesperado é uma ótima alternativa, pois torna o evento mais memorável para o participante.

Gamification

A estratégia de gamificação (gamification) traz uma dose de competição saudável. Em eventos corporativos, por exemplo, é possível atribuir pontos para encorajar os colaboradores a realizar ações como o networking e avaliação do evento.

Baixe o e-book da Copastur sobre Gamification para entender como aplicar essa tendência em viagens corporativas.

Espaços instagramaveis

Vivemos na era das redes sociais e, portanto, uma das ideias para eventos que pode ser um sucesso é a criação de locais para as pessoas tirarem fotos para publicar no Instagram. Isso vai incentivar os participantes a compartilhar a experiência online.

Leia também o post: Pré-evento – Como engajar e atrair o público para o evento

Exemplos de eventos criativos online

A pandemia de Covid-19 acelerou o processo de adaptação de todos os tipos de negócios que precisam realizar eventos. Por isso, os eventos online são uma tendência que, mesmo tendo sido despejada no colo de muitos organizadores, chegou e veio para ficar.

A diversidade dos eventos digitais pode ser vista como uma oportunidade de exercitar seu poder de inovação, pensar fora da caixa e promover encontros criativos online sem grandes dificuldades. Veja, a seguir, nossa lista de inspiração para você.

THU apresenta o Kanpai! Live

O evento Trojan Horse was a Unicorn criou uma versão 100% digital com uma série de shows ao vivo transmitidos pela internet. Além das tradicionais apresentações de música ao vivo, o evento incluiu na programação entrevistas, batalha de artes e até quadros de culinária, provando que mesmo de forma digital, todos os sentidos podem ser ativados através das telas.

SXSW Sessions Online

O SXSW, South by Southwest, é um evento que celebra a união da indústria cinematográfica, musical e interativa. O festival surgiu como um evento para divulgar nomes das artes e da música. A primeira edição foi um sucesso assim como as seguintes.

Durante  a pandemia, os organizadores pensaram então em apresentar os palestrantes do evento de forma virtual com interação e perguntas respondidas ao vivo pelo público. Essas transmissões foram feitas semanalmente e os palestrantes compartilharam suas histórias.

O evento ainda disponibilizou um formulário de feedback em seu site para que todos pudessem relatar sua experiência digital. Tanto em relação ao conteúdo oferecido, como também à experiência e interação com a interface digital escolhida para o SXSW Online.

Em 2022, a conferência ocorreu de forma híbrida, ou seja, contou com o evento presencial — de 11 a 20 de março em Austin, Texas — e o virtual.

NRF Big Show

Esse evento é organizado pela National Retail Federation, uma organização que engloba diversas empresas varejistas do mercado americano. Durante o NRF Big Show, são envolvidos mais de 30 mil profissionais de varejo online e offline, em uma maratona de quatro dias que inclui:

  • palestras;
  • shows;
  • apresentações de novos produtos e soluções para o mercado.

Sua importância é tão grande que existem pacotes turísticos vendidos em várias partes do mundo (inclusive no Brasil) para quem deseja ir a Nova York apenas para participar do evento.

Veja abaixo um resumo de como foi a edição da conferência em 2022:

Inspire-se também com ideias para eventos criativos presenciais

Reuniões, shows, palestras e outras convenções presenciais também servem para abrir horizontes e inspirar você a elaborar um evento criativo online para sua corporação.

Para sair das programações típicas de confraternização de fim de ano, palestras e workshops, veja alguns exemplos que potencializaram a área de atuação das empresas que os promovem. Pronto para ficar inspirado?

Beyond Van Gogh

A exposição imersiva “Beyond Van Gogh“, exibida no Morumbi Shopping, em São Paulo, leva o visitante a apreciar as obras do artista, projeções em grandes telas e outras tecnologias, músicas, espetáculos e muito mais.

MECA Inhotim

Realizado no maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo, o evento mistura shows, workshops, exposições e talks, além de outras atrações e experiências durante o dia e a noite. A edição de 2022 será em Brumadinho – MG, dos dias 12 a 14 de agosto, e contará com a participação de

  • Caetano Veloso;
  • Alceu Valença;
  • Fernanda Takai;
  • Larissa Luz;
  • Boogarins;
  • Majur;
  • entre outros.

A inovação desse evento aparece na estrutura criada para ele, que em outras edições já proporcionou aos participantes atividades criativas como: aulas matinais de ioga, visitas guiadas exclusivas e até passeio de balão de ar quente para os convidados. Antes da pandemia, os participantes tinham a possibilidade de acampar no local, aproveitando cada instante.

Festival de Cannes

Ao falar de festival, não podemos deixar de abordar o Festival de Cannes, que em 2022 celebra a sua 75ª edição. O evento é um dos mais prestigiados da área do cinema e é realizado na cidade de Cannes, na França, e recebe artistas de todas as partes do mundo.

Durante a pandemia, em 2020, o Festival de Cannes se uniu aos festivais de Veneza, Berlim, Sundance e outros para o “We are one: A global film festival”, transmitido pelo Youtube, mostrando que unindo-se a parceiros, pode-se fazer eventos online criativos e com a mesma repercussão.

Em maio de 2022, o tema foi “The Creative Comeback” (o retorno da criatividade), pois foi a volta emblemática e presencial do evento..

TED

O segredo do grande sucesso do TED envolve a escolha de palestrantes carismáticos e ótimos oradores que explicam inovações de modo envolvente. São abordados os mais diferentes assuntos, de ativismo a entretenimento. No site oficial, é possível conferir os vídeos das conferências já realizadas.

Campus Party

É impossível falarmos em eventos voltados para o mercado digital sem mencionar a Campus Party. Desde 2008, o evento é a principal referência no Brasil quando o assunto é tecnologia, inovação e cultura geek.

A Campus Party tem um evento principal que acontece anualmente, no qual personalidades da área de tecnologia, grandes empresas do setor e startups se encontram com os campuseiros (aqueles que literalmente acampam na sede da conferência) para dar início a uma série de palestras, workshops e apresentações de novos produtos.

Durante a pandemia, a Campus Party Digital Edition, foi 100% online e disponibilizada simultaneamente para 30 países, mostrando que o alcance de eventos digitais é realmente surpreendente.

Em 2022, o evento volta a ser presencial e está previsto para ocorrer no mês de novembro.

RD Summit

Considerado o maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina e idealizado pela empresa Resultados Digitais, o RD Summit é um evento que acontece anualmente em Florianópolis, capital de Santa Catarina e apontada como a Ilha do Silício. Hoje, é um dos principais eventos do setor no âmbito nacional.

A programação das palestras é bem delimitada e separada em temas. Os happy hours e as festas auxiliam na formação de conexões de maneira espontânea e descontraída. Durante a pandemia de Covid-19, os organizadores criaram o Hostel by RD Summit, evento 100% online para profissionais e empresas. Mas atualmente, a versão presencial está de volta.

Crie experiências únicas para os participantes do seu evento online

Deu para perceber que, para criar eventos criativos online ou presenciais, é preciso organização, recursos e um bom conhecimento da área.

Para ajudá-lo nessa missão, vale a pena contar com uma empresa especializada em eventos corporativos, que tem o know-how necessário para ajudar nos processos burocráticos, encontrar os melhores fornecedores e fazer com que os eventos criativos atinjam os resultados esperados.

A Copastur disponibiliza para você nossa plataforma 3D de evento online personalizável para eventos digitais de sucesso. Com ela, é possível gerir e acompanhar o evento full time, criar um layout especial para sua empresa e ter até áreas de relacionamento e stands.

Temos liberdade para criar ambientes com toda identidade visual do local, marca ou produto, palestras simultâneas ou individuais, chat para interação dos participantes, exposição de marcas e/ou serviços (com espaço para vídeos, download de materiais) e muito mais.

Com toda essa personalização, agregamos valor e proporcionamos experiências únicas e diferenciadas, fazendo com que de fato o participante viva em um ambiente imersivo. Conheça as vantagens da ferramenta!

Aproveite e baixe agora o nosso e-book sobre como organizar um evento corporativo bem estruturado!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima