Ideias para eventos online: exemplos criativos para se inspirar7 min restantes

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Ter ideias para eventos, nem sempre é uma tarefa fácil. Principalmente quando falamos de ações para gerar engajamento entre funcionários, motivar o comparecimento de clientes e potenciais compradores, captar investidores ou fortalecer a marca. Se for online, o desafio é ainda maior.

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Saber o que outras empresas estão realizando e conhecer as novas tendências é a melhor forma de organizar eventos criativos e inesquecíveis de forma online e presencial.

Neste post, iremos trazer algumas ideias para eventos online que você pode se inspirar. Confira!

Leia também o post: Pré-evento – Como engajar e atrair o público para o evento

Ideias criativas para eventos online

A acessibilidade é uma das principais vantagens dos eventos online. Isso porque, permite que pessoas de diferentes locais geográficos participem sem a necessidade de deslocamento, o que resulta em economia de tempo e custos para a organização e os participantes.

Abaixo listamos alguns eventos online de sucesso: 

THU apresenta o Kanpai! Live

O evento Trojan Horse was a Unicorn criou uma versão 100% digital com uma série de shows ao vivo transmitidos pela internet. Além das tradicionais apresentações de música ao vivo, o evento incluiu na programação entrevistas, batalha de artes e até quadros de culinária, provando que mesmo de forma digital, todos os sentidos podem ser ativados através das telas.

SXSW Sessions Online

O SXSW, South by Southwest, é um evento que celebra a união da indústria cinematográfica, musical e interativa. O festival surgiu como um evento para divulgar nomes das artes e da música. A primeira edição foi um sucesso assim como as seguintes.

Durante  a pandemia, os organizadores pensaram então em apresentar os palestrantes do evento de forma virtual com interação e perguntas respondidas ao vivo pelo público. Essas transmissões foram feitas semanalmente e os palestrantes compartilharam suas histórias.

A organização ainda disponibilizou um formulário com uma pesquisa de satisfação do evento em seu site para que todos pudessem relatar sua experiência digital. Tanto em relação ao conteúdo oferecido, como também à experiência e interação com a interface digital escolhida para o SXSW Online.

Web Summit

Em 2020, o evento teve uma versão online que reuniu mais de 100 mil pessoas de 168 países, que acompanharam as palestras, mesas redondas e masterclasses. 

Para se adaptar ao digital, a organização ajustou o tempo das palestras para 20 minutos e permitiu que os participantes transitassem entre elas. Além disso, eles disponibilizaram no Youtube as palestras do palco principal.

Inspire-se também com ideias para eventos criativos presenciais

Reuniões, shows, palestras e outras convenções presenciais também servem para abrir horizontes e inspirar você a elaborar um evento criativo online para sua corporação.

Para sair das programações típicas de confraternizações de empresas, palestras e workshops, veja alguns exemplos que potencializaram a área de atuação das organizações que os promovem. Pronto para se inspirar?

TED

O segredo do grande sucesso do TED envolve a escolha de palestrantes carismáticos e ótimos oradores que explicam inovações de modo envolvente. São abordados os mais diferentes assuntos, de ativismo a entretenimento. No site oficial, é possível conferir os vídeos das conferências já realizadas.

Campus Party

É impossível falarmos em eventos voltados para o mercado digital sem mencionar a Campus Party. Desde 2008, o evento é a principal referência no Brasil quando o assunto é tecnologia, inovação e cultura geek.

A Campus Party tem um evento principal que acontece anualmente, no qual personalidades da área de tecnologia, grandes empresas do setor e startups se encontram com os campuseiros (aqueles que literalmente acampam na sede da conferência) para dar início a uma série de palestras, workshops e apresentações de novos produtos.

Durante a pandemia, a Campus Party Digital Edition, foi 100% online e disponibilizada simultaneamente para 30 países, mostrando que o alcance de eventos digitais é realmente surpreendente.

RD Summit

Considerado o maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina e idealizado pela empresa Resultados Digitais, o RD Summit é um evento que acontece anualmente em Florianópolis, capital de Santa Catarina e apontada como a Ilha do Silício. Hoje, é um dos principais eventos do setor no âmbito nacional.

A programação das palestras é bem delimitada e separada em temas. Os happy hours e as festas auxiliam na formação de conexões de maneira espontânea e descontraída. Durante a pandemia de Covid-19, os organizadores criaram o Hostel by RD Summit, evento 100% online para profissionais e empresas.

Além do formato, no ano em que o evento foi realizado online, foi preciso fazer um ajuste no tempo, o que fez com que ele ocorresse em 3 dias, com duração de 3 horas.

Como inovar em um evento?

Inovar em um evento, especialmente online, exige uma combinação de criatividade, tecnologia avançada e foco na experiência do usuário. Abaixo listamos algumas ações que podem ser utilizadas em eventos online e presenciais:

Priorize a interação

Crie um ambiente virtual onde o público se sinta parte da experiência. Utilize ferramentas de perguntas e respostas em tempo real, enquetes, chats e sessões de networking para estimular a interação e o engajamento.

Personalize a experiência

Utilize dados e análises para criar uma experiência personalizada para cada participante. Ofereça conteúdo relevante, trilhas de aprendizado personalizadas e oportunidades de networking direcionadas.

Sessões surpresa

Surpreender os participantes com uma sessão ou espaço novo e inesperado é uma ótima alternativa, pois torna o evento mais memorável para o participante.

Invista em tecnologia

Utilizar tecnologias imersivas, como realidade virtual ou aumentada, para transportar os participantes para ambientes virtuais envolventes. Isso cria uma sensação de presença e conexão, mesmo à distância.

Gamification

A estratégia de gamificação (gamification) traz uma dose de competição saudável. Em eventos corporativos, por exemplo, é possível atribuir pontos para encorajar os colaboradores a realizar ações como o networking e avaliação do evento.

Espaços instagramáveis

Vivemos na era das redes sociais e, portanto, uma das ideias para eventos que pode ser um sucesso é a criação de locais para as pessoas tirarem fotos para publicar no Instagram. Isso vai incentivar os participantes a compartilhar a experiência online.

Contrate uma empresa especialista em eventos

Empresas de eventos detêm expertise e conhecimento aprofundado do mercado e tem acesso às últimas tendências do mercado, desde as novas tecnologias para apresentações visuais e interativas até designs de espaços e experiências personalizadas para os participantes, desta forma, elas conseguem oferecer soluções personalizadas para os eventos.

Como a Copastur pode ajudar a organizar eventos online

A Copastur disponibiliza para os seus clientes a  plataforma 3D de evento online personalizável . Com ela, é possível gerir e acompanhar o evento full time, criar um layout especial para sua empresa e ter até áreas de relacionamento e estandes.

A empresa consegue criar ambientes com toda identidade visual do local, marca ou produto, palestras simultâneas ou individuais, chat para interação dos participantes, exposição de marcas e/ou serviços (com espaço para vídeos, download de materiais) e muito mais.

Com toda essa personalização, é possível agregar valor e proporcionar experiências únicas e diferenciadas, fazendo com que de fato o participante viva em um ambiente imersivo. 

Com a Copastur é possível contratar em um mesmo plano os serviços de viagens corporativas, eventos, offshore e muito mais.

Conheça agora mesmo a agência de eventos da Copastur e organize ações online de sucesso!

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