ESG em Eventos: Conheça o conceito e saiba como aplicá-lo

O ESG reflete o compromisso das empresas com a sustentabilidade ambiental, o bem-estar social e a integridade corporativa. Esses três pilares não só podem, como devem ser utilizados em todos os setores e ações das organizações. Por exemplo, o ESG em eventos é uma forma de atuação cada vez mais importante.

Quando aplicado a eventos, o ESG oferece uma estrutura robusta para garantir que essas ocasiões sejam planejadas, executadas e avaliadas de maneira ética, socialmente responsável e ambientalmente consciente. O que implica desde a escolha do local até a consideração dos impactos sociais das atividades realizadas durante o evento. 

Neste conteúdo, iremos explorar o conceito de ESG e mostrar como aplicá-lo na organização e realização de eventos. Confira!

Leitura recomendada: Sustentabilidade corporativa: Como aplicar?

O que é ESG?

ESG, ou Environmental, Social, and Governance (Ambiental, Social e Governança), é um conjunto de critérios utilizados para avaliar o desempenho de uma empresa em termos de sustentabilidade e responsabilidade corporativa.

O que significa a sigla?

  • E” refere-se às práticas ambientais, incluindo questões como conservação de recursos naturais, redução de emissões de carbono e gestão de resíduos;
  • “S” diz respeito às preocupações sociais, como diversidade e inclusão, condições de trabalho e engajamento com as comunidades locais;
  • “G” engloba aspectos de governança corporativa, como transparência, ética nos negócios e estrutura de liderança. 

Empresas que adotam práticas relacionadas ao ESG buscam não apenas o lucro financeiro, mas também consideram seu impacto no meio ambiente, na sociedade e a forma como são geridas. 

Importância do ESG para empresas

Ao integrar esses três pilares em suas operações, as organizações vão além de mitigar riscos relacionados a questões ambientais e sociais. Dessa forma, é possível impulsionar a inovação, a eficiência operacional e a resiliência a longo prazo. 

Inclusive, esses critérios são cada vez mais importantes para investidores, consumidores e stakeholders, pois refletem uma abordagem mais responsável e sustentável dos negócios.

Para se ter uma ideia deste impacto, 62% dos compradores da geração Z (nascida entre 1995 até o início do ano 2010) preferem comprar de marcas sustentáveis, de acordo com a pesquisa da First Insight.

E os próprios empresários estão olhando de forma positiva para o investimento em ESG. Segundo estudo do International Business Report (IBR), para 48% das empresas, a sustentabilidade terá um impacto financeiro em seus negócios. Já para 47%, a abordagem sustentável deve gerar maior eficiência operacional e redução de custos.

Tais números reforçam a necessidade das empresas adotarem as boas práticas de ESG, a fim de se manter na vanguarda no mercado e alcançar esses benefícios.

Por que aderir ao formato de ESG em eventos?

A aplicação do conceito de ESG em eventos não apenas alinha as atividades empresariais com objetivos mais amplos de sustentabilidade, mas também impulsiona a inovação e o crescimento consciente. 

Apesar da maioria dos eventos terem curta duração, a movimentação acaba impactando o meio ambiente. Seja pelo consumo de materiais e sua logística, deslocamento dos participantes e organizadores, resíduos gerados, consumo de energia e água etc.

Por isso, é necessário realizar ações sustentáveis que oferecem vantagens às organizações, cumprem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e deixam um grande legado de responsabilidades. Os benefícios podem ser percebidos nos âmbitos social, ambiental e de governança.

Âmbito social

No aspecto social, essa abordagem promove a inclusão, diversidade e equidade dentro dos eventos, garantindo que todas as partes interessadas sejam representadas e tenham voz.

Além disso, os eventos ESG, muitas vezes, apoiam iniciativas comunitárias locais, promovendo um senso de responsabilidade social corporativa. 

Âmbito ambiental

A adoção de práticas sustentáveis em eventos reduz o desperdício, as emissões de carbono e o consumo de recursos naturais, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Âmbito de Governança

Em termos de governança, a transparência e a ética na organização de eventos fortalecem a confiança dos stakeholders e demonstram um compromisso com a integridade e a responsabilidade corporativa.

Leia também o post sobre Tipos de eventos corporativos

Principais vantagens de adotar o ESG em eventos

A implementação do ESG em eventos oferece uma série de vantagens para organizadores, participantes e patrocinadores. Confira como cada grupo pode se beneficiar da iniciativa:

Para os organizadores

  • Melhora da imagem e reputação da marca: demonstra o compromisso da organização com a sustentabilidade, a responsabilidade social e a ética;
  • Atrai e fideliza participantes: o público, cada vez mais consciente, busca eventos que estejam alinhados com seus valores;
  • Reduz custos: a otimização de recursos e a gestão eficiente de resíduos podem gerar economia significativa para o evento;
  • Aumenta o engajamento dos patrocinadores: empresas com forte compromisso ESG buscam associar sua marca a eventos que compartilhem dos mesmos valores.

Saiba mais: 3 Ações de Sustentabilidade Empresarial que Geram Mais Saving

Para os participantes

  • Experiência mais sustentável e responsável: contribui para a construção de um futuro melhor para o planeta e para a sociedade;
  • Maior segurança e confiabilidade: a implementação de medidas de governança garante um ambiente seguro e confiável para o evento;
  • Oportunidade de networking com empresas e profissionais comprometidos com o ESG.

Para os patrocinadores

  • Associação da marca a um evento com valores positivos: fortalece a imagem da marca e aumenta sua visibilidade junto ao público;
  • Acesso a um público mais consciente e engajado: possibilidade de conectar-se com consumidores que valorizam a sustentabilidade e a responsabilidade social;
  • Oportunidade de contribuir para a construção de um futuro mais sustentável.

Como aplicar o ESG em eventos na prática?

Para organizar eventos com os princípios do ESG, é essencial adotar uma abordagem holística que integre os pilares em todas as etapas do evento, do planejamento à execução. 

Abaixo, explicamos como aplicar o ESG em cada fase da sua feira de negócios, congresso ou conferência. Acompanhe:

Planejamento

Comece por realizar uma avaliação dos impactos potenciais do evento, identificando oportunidades para reduzir o consumo de recursos, minimizar resíduos e promover a inclusão e diversidade. 

Em seguida, estabeleça metas claras e mensuráveis relacionadas ao ESG, garantindo que sejam comunicadas de forma transparente a todos os envolvidos. 

Ao selecionar fornecedores e parceiros, priorize aqueles que compartilham valores sustentáveis e éticos. 

Substitua brindes de plástico por materiais biodegradáveis

Feitos de fibra de coco ou de arroz, os produtos biodegradáveis são fabricados a partir de material orgânico ou reciclável, que demandam pouca energia e recursos naturais em sua produção e servem como substitutos do plástico. Portanto, oferecem poucos impactos ambientais após o descarte.

Também é preciso avaliar se o material selecionado precisa de alguma ação específica. O lápis ecológico, por exemplo, deve ser plantado após o uso, para que as sementes que estão nele germinem e virem flor.

Leia também o Ebook: Tripé da Sustentabilidade em Eventos Corporativos

Durante o evento

Nesta etapa, implemente práticas como reciclagem, uso de materiais sustentáveis e promoção da igualdade de oportunidades. 

Após o evento

Por fim, avalie o desempenho em relação às metas estabelecidas e busque feedback para aprimorar futuras edições.  

Outra ação importante é a divulgação dos resultados das iniciativas ESG em eventos para os stakeholders.

Aprofunde-se no tema com o post avaliação de eventos

Case de ESG em Eventos: Lacte

Em diversos tipos de eventos que organiza, a Copastur procura destacar ideias criativas para inovar e criar hábitos sustentáveis. Um exemplo foi a participação da empresa no Lacte, em que propôs um desafio para os visitantes do estande.

Durante o evento, as pessoas puderam pedalar em uma bicicleta estática para transformar energia humana em eletricidade. Ao acender uma a uma das 18 lâmpadas das duas torres, foi possível conscientizar os participantes sobre o consumo de energia.

Após a realização do desafio, os presentes ainda descobriram o que seria possível fazer com os Watts gerados nessa interação.

Segundo Paula Montagn, Gerente de Novos Negócios em Eventos, Incentivo & Live Marketing na Copastur, atualmente, as empresas globais não estão apenas preocupadas com o retorno financeiro. 

Assim, ao idealizarem um evento, muitas buscam opções ecologicamente corretas que, mesmo sendo mais caras do que as alternativas convencionais – já que a demanda ainda é baixa –, traduzem sua preocupação com o futuro do planeta.

“Essa é uma tendência mundial que vem ganhando adeptos importantes em diversos setores. Fechamos 2022 com eventos de sucesso que apostaram em soluções sustentáveis. Os grandes gestores entendem que não haverá desenvolvimento caso não considerem esse tema”, afirma Montagn.

Paula Montagn

Como funciona na prática o ESG da Copastur?

equipe de Novos Negócios de Eventos e Incentivo da Copastur conta com o apoio especializado de mais de 140 profissionais, além de especialistas de diversos outros setores que juntos personalizam projetos de acordo com as necessidades das corporações. 

Cada detalhe é cuidadosamente pensado para sensibilizar, despertar ou sanar as dores. Juntos com nossos clientes, também criamos estratégias para que os prospects compreendam a importância de se associarem a uma organização responsável em relação às temáticas ESG.

A Copastur também possui tecnologias que permitem desenvolver eventos inovadores e contribui para a melhoria dos processos de criação, apresentando protótipos 3D dos projetos para eventos. Desta forma, o cliente visualiza o espaço escolhido com as soluções sugeridas por ele, assim como as novidades oferecidas pela Copastur.

Paula Montagn lembra ainda que, com a expertise de quem possui certificações como a ISO 14001, ISO 9001, Sistema B, Empresas Humanizadas e o selo Ecovadis, a Copastur está sempre atenta a assuntos que preservem o meio ambiente, como:

  • Análise da estrutura do evento, que deve favorecer a luz e ventilação natural;
  • Investimento em comunicação virtual para eliminar o uso de papel;
  • Utilização materiais recicláveis – de maneira reduzida – nos cenários, decorações e nos brindes personalizados, agregando valor durante a experiência;
  • Contratação de fornecedores locais e que compartilhem desses valores para reduzir os impactos negativos;
  • Planejamento cuidadoso sobre o descarte de resíduos sólidos;
  • Relatórios de compensação de carbono, principalmente na logística aérea, que apresenta investimento em plantio de mudas.

Assista o vídeo abaixo para conhecer os projetos em ESG da Copastur

YouTube player

Você já ouviu falar na certificação do Sistema B?

As organizações que compõem um seleto grupo de empresas B são um novo tipo de negócio que equilibra propósito e lucro, trabalhando além dos seus próprios interesses. O objetivo é gerar vantagens para todos que fazem parte do seu ecossistema como: colaboradores, comunidade, meio ambiente, clientes e uma boa governança. 

Ou seja, são empresas que buscam ser o melhor para o mundo e não apenas as melhores do planeta.

Saiba o que levou a Copastur a conquistar essa certificação:

O conceito ESG é a grande tendência no mercado de eventos. O interesse das corporações mundiais é utilizar essa poderosa ferramenta para aproximar-se de clientes conscientes da finitude dos recursos naturais e seus efeitos à vida humana.

Na Copastur, essas ações já fazem parte da rotina de toda a equipe que, ao notar o protagonismo da agenda ESG, têm sugerido a seus clientes que invistam cada vez mais nesse tópico. Seja em eventos ou em ações pontuais, nós apostamos sempre em ações, ativações e brindes sustentáveis.

Compensação de carbono

Além do ESG em eventos, a Copastur também realiza ações com foco nas viagens corporativas, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Por isso, criamos o plano de compensação de carbono emitido na natureza. 

Então, plantamos junto com a SOS Mata Atlântica mudas de árvores nativas do bioma mais ameaçado do Brasil para compensar essas emissões de CO2.

E aí ficou com vontade de implementar o conceito ESG em eventos na sua empresa? Entre em contato agora mesmo com os especialistas da Copastur e conheça os serviços de eventos corporativos.

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima