Viagens corporativas: 10 destinos mais procurados para fazer negócios

O assunto é viagem corporativa? Então já se sabe que o público não só é bastante específico como representa uma fatia importante no cenário econômico brasileiro ao movimentar grande parte do fluxo de deslocamentos dentro do território nacional. Sabia que o Brasil já chegou a ser considerado líder nesse segmento dentro da América Latina? E os destinos não se limitam às cidades nacionais, viu? Voa-se para bem longe!

Na prática, o mercado das viagens corporativas é tão atrativo que mesmo em tempos de crise permanece promissor, contando com projetos de ampliação em aeroportos, bem como com melhorias estruturais em novas cidades de destino, além das capitais. Que tal conhecer as cidades mais procuradas quando o assunto é fazer negócios e descobrir o universo de fatores envolvido na escolha por alguns polos? Então fique de olho no nosso post de hoje!

São Paulo

Precursora na oferta de serviços diferenciados ao público de viagens corporativas, São Paulo já possui tradição nesse mercado. Chegou inclusive a abocanhar a fatia de 26% das destinações nacionais do setor em 2013! É uma cidade extremamente interessante primeiramente porque oferece uma vasta oferta de espaços para a realização de eventos de todos os portes e tipos, além de contar com empresas especializadas e profissionais experientes no fornecimento de produtos ou serviços voltados à realidade desses encontros de negócio.

Um exemplo do protagonismo da cidade é o mais recente serviço de transporte aéreo UberCOPTER, que tem como principais clientes o público business. Com início em junho deste ano, o serviço consiste basicamente na oferta de viagens de helicóptero dentro da cidade e sua macrorregião, incluindo dentro das possibilidades de rota 4 aeroportos — Guarulhos, Congonhas, Viracopos e Campo de Marte.

Apesar de ainda ser um serviço em fase experimental, traz uma valiosa alternativa de transporte para quem precisa se deslocar pela metrópole sem ter que lidar com os (muitos comuns) problemas de tráfego no solo. Apesar de não ter um custo acessível a todos, o serviço é um daqueles itens que torna a cidade mais atrativa, dando um toque contemporâneo ao destino.

Rio de Janeiro

No cenário das viagens corporativas, o que desperta o interesse pela escolha do destino costuma ser a pluralidade de ofertas de serviços e de estruturas que comportem os eventos. E a cidade do Rio de Janeiro se destaca não só por isso (afinal, tem igualmente tradição em sediar esses encontros), mas também por sua receptividade e clima diferenciados, fazendo do ambiente um fator a mais para o sucesso de qualquer evento.

Tendo representado 24% das viagens corporativas nacionais em 2013, a cidade pode contar, dentre outros fatores importantes, com uma rede hoteleira capaz de fornecer atendimento especializado para o público do segmento. Isso sem mencionar que as belezas naturais da cidade maravilhosa acabam por se tornar um acréscimo para quem viaja ao litoral para negócios.

Brasília

Brasília vem logo na cola de São Paulo e Rio de Janeiro no que se refere a destinos para viagens corporativas. Habituada a receber um fluxo de políticos de todas as regiões do país, a capital federal possui uma infraestrutura mais que favorável para o acolhimento de eventos corporativos. Os hotéis têm ótimos espaços para reuniões, bem como salões de festa e salas de convenções, todos devidamente equipados.

Além do mais, a ampla estrutura de bares e restaurantes faz de Brasília um destino bastante interessante para o público das viagens corporativas. É possível inclusive encontrar avaliações on-line sobre os locais frequentados por esse tipo de audiência, com notas e feedbacks para o happy hour corporativo, por exemplo.

gestão corporativa banner

Campinas

A cidade de Campinas vem se destacando bastante entre os destinos de viagens corporativas, sendo uma das únicas que não é capital. Todo esse sucesso se deve principalmente à boa estrutura para receber encontros de negócios e à proximidade com São Paulo. Sem o agito e a complexidade da capital, Campinas conta com hotéis que recentemente tiveram áreas ampliadas para receber clientes corporativos.

E a melhor notícia é que, dentro alguns anos, grandes grupos pretendem instalar complexos empresariais na cidade. São investimentos significativos com o objetivo de criar (ou aprimorar) espaços especialmente voltados para a realização de eventos corporativos — estruturas com salas, escritórios, espaços de convivência e centros de convenção, tudo com integração a novos hotéis.

Outra novidade é que, em junho deste ano, uma companhia aérea inaugurou um voo de lá diretamente para Lisboa! Embora o aeroporto de Viracopos já realize voos internacionais para Miami e Orlando, vale lembrar que os benefícios da cidade enquanto destino do público corporativo estão diretamente relacionados ao potencial de seu aeroporto. Viracopos inclusive tem um avançado projeto de expansão em curso, além de também ser o primeiro aeroporto fora da cidade de São Paulo que poderá contar com o serviço UberCOPTER.

Belo Horizonte

Contando com uma ampla rede de hotéis, bares e restaurantes, Belo Horizonte é uma cidade bem preparada para lidar com grandes fluxos de públicos variados. Como destino de viagens corporativas, a cidade tem uma dinâmica própria, possuindo o Minascentro e o Expominas como locais com potencial para abrigar a realização de grandes eventos. Inclusive muitos hotéis chegam a oferecer descontos para lidar com a demanda de hóspedes aos finais de semana, já que o movimento maior é mesmo nos dias úteis.

Recife

Representando um polo do nordeste, Recife sustenta um percentual relevante como destino de negócios. Sendo cada vez mais reconhecida como o Vale do Silício no Brasil, a cidade tem motivos de sobra para ser um destino promissor, com potencial para abrigar muitos eventos. E é claro que o clima e as praias do litoral nordestino são benefícios extras para as opções de lazer dos colaboradores viajando a trabalho.

Nova York

Sem sombra de dúvida, Nova York é um dos grandes centros do mundo. Por isso, também lidera o rol dos destinos de viagens corporativas. Conhecida como a cidade que nunca dorme, oferece uma gama incomparável de produtos, serviços, gastronomia e opções de lazer ao público corporativo.

Orlando

Orlando, com seus grandes hotéis e parques temáticos, é um destino atrativo para todo tipo de público, inclusive o públicobusiness. A estrutura dos hotéis conta com todo o aparato necessário à realização dos encontros de negócios, estando por isso entre os destinos favoritos do mercado.

Buenos Aires

Figurando há tempos entre os principais destinos para a realização de eventos voltados ao público business, Buenos Aires representa uma das melhores relações entre custo e benefício do mercado — muitas vezes se mostrando até mais em conta que algumas cidades brasileiras. Possuindo hotéis de excelência em eventos corporativos, a capital argentina tem diversos atrativos turísticos e uma riqueza cultural que a diferencia da maioria das rotas do turismo de negócios.

Santiago

Dados de 2015 apontam Estados Unidos e Argentina como os preferidos dos brasileiros que transitam em viagens corporativas, mas a surpresa é a cidade de Santiago, no Chile, que teve um relevante aumento percentual em relação a Buenos Aires. E motivos para Santiago estar entre os destinos preferidos do setor não faltam! A cidade oferece uma excelente estrutura para recebimento desse público, é limpa, organizada, tem uma rede de transporte subterrâneo eficiente e hotéis preparados para os encontros dos profissionais.

Viu como o mercado das viagens corporativas é extremamente ativo? Já conferiu alguns desses destinos em uma viagem de negócios? Comente e compartilhe suas impressões conosco!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima