Viagens corporativas: otimize custos com Inteligência Artificial

As viagens corporativas são fundamentais para o sucesso empresarial e, mais do que nunca, contam com uma poderosa aliada: a Inteligência Artificial (IA), que em 2024 promete revolucionar o mercado corporativo mundial. Isso ocorre não apenas porque essa tecnologia otimiza custos, mas também por atuar com eficiência e oferecer personalização ao processo como um todo.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Se há quatro anos muitos profissionais ainda insistiam em criar manualmente seus relatórios de despesas de viagem corporativa, a realidade atual é bem diferente. Quase 40% dos profissionais que atuam nas maiores organizações globais utilizam a IA com o intuito de garantir o saving. Afinal, com o avanço das novas tecnologias, é possível otimizar tempo e realizar processos com total precisão.

Quer entender melhor como a Inteligência Artificial pode garantir o sucesso de sua viagem corporativa? Então, continue lendo este artigo, que traz muitas dicas e insights incríveis!

Por que elaborar um relatório de despesas em viagens corporativas?

O relatório de despesas em viagens corporativas é fundamental para definir claramente as despesas que a empresa assumirá durante todo o percurso de seus colaboradores, determinando o tipo de hospedagem, passagens aéreas ou terrestres e alimentação. Por isso, é imprescindível criar uma política de viagens para evitar dúvidas sobre as responsabilidades da empresa e de seus profissionais. Também é importante ser amparado por especialistas em viagens corporativas que estão atualizados com todos os processos burocráticos e tecnológicos. Afinal, nem todas as organizações estão preparadas para lidar com a chegada da Inteligência Artificial (IA). Mas fique atento: quem não se adaptar a essa nova realidade vai perder espaço no mercado.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Cetic.BR|Nic.br, 22% das pequenas empresas e pouco mais de 39% das grandes já utilizam IA em seus processos. Vale lembrar que os benefícios são muitos: vão desde a otimização de processos até o desenvolvimento de estratégias mais assertivas.

Como nem todos os profissionais sabem como utilizar essa ferramenta para organizar seus relatórios de viagens, muitos têm contado com o apoio de profissionais especializados, como a equipe da Copastur.

A IA vai revolucionar a experiência do viajante

De acordo com João Fornari, Head de TI da Copastur, a IA é o futuro das viagens corporativas e vai revolucionar a experiência do viajante. Em meio aos desafios contemporâneos e às questões éticas que envolvem a adoção da IA, é importante reconhecer o papel fundamental que essa tecnologia desempenhará em nosso cotidiano. “A integração cada vez mais profunda da IA nas viagens corporativas promete redefinir a maneira como planejamos, reservamos e vivenciamos nossas jornadas de negócios. Os avanços tecnológicos liderados pela IA não apenas simplificarão processos complexos, mas também abrirão portas para uma personalização sem precedentes”, pondera Fornari.

Guia viagem corporativa
tecnologia inovação viagens corporativas

Segundo Fornari, cada itinerário será moldado de acordo com as preferências individuais, transformando viagens de negócios em experiências personalizadas. Seguindo essa mesma linha de atuação, os relatórios de viagem também entrarão em uma nova era impulsionada pela Inteligência Artificial, que se inicia na fase de planejamento e se estende a cada aspecto prático da jornada corporativa.

Como a IA aperfeiçoa os relatórios de despesas?

Com o cenário corporativo cada dia mais dinâmico, a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada poderosa na busca por relatórios de despesas de viagem impecáveis, oferecendo uma abordagem mais inteligente e eficiente.

A equipe de TI da Copastur, por exemplo, oferece soluções personalizadas, de acordo com as necessidades de cada cliente, que facilitam suas rotinas e agregam valor às suas experiências. Confira abaixo algumas ferramentas que impactam positivamente os negócios e que podem ser utilizadas pela TMC nas viagens corporativas da sua empresa.

Automatização de Documentação:

Na Copastur, a automatização de documentação por meio da Inteligência Artificial (IA) é uma prática comum, que revoluciona a gestão de despesas em viagens corporativas, eliminando os papéis. Isso otimiza todo o ciclo de vida dos documentos, desde a captura até o arquivamento digital, resultando em processos mais eficientes e menos dependentes de recursos manuais. 

Personalização de Políticas:

Por meio de algoritmos inteligentes, a IA desempenha um papel importante ao personalizar as políticas de despesas de acordo com as necessidades específicas de cada empresa. Esse recurso não apenas assegura a conformidade com diretrizes internas, mas também atua na prevenção de desvios, proporcionando um controle mais efetivo sobre os gastos das viagens corporativas. 

Integração com Cartões Corporativos:

Ao estabelecer integração com sistemas de cartões corporativos, a IA aprimora o processo de reconciliação de despesas. Essa integração proporciona uma visão consolidada e abrangente de todas as transações, simplificando a análise e o acompanhamento financeiro. Além disso, a IA identifica padrões de gastos, contribuindo para estratégias mais eficazes na gestão de despesas corporativas e proporcionando uma visão mais clara e detalhada do panorama financeiro da empresa. 

Relatórios dinâmicos em tempo real:

Ao acompanhar a dinâmica acelerada dos negócios, a Inteligência Artificial desempenha um papel fundamental na geração de relatórios ágeis em tempo real. Essa capacidade proporciona uma visão instantânea, atualizada e precisa da situação financeira da empresa, facilitando a tomada de decisão. Com algoritmos avançados, a IA processa dados em tempo real, destacando tendências e padrões que podem influenciar diretamente as estratégias de otimização de custos em viagens corporativas, garantindo uma gestão financeira mais eficiente e proativa. 

Conte com uma empresa especializada

Por fim, não deixe de considerar a contratação de uma empresa como a Copastur, especializada na gestão de viagens corporativas, que possui o know-how para ajudá-lo a estabelecer uma política de viagens e um padrão para os relatórios de despesas, além de oferecer opções de ferramentas de expense que atendam à necessidade de cada cliente, integrando viagens e despesas no mesmo sistema. 

Além disso, os especialistas ajudam a reduzir custos, já que estão sempre conectados com o mercado e buscando alternativas que tragam economia, segurança nas viagens e satisfação dos viajantes. Investir em uma parceria na gestão de viagens representa, portanto, garantia de sucesso no processo de viagens. 

Quer melhorar toda a estrutura e não apenas a elaboração de relatórios de despesas de viagem? Então baixe gratuitamente nosso Guia de Viagens de Negócios! 

Guia Expense Management
Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima