Mobilidade corporativa: soluções em viagens de negócio para 2024

mobilidade corporativa em 2024

A mobilidade corporativa vem sendo revolucionada graças aos avanços tecnológicos que oferecem soluções em viagens de negócios e que ganharão ainda mais força em 2024. Portanto, as corporações que desejam acelerar a produtividade, reduzir custos e manter a segurança de suas equipes devem apostar em transformações digitais que cuidam da mobilidade corporativa que podem ser projetadas em cocriação com uma Travel Tech. Afinal, elas permitem que você acompanhe de perto toda a jornada de seus colaboradores em qualquer parte do mundo.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Quer ficar por dentro das facilidades oferecidas por esses aplicativos de última geração que estão chegando ao mercado todos os anos para oferecer melhorias na qualidade de vida dos funcionários? Continue a leitura deste artigo!

Quais são os desafios de mobilidade corporativa?

Em 2024, os investimentos em softwares mais ágeis e inteligência artificial prometem ajudar ainda mais as empresas a superarem os desafios em mobilidade corporativa para empresas de todos os portes. Além de ampliar o saving, quesito importantíssimo nos dias atuais. Desta forma, os apps devem ficar ainda mais acessíveis, garantindo segurança, comodidade e evitando o desperdício de tempo com transporte. Mas existem outros desafios da mobilidade corporativa que devem ganhar força no próximo ano. São eles:

Redução de emissão de poluentes

A preocupação com a redução de emissão de CO² é um dos desafios da mobilidade corporativa e do planeta em geral. Quanto mais gases de efeito estufa são despejados na atmosfera, mais consequências socioambientais são geradas, provocando mudanças climáticas — como o aquecimento global. Com o conceito de ESG — indicador que avalia as práticas ambientais, sociais e de governança nas organizações — sendo cada vez mais difundido no meio corporativo, as empresas precisam se atentar a formas de promover a preservação do planeta. A implementação de alternativas na mobilidade é muito importante, como os transportes elétricos e o uso de combustíveis renováveis. Sendo assim, investir em ações de mobilidade corporativa mais sustentáveis faz uma grande diferença para as organizações e a sociedade em geral, que observa com mais atenção os impactos causados no planeta e investe em práticas que ajudem a diminuir as emissões de carbono.

Acessibilidade:

Um dos grandes desafios da mobilidade corporativa é a acessibilidade para pessoas com deficiência. Garantir que todos possam exercer o direito de ir e vir é essencial. Para isso, os transportes e os pontos de embarque/desembarque devem ser adaptados para aqueles que têm dificuldade para:

  • Enxergar;
  • Ouvir;
  • Caminhar;
  • Subir degraus,
  • Ou que tenha alguma deficiência mental/intelectual.

De acordo com o último Censo do IBGE, realizado em 2022 e anunciado recentemente, o número de pessoas com deficiência no Brasil foi estimada em 18,6 milhões, o que corresponde a 8,9% da população. Portanto, a mobilidade urbana precisa garantir que esses passageiros sejam atendidos e tenham acesso à infraestrutura adequada.

Esses cuidados têm sido observados pelas grandes corporações que, durante a gestão de viagens de negócios desses profissionais, procuram contratar agências especializadas para oferecer atendimento vip, evitando transtornos durante a jornada de trabalho.

Mobilidade como um serviço (MaaS)

O conceito de Mobility as a Service (MaaS) — ou Mobilidade como um Serviço, em português — é uma grande tendência, isso porque as pessoas passaram a utilizar modos de transporte particular por meio de aplicativos, como o Uber. Além de carros, os usuários também podem solicitar:

  • Motos;
  • Bikes compartilhadas;
  • Patinetes elétricos;
  • Entre outros modais.

Por isso, as empresas apostam em tecnologias que melhorem esses serviços e facilitem a rotina dos usuários. A criação de apps para transporte que reúnem diversas opções em lugar só é um exemplo de soluções para esse segmento.

A Copastur, por exemplo, conta com o aplicativo inovador, Copastur Mobilidade, que permite ao passageiro escolher o melhor serviço — comparando os valores, os trajetos e as empresas —, avaliando as opções ao mesmo tempo em nosso aplicativo, que oferece ainda possibilidades como, controle, segurança e economia.

Assista o vídeo onde os especialistas da Copastur explicam detalhadamente como a nossa plataforma pode otimizar a mobilidade dos seus colaboradores.

 

YouTube player

Segurança e conforto dos passageiros

Outro ponto essencial, que é um dos principais desafios da mobilidade corporativa, é garantir a segurança dos viajantes. E isso engloba diversas esferas, desde a proteção física das pessoas contra situações como assalto, assédio e acidentes até questões de saúde.

Isso tudo vai muito de encontro com o conceito de duty of care em viagens corporativas, que estabelece a responsabilidade que as empresas têm em garantir o bem-estar e a segurança dos colaboradores, seja em home office ou no presencial. Dessa forma, a equipe torna-se cada vez mais motivada e engajada com a organização.

São diversos os desafios da mobilidade corporativa, certo? Se a sua empresa enfrenta algum ou vários deles, entre em contato com a Copastur! Contamos com recursos e ferramentas ideais para ajudar a sua organização a garantir a satisfação daqueles que fazem viagens corporativas!

 

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima