Engajamento de funcionários e funcionárias: importância, ferramentas e estratégias

Compartilhe este conteúdo:

O engajamento de funcionários e funcionárias (pessoas colaboradoras) é um dos pilares mais importantes para o sucesso organizacional, influenciando diretamente produtividade, retenção de talentos e clima interno. 

No entanto, dados recentes mostram que esse desafio tem se intensificado no Brasil: segundo a pesquisa Engaja S/A, conduzida em parceria entre a Flash e a FGV EAESP, o índice de engajamento das pessoas trabalhadoras caiu para apenas 39% em 2025, o menor nível desde o início da série histórica, representando uma retração em relação ao ano anterior. 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Esse cenário de desmotivação não é apenas uma questão de bem-estar no ambiente de trabalho, mas também tem um impacto econômico significativo. A mesma pesquisa estima que o desengajamento gera um prejuízo anual de R$ 77 bilhões, equivalentes a cerca de 0,66% do PIB, resultado de fatores como alta rotatividade e presenteísmo – quando funcionários(as) permanecem no trabalho, mas com baixa produtividade.

Diante desse contexto, adotar estratégias eficazes e ferramentas adequadas para aumentar o engajamento se torna uma necessidade urgente para as organizações que buscam melhorar o desempenho, reduzir custos e criar um ambiente de trabalho mais saudável e motivador.

Ao longo deste texto, vamos explorar abordagens práticas e ferramentas que podem transformar a forma como as empresas envolvem suas equipes e promovem uma cultura corporativa com resultados positivos. Continue lendo!

Copastur: bagagem de mais de 50 anos para transformar viagens em resultados

O que é engajamento de funcionários e funcionárias?

O engajamento de funcionários e funcionárias é o nível de envolvimento emocional, comprometimento e conexão que as pessoas mantêm com a empresa, seus objetivos e sua cultura organizacional.

Pessoas colaboradoras engajadas não apenas cumprem suas tarefas, mas demonstram iniciativa, senso de propósito e disposição para contribuir ativamente para os resultados do negócio. Esse engajamento está diretamente relacionado à motivação, à satisfação no trabalho e à percepção de reconhecimento e desenvolvimento, impactando fatores como produtividade, retenção de talentos, clima organizacional e desempenho sustentável da organização.

Qual é a diferença entre satisfação e engajamento de funcionários e funcionárias?

Pode parecer que os conceitos de satisfação e engajamento de funcionários e funcionárias estão muito próximos, porém, há uma diferença importante.

A satisfação implica em que a pessoa colaboradora receba, do seu emprego e da relação com a empresa empregadora, aquilo que espera e deseja. Entram aqui um bom salário, benefícios, estabilidade, etc. Assim, só aceitaria outra proposta se tivesse o potencial de oferecer mais satisfação do que encontra atualmente.

Já o engajamento implica no fato de que a pessoa colaboradora, além de receber o que espera do seu emprego, também (e por causa disso) desenvolve um vínculo de reciprocidade. Ou seja, deseja oferecer mais ao seu trabalho e à empresa. Um(a) funcionário(a) engajado(a) pode até recusar propostas devido a esse vínculo.

Só é possível existir engajamento se houver satisfação. Entretanto, apenas a segunda não é suficiente. O engajamento de funcionários e funcionárias se desenvolve por meio de uma relação saudável e colaborativa entre a empresa e a equipe.

Leia também o texto sobre gamificação nas empresas

Quais são os benefícios do engajamento de funcionários e funcionárias?

Uma vez que a sua empresa consegue estabelecer esse tipo de relação com a equipe, os benefícios do engajamento de funcionários e funcionárias se tornam óbvios. Aqui vão alguns exemplos do que uma pessoa colaboradora engajada pode fazer pela organização:

Fortalecimento da marca

Seja dentro ou fora do local de trabalho, uma pessoa colaboradora engajada sempre vai agir como uma embaixadora, divulgando e defendendo a empresa e promovendo sua missão, visão, propósito e valores.

Antes de tomar uma atitude, essa pessoa vai refletir sobre como aquele comportamento pode afetar a empresa. E, em uma emergência, você vai poder contar com esse(a) funcionário(a) para ajudar. Afinal, uma equipe engajada realmente veste a camisa da empresa. Imagine o quanto seria positivo ter um time inteiro de profissionais com esse perfil?

Liderança comprometida

Você não quer colocar em cargos de liderança pessoas que vão abandonar o barco assim que outra proposta aparecer. Os(as) líderes são pilares da companhia e, por isso, é preciso escolher a dedo profissionais que estão comprometidos(as) com os objetivos e missões propostos.

Por isso, é estratégico que os cargos de liderança sejam ocupados pelas pessoas colaboradoras mais engajadas da sua equipe, que valorizem a relação estabelecida com a empresa.

Produtividade consistente

Uma pessoa colaboradora satisfeita realmente é mais motivada (se comparada a alguém insatisfeito) e, portanto, mais produtiva. Mas o(a) funcionário(a) engajado(a) vai além, tendo um vínculo tão forte com a empresa que sua conexão com o negócio é maior, fazendo com que dê sugestões e traga novas ideias, ainda que sejam para outros setores. Demonstra proatividade, ou seja, visão e iniciativa para o trabalho.

Como gerar o engajamento de funcionários e funcionárias?

Já falamos que o engajamento de funcionários e funcionárias depende da relação estabelecida com a empresa. Isso significa que não basta oferecer bons salários e benefícios corporativos. O vínculo com a equipe vai muito além do financeiro!

Essa relação se constrói na maneira como as pessoas colaboradoras interagem com a gestão da empresa. São ouvidas? Existe espaço para que mostrem proatividade? Esse tipo de demonstração é reconhecida na forma de feedback positivo? O feedback, aliás, é um elemento importantíssimo para o engajamento de funcionários e funcionárias.

Perceber que seu trabalho está sendo observado e elogiado incentiva o(a) profissional a continuar entregando o melhor. Essa é uma maneira simples e impactante de valorizar a pessoa colaboradora, o que ativa a reciprocidade, fazendo com que também valorize mais a empresa.

Outro elemento importante é a promoção de momentos de confraternização da empresa. Um exemplo comum são os eventos de final de ano! Essa é uma forma não financeira de recompensar a equipe, celebrando bons resultados.

Além disso, esses momentos também criam uma situação propícia para estabelecer uma relação mais próxima e humanizada entre a equipe e a liderança. Pessoas colaboradoras não são apenas números.

Pensando nisso, que tal criar ações que promovam a qualidade de vida, a saúde e a alegria no trabalho? Existem milhares de possibilidades, como a criação de programas de reconhecimento do desempenho, oferecendo, por exemplo, uma viagem de incentivo às pessoas colaboradoras que se destacarem.

Além disso, não ofereça apenas uma remuneração competitiva, mas também uma perspectiva de crescimento objetiva e sólida – o chamado “plano de carreira”. Veja isso como uma oportunidade de desenvolvimento para sua equipe!

Quais são as principais ferramentas para manter o engajamento de funcionários e funcionárias?

Entre as ferramentas, destacam-se as plataformas de comunicação interna (como intranets, chats corporativos e newsletters), plataformas de gestão de desempenho e OKRs, pesquisas de clima e engajamento, plataformas de aprendizagem e desenvolvimento (LMS) e sistemas de reconhecimento e recompensas.

Nesse contexto, as viagens de incentivo também ganham relevância como uma poderosa ferramenta de engajamento, pois reconhecem resultados, fortalecem o senso de pertencimento e promovem experiências memoráveis que impactam diretamente a motivação das pessoas colaboradoras. 

Quando bem integradas às estratégias da empresa, essas soluções também ajudam a acompanhar a satisfação das pessoas colaboradoras, identificar pontos de melhoria e criar experiências de trabalho mais alinhadas às expectativas da equipe e aos objetivos do negócio.

Quais soluções da Biosfera Copastur ajudam no engajamento de funcionários e funcionárias?

Algumas soluções da Biosfera Copastur, principalmente da Aquarela Agência, sua marca de brand experience, contribuem diretamente para o engajamento de funcionários e funcionárias, já que criam experiências que fortalecem o vínculo com a empresa, reconhecem resultados e reforçam o propósito. Confira!

  • Eventos corporativos: promovem integração entre equipes, fortalecem a cultura organizacional e alinham pessoas colaboradoras aos objetivos estratégicos da empresa, além de estimular a troca de conhecimento e o sentimento de pertencimento;
  • Viagens de incentivo: atuam como uma ferramenta de reconhecimento e valorização de talentos, aumentando a motivação, o engajamento e o desempenho ao transformar resultados alcançados em experiências memoráveis;
  • Copastur Premia: A Copastur Premia é um programa de premiação corporativa que foi criado para empresas que desejam ir além dos benefícios tradicionais. Une performance e reconhecimento, permitindo que cada pessoa colaboradora escolha seu prêmio: uma viagem a lazer, intercâmbio ou suporte para emissão de passaporte brasileiro e vistos – com saldo carregado pela empresa no CopasturCard;
  • BioConexão: expedições da Biosfera Copastur de viagens de incentivo com propósito, responsabilidade socioambiental e foco em sustentabilidade e ESG, exclusivamente com fornecedores certificados pelo Sistema B, conectando pessoas colaboradoras a causas relevantes, comunidades locais e práticas sustentáveis, o que contribui com o planeta e a sociedade e, ainda, reforça os valores da empresa.

Leia também: Premiação corporativa: reconheça a sua equipe com viagens

YouTube player

Agora que você já sabe a importância do engajamento de funcionários e funcionárias, aproveite para conhecer todas as soluções da agência de brand experience da Biosfera Copastur. Entre em contato agora mesmo com a Aquarela Agência!

Posts Relacionados

Rolar para cima