Confraternização de empresa: Importância, benefícios e 10 ideias criativas de eventos

A confraternização da empresa costuma ser o momento mais aguardado do ano pelos colaboradores. Mais do que uma festa, as confraternizações podem contribuir para a melhoria da relação entre os funcionários, gerando um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo.

Esse tipo de evento ajuda a fortalecer a cultura organizacional; aumentar a motivação dos colaboradores; melhorar a comunicação entre os diferentes departamentos, além de ser uma oportunidade para que os funcionários aprendam mais sobre a empresa, seus objetivos e valores.

Neste conteúdo iremos trazer uma visão aprofundada das confraternizações da empresa e trazer algumas ideias para o seu próximo evento. Confira!

O que é a confraternização de empresa?

A confraternização de empresa é um evento produzido por uma organização para promover o convívio entre seus funcionários, geralmente realizado em ocasiões especiais, como fim de ano, aniversário da empresa ou outras datas significativas. 

Esses eventos têm como objetivo fortalecer o espírito de equipe, incentivar o relacionamento interpessoal, reconhecer o trabalho dos colaboradores e proporcionar momentos de descontração fora do ambiente de trabalho. 

Podem incluir atividades diversas, como jantares, festas, jogos, brincadeiras, palestras motivacionais ou até mesmo atividades solidárias, dependendo da cultura e dos valores da empresa. 

Benefícios da Confraternização

Como apontamos acima, as confraternizações têm um impacto positivo nos colaboradores e trazem uma série de benefícios. Confira os principais: 

Marca o início de um novo ciclo 

Por mais que sejam apenas simbólicas nesse sentido, as confraternizações de empresas marcam o encerramento de um período e o início de um novo ciclo, essa é uma das principais razões para que as pessoas fiquem mais otimistas e motivadas depois desses eventos. 

Proporciona momentos de conversa descontraída 

Com a correria do dia a dia e as diversas tarefas para realizar, os funcionários de qualquer empresa nem sempre tem a oportunidade de realmente conversar com quem passam um grande período de tempo em suas vidas: os colegas de trabalho.

Assim, o evento de confraternização é uma ótima oportunidade para eles se reunirem e finalmente conversarem de forma descontraída. 

Além da diversão, claro, esse clima relacional e a proximidade criada são soluções que amenizam um dos maiores problemas enfrentados na gestão de recursos humanos: os conflitos pessoais.

O dinamismo e a interação típicos dessas ocasiões favorecem a construção de um ambiente de trabalho mais agradável, propício a resultados engrandecedores. 

Promove a integração entre setores 

A confraternização da empresa é uma ocasião que pode reduzir a distância entre as pessoas, promovendo uma maior integração entre os diferentes setores. 

Por isso, elabore atividades que estimulem esse convívio, como gincanas, brincadeiras ou um amigo secreto. O importante é promover a mistura, incentivando as pessoas a saírem da sua panelinha habitual. 

Com a criação desses laços, as chances de sucesso da empresa são potencializadas.

É um investimento em endomarketing 

Acredite você ou não, a realização de confraternizações é uma excelente estratégia de endomarketing. Depois da comemoração, os colaboradores tendem a enxergar sua função como mais que um mero trabalho. A partir daí, torna-se uma oportunidade de percorrer uma jornada significativa em equipe, promovendo o desenvolvimento pessoal. 

Essa visão altera (e muito) a atitude dos funcionários em relação à empresa. Na prática, eles passam a se empenhar mais para alcançar o sucesso, transformando-se em verdadeiros aliados do negócio, promotores da companhia diante dos clientes e da comunidade. 

Reforça a cultura organizacional 

Eventos são excelentes oportunidades para reforçar a cultura organizacional, aqueles valores que estão no DNA da empresa e que determinam sua postura quanto à valorização dos funcionários, às políticas de trabalho e atendimento ao cliente, aos hábitos incentivados ou reprovados, aos valores e à missão do negócio, entre outros. 

Portanto, além de refletirem a identidade da empresa, os eventos são oportunidades para reconhecer ou destacar as equipes ou os colaboradores que praticam cada um desses conceitos atrelados ao negócio. Isso incentiva um comprometimento maior com a cultura organizacional e tem um efeito multiplicador diante do grupo. 

Favorece um marketing indireto positivo 

Embora esse não seja o objetivo direto do evento, em tempos em que as redes sociais dominam a comunicação, você pode ter certeza de que seus funcionários farão questão de publicar fotos em sua festa de final de ano. E essa divulgação pode causar um impacto muito positivo na imagem que a empresa imprime em seu mercado ou na sua região. Afinal, quem não admira uma companhia que valoriza seu capital humano e procura promover seu bem-estar? 

Estabelece um contraponto às exigências diárias 

Ao longo do ano, a divisão de responsabilidades em uma organização faz com que seja necessário realizar exigências e cobranças. Obviamente, todo profissional maduro sabe lidar perfeitamente com essas situações. 

No entanto, quando o colaborador percebe que não apenas as responsabilidades e obrigações são divididas, mas que o sucesso também é celebrado em conjunto, sente que vale a pena se esforçar para obter os resultados propostos pela companhia. 

Promove a valorização dos colaboradores 

Quando a empresa faz todo um esforço e reserva parte de seu orçamento para promover uma confraternização com os funcionários, os profissionais entendem esse gesto como uma valorização do capital humano

E essa iniciativa é vista como um reconhecimento dos esforços empregados ao longo do ano para o crescimento da organização. Nesses eventos, ainda é possível homenagear e agradecer a dedicação dos colaboradores, gerando um sentimento de pertencimento que produz engajamento

Funciona como fator motivacional 

Ao se sentirem reconhecidos pela empresa e renovados após o fechamento de um ciclo, a tendência é que os colaboradores se sintam mais motivados a realizar seu trabalho com eficiência ainda maior.

O sentimento de pertencer a um time pode produzir um engajamento capaz de fazer sua equipe elevar seu nível de performance, gerando a produtividade e a lucratividade esperadas. 

Só é preciso tomar cuidado para realmente fazer desse momento uma celebração das conquistas obtidas. Cobranças, metas para o ano seguinte e explicações sobre reestruturação devem ser evitadas a todo custo. O importante é garantir que a confraternização seja uma ocasião para celebrar a vitória, estimulando os profissionais. Para repetir a dose, seus colaboradores certamente se empenharão para produzir resultados ainda melhores. 

Tipos de confraternização

Abaixo listamos as principais formas de confraternização. Confira:

Eventos corporativos voltados para o seu negócio

Eventos voltados para qualificação de colaboradores e comunicação interna são oportunidades muito válidas quando o assunto é festa. Apesar de se tratarem de acontecimentos cujo objetivo não é só entreter, eles podem preceder uma festa de confraternização.

A dica é planejar uma festa após um seminário ou convenção. Como exemplo temos os tão queridos coquetéis oferecidos ao final de um workshop ou um curso. Dessa forma os colaboradores da empresa podem desfrutar de momentos de descontração e ir para casa felizes e com um network maior.

Eventos corporativos de datas comemorativas

Festa Junina, Dia dos Pais, Dia das Mães… Datas comemorativas são ótimas oportunidades para a empresa adotar uma política de eventos e descontrair junto aos seus colaboradores e parceiros.

Celebrar os aniversariantes do mês também entra nessa categoria, mas lembre-se de que esse tipo de evento deve ser recorrente, então, detalhes como orçamento, datas e espaço já devem estar pré-definidos.

Para que o planejamento do evento não seja feito em cima da hora, é indicado que a equipe de Marketing e RH já estabeleça as datas comemorativas. Dessa forma, sobra tempo para uma organização detalhada.

Festa corporativa de fim de ano

As festas de fim de ano geralmente vêm acompanhadas por um clima natalino, mas existem outras formas de encerrar o ano na empresa. Um evento no mês de dezembro pode ser voltado para a comemoração do atingimento das metas e premiações de funcionários, por exemplo.

Esse tipo de festa deve ser, preferencialmente, a maior e mais organizada de todas, afinal, é o fim de um ciclo! Para sair do óbvio, a equipe de Marketing, RH ou Eventos da sua empresa pode considerar uma atração de entretenimento como banda, cantor, comediante ou DJ. O sorteio de prêmios também é bom para animar ainda mais o evento.

Ideias de confraternização de empresas

Abaixo listamos algumas ideias de ações que podem ser realizadas para estimular a troca entre os colaboradores. Confira!

1- Cerimônia de premiação

Atividade que reconhece os esforços dos colaboradores que se destacaram em suas atividades.

2- Dia de voluntariado

Dedicar um dia para atividades voluntárias em equipe, fortalecendo os laços e contribuindo para a comunidade.

3- Torneio esportivo

Realizar um torneio esportivo interno, como futebol ou vôlei, incentivando a competição saudável e a camaradagem.

4- Festa temática

Escolha um tema divertido para a festa, como anos 80, Hollywood, países do mundo, etc. Incentive os funcionários a se vestirem de acordo com o tema e decore o local de acordo.

5- Workshop de habilidades

Ofereça workshops ou palestras sobre temas diversos, como comunicação eficaz, gestão do tempo, mindfulness, entre outros. 

Essa é uma maneira de promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários.

6- Festa de talentos

Encoraje os funcionários a mostrar seus talentos em uma festa dedicada exclusivamente a performances como música, dança, stand-up comedy, entre outros.

7- Experiências gastronômicas

Promova uma experiência gastronômica diferente, como uma aula de culinária com um chef renomado, um tour gastronômico pela cidade, ou uma degustação de vinhos e queijos.

8- Happy hour

Geralmente realizado no final do expediente, esse encontro informal oferece uma oportunidade para os funcionários relaxarem e socializarem fora do ambiente de trabalho.

Com música animada, petiscos deliciosos e bebidas refrescantes, esse evento torna-se não apenas uma pausa bem-vinda na rotina, mas também uma forma eficaz de promover um ambiente de trabalho mais colaborativo e harmonioso.

9- Caminhada ou corrida beneficente

Além de promover a saúde física, esse tipo de evento fortalece os laços entre os membros da equipe, incentivando o trabalho em equipe e a camaradagem.

Ao compartilhar a experiência de superar desafios juntos, os funcionários desenvolvem um senso de comunidade e solidariedade, essenciais para o ambiente de trabalho.

10- Sessões de cinema

Assistir a um filme em conjunto cria oportunidades naturais para trocar ideias, comentar sobre a trama e compartilhar experiências pessoais, contribuindo para uma maior coesão dentro da equipe. 

Essas atividades não só promovem um estilo de vida ativo, mas também criam memórias duradouras e um senso de pertencimento à empresa.

Coloque em prática as dicas de festa de confraternização de empresa com a Copastur

A organização de eventos envolve muitos detalhes, por isso, contar com o apoio de uma empresa especializada é a melhor opção.

A Copastur pode ajudar garantindo que todos os aspectos do evento sejam cuidadosamente planejados e executados. Desde a escolha do local ideal até a organização de transporte e hospedagem para os participantes.

Além disso, sua experiência permite lidar com imprevistos de forma ágil e profissional, assegurando que o evento ocorra sem contratempos, proporcionando uma experiência memorável para todos os envolvidos.

Conheça agora os serviços para eventos corporativos da Copastur e tenha sucesso na confraternização da sua empresa.

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima