Bleisure: conheça essa tendência em viagens!

Para muitas pessoas, viajar constantemente a trabalho é um prazer, uma forma de sair da rotina e conhecer novos lugares. Para outros, é uma demanda cansativa. A boa notícia é que, com a bleisure, todos os seus colaboradores podem pertencer ao primeiro grupo.

Isso mesmo! O conceito mistura business (negócios) com leisure (lazer) e garante uma forma diferenciada de trabalhar fora do escritório-sede da empresa.

Durante uma viagem de bleisure, as demandas profissionais se desenrolam como em uma viagem tradicional, pois é importante que não haja perda alguma da produtividade dos colaboradores. A diferença, normalmente, está no fim do deslocamento — a sua equipe pode estender a viagem por alguns dias, que serão dedicados apenas ao turismo e ao lazer.

O conceito de bleisure é uma tendência forte no mundo corporativo, pois, além de representar uma inovação, oferece inúmeras vantagens tanto para o colaborador quanto para a empresa. Quer ficar por dentro do assunto? Continue a leitura!

Praticidade e economia sem diminuir a produtividade

E se, em vez de voltar para casa assim que os negócios forem finalizados, sua equipe pudesse estender a viagem por alguns dias — e poder usar esse tempo extra para nada além de turismo, descanso e passeios? É assim que funcionam as chamadas bleisure trips.

Aproveitando que a maior parte das despesas são pagas pela empresa — já que são relacionadas às obrigações profissionais, que são o objetivo principal da viagem — o colaborador te apenas que despender dos valores das diárias a mais e de suas despesas nos dias de leisure.

Com isso, o passeio fica muito mais barato para o colaborador do que arcar com todas as despesas de uma viagem. Se ele trabalhar de segunda a sexta-feira, por exemplo, e optar por estender a estadia até a terça-feira seguinte, terá que custear apenas quatro diárias de hotel e transporte e alimentação referentes a esses dias.

Menos desgaste para o colaborador que viaja muito

Por mais que seja excitante conhecer novas cidades e ter um emprego que oferece desafios e uma rotina diversificada, deslocar-se com muita frequência pode tornar-se desgastante, principalmente para os colaboradores que são casados ou têm filhos.

Nesse sentido, misturar business e leisure é uma chance de renovar a empolgação dos colaboradores com as viagens, pois, além de fazer negócios, eles também vão poder relaxar e realmente aproveitar o local de destino.

Outra possibilidade que torna as bleisure trips muito atrativas para os colaboradores é a chance de levar a família junto nesses deslocamentos.

Como as despesas dele são por conta da empresa, ele vai arcar apenas com os gastos extras referentes à família, o que também diminui bastante o valor total da viagem.

Além disso, poder contar com a companhia da família significa muito para os colaboradores, especialmente quando eles precisam estar fora em períodos de férias, por exemplo. Assim, estar longe de casa fica bem mais fácil, o que leva o colaborador a sentir-se muito mais motivado, determinado e, consequentemente, produtivo e eficiente.

Mais produtividade e melhores resultados para a empresa

A motivação é fundamental para que o colaborador possa produzir com mais afinco e qualidade. O conceito de bleisure foi desenhado justamente para isso, já que ter momentos e dias de descanso em meio ao trabalho permite que sua equipe recupere as energias e se dedique integralmente às demandas do trabalho na viagem.

Dessa forma, as viagens de negócio da empresa vão alcançar resultados cada vez melhores, o que influencia diretamente no custo-benefício dos deslocamentos e faz com que o investimento nas viagens seja altamente lucrativo.

Um estudo realizado em 2017 pela Booking mostrou que 56% dos profissionais brasileiros que viajam a trabalho afirmam que o seu desempenho em reuniões é aprimorado quando eles têm a oportunidade de curtir alguns momentos de folga para conhecer o local de destino.

Em 2014, a empresa Bridgestreet Global Hospitality realizou um estudo internacional sobre a realidade e as tendências das bleisure trips.

Entre os entrevistados, 80% gostariam de realizar ou já realizaram esse tipo de viagem, enquanto 78% acreditam que unir lazer aos negócios agrega valor às tarefas profissionais durante a viagem. Além disso, 73% declaram que as bleisure trips beneficiam o colaborador.

O estudo percebeu que as atividades que os colaboradores mais realizam durante as viagens de bleisure estão relacionadas a turismo, alimentação, artes e cultura. Apenas 30% dos viajantes aproveita esse tempo para atividades ao ar livre ou noturnas.

Com isso, fica fácil perceber o grande ganho cultural e intelectual que os colaboradores podem adquirir durante as bleisure trips.

Isso representa uma chance de eles aumentarem consideravelmente a satisfaçãoem relação à empresa e, também, de absorverem conhecimentos que podem aprimorar a realização de seus trabalhos.

Não é à toa, portanto, que 96% dos pesquisados afirmam que ganhos de cultura e conhecimento são o principal benefício das bleisure trips. A presença da família também é importante: 54% dos profissionais que fazem esse tipo de viagem levam familiares ou outras pessoas importantes com eles nesses deslocamentos.

Reforçando o fato de que a bleisure é uma tendência em constante crescimento e que chegou para ficar, o estudo provou que 94% dos viajantes jovens estão dispostos a realizar esse tipo de viagem nos próximos 5 anos.

A importância de alinhar a política de viagens

As possibilidades a que o trabalhador tem acesso graças às bleisure trips e a política de viagens da empresa devem estar muito bem alinhadas.

Assim, você garante que todos os envolvidos vão ter acesso aos benefícios do conceito sem que haja conflitos e informações pouco esclarecidos. Isso poderia, por exemplo, levar o colaborador a assumir gastos pessoais achando que a empresa iria reembolsá-los.

Prazos possíveis para a extensão da viagem, detalhes sobre a distribuição dos gastos e todas as informações que diferem uma bleisure trip de uma viagem tradicional de negócios devem estar colocadas de forma clara e acessível na política de viagens.

O conceito de bleisure pode revolucionar as viagens de negócio tanto para os seus colaboradores quanto para a empresa. Vale a pena investir nessa tendência que vai trazer mais produtividade e melhores resultados enquanto ainda fortalece a motivação e a dedicação da sua equipe.

Gostou de conhecer as bleisure trips? Quer ficar por dentro de todas as tendências e dicas para as suas viagens corporativas? Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo diretamente por e-mail!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima