Dia do Cliente: Como fazer evento de relacionamento com seus clientes

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Já pensou em que tipo de ações de relacionamento sua empresa pode fazer no Dia do Cliente? É possível usar a data de forma estratégica para estreitar o laço com seu público, se conectar com seus consumidores e mostrar que você valoriza seus clientes de verdade.

Normalmente, as marcas olham para o Dia do Cliente, realizado anualmente em 15 de setembro, como uma oportunidade de fazer promoções, sorteios, distribuição de brindes e aumentar as vendas. Mas é importante ir além. Trata-se de uma ótima oportunidade para aprimorar o relacionamento com os clientes.

Leia também: Marketing de Relacionamento: Do conceito a implementação

Importância de valorizar seus consumidores no Dia do Cliente

Reconhecer os clientes é fundamental não só no Dia do Cliente, mas em todos os momentos da jornada com a sua marca. 

Por isso, é essencial investir não somente em estratégias para atrair novos consumidores, implementando medidas para garantir a satisfação de quem já comprou seus produtos ou serviços. Assim, é possível fidelizar e reter a base de clientes, a fim de:

  • Reforçar a reputação da marca;
  • Criar clientes promotores da sua marca;
  • Elevar o lifetime value dos clientes;
  • Impulsionar vendas recorrentes e novas vendas;
  • Crescer o faturamento da sua empresa.

Vale destacar que aumentar a retenção de clientes em 5% pode gerar um acréscimo nos lucros entre 25% e 95%, conforme pesquisa da Bain & Company.

Além disso, os clientes recorrentes recomendam uma média de 3 pessoas para sua marca e podem gastar até 67% a mais do que os novos compradores.

Neste sentido, para aproveitar essas oportunidades e desenvolver uma estratégia de relacionamento eficiente para o Dia do Cliente, é hora de planejar um evento especial com seu público.

Saiba mais: Tipos de Eventos corporativos: quais são e 10 formatos para sua empresa oferecer

Passo a passo para organizar o evento de relacionamento no Dia do Cliente

1. Escolher o tipo de evento de experiência

Diversos formatos de eventos de experiência podem se conectar com o Dia do Cliente, como por exemplo, ativações relacionadas à arte e cultura, gastronomia, turismo, música, esportes, entre outros.

A partir disso, você pode seguir o checklist de planejamento do evento, com:

  • Escolha do local de realização e do horário;
  • Definição das experiências para os clientes;
  • Verificação da necessidade de patrocinadores/parceiros;
  • Estratégia de divulgação do encontro.

2. Oferecer experiências exclusivas

Independentemente do formato do evento, ação ou ativação escolhido, a exclusividade conquista um interesse especial do cliente e aumenta as chances dele engajar com o encontro.

Por exemplo: um almoço restrito para apenas 30 clientes, com uma programação de conteúdo inédita e diferenciada, certamente vai causar um impacto maior e chamar mais a atenção.

Então, não se esqueça de pensar na exclusividade para esse evento de relacionamento no Dia do Cliente. Afinal, este é o ambiente ideal para criar uma experiência única e positiva para os clientes com a sua marca.

3. Usar e abusar da tecnologia e inovação

A tecnologia não é mais somente um diferencial na realização de eventos. Cada vez mais, a inovação se torna protagonista e peça chave para engajar e cativar o público. No evento de relacionamento, esse tipo de solução é ainda mais importante para construir ações memoráveis.

Hoje em dia, existem diversas ferramentas com esse objetivo, como realidade virtual, realidade aumentada, robôs, totens, drones, decoração hi-tech, entre outros.

Em eventos de relacionamento com clientes, é possível instalar totens para os participantes responderem quizzes, ou jogarem games que tenham a ver com seu negócio. Ou ainda, sua empresa pode inserir robôs para demonstrar produtos. 

4. Aproximar-se do cliente

Além das experiências exclusivas e inovações, os representantes da empresa no evento devem se focar em estabelecer conexões genuínas com os participantes. 

É fundamental incentivar esse contato intimista para se aproximar mais do cliente, conhecê-lo de modo profundo e permitir que a pessoa do outro lado também conheça melhor quem o atende.

Desse modo, é possível entender os gostos, preferências e necessidades do seu consumidor, a fim de oferecer serviços e atendimentos ainda mais personalizados.

“Trabalho com eventos há mais de 18 anos e sei da importância de reconhecer os clientes durante essas jornadas e encontros de relacionamento. Na Copastur, atuamos com o propósito de realmente cativar o público do seu evento, gerando uma sensação de satisfação e aquele efeito uau com as ativações proporcionadas durante a experiência. Nossa missão é que cada evento não só traga insights e networking para os convidados, mas também garanta uma lembrança única e memorável”, destacou Rafael Leonildo, Head Comercial de Eventos, Incentivos e Live Marketing na Copastur.

Conte com especialistas na organização de eventos para o Dia do Cliente

São muitas informações e detalhes para planejar um evento de relacionamento de sucesso com seus clientes no Dia do Cliente. Por isso, nada melhor do que deixar toda a organização e gestão para quem conhece profundamente do negócio. 

Na Biosfera Copastur, nossa marca de eventos tem uma equipe experiente e dedicada para cuidar de tudo, desde a concepção do evento, o planejamento e a escolha de fornecedores até o gerenciamento de todos os parceiros e a execução bem-sucedida do encontro.

Além disso, também acompanhamos de perto o pós-evento com pesquisa de satisfação e NPS.

Quer saber como fazer um evento impecável para seus clientes? Entre em contato com nossos especialistas e solicite um orçamento agora mesmo!

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