Conheça as Diferenças Entre Produção Onshore e Offshore

Apesar de ter muitos pontos em comum, a produção onshore e offshore são muito diferentes. Por se tratar de uma das indústrias que mais movimenta dinheiro em todo o mundo, é importante entender essas particularidades.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Continue a leitura para saber como o petróleo é extraído!

Como é feita a produção onshore e offshore?

Para entender como é feita a produção o onshore e offshore, basta saber uma informação: onde elas ocorrem. A onshore acontece em terra, enquanto a offshore é no mar.

Por conta disso, é de se imaginar que os processos são diferentes, já que cada local necessita de um procedimento específico. Um equipamento capaz de extrair petróleo do oceano, por exemplo, não serve para o solo e vice-versa.

Como ocorre a produção onshore?

Para a produção onshore, é necessário usar um processo de elevação artificial. Isso é feito por meio de uma bomba de vareta de sucção — chamada no Brasil de cavalo-de-pau — que faz o bombeio mecânico.

Esse processo é menos produtivo do que o que acontece no oceano. Mesmo assim, ele é bastante eficiente, pois custa muito menos do que a produção offshore.

Por conta dos custos, em geral, as pequenas e médias empresas do setor é que realizam a extração de petróleo da terra.

modernizar processos offshore

Confira também o texto sobre Gestão estratégica de custos em Offshore

Como ocorre a produção offshore?

Para que a produção offshore possa ocorrer, plataformas são instaladas em alto mar. Nesse caso, o petróleo é extraído com equipamentos submarinos, capazes de levá-lo desde a perfuração até os reservatórios.

Os oleodutos — tubos submarinos — que transportam o óleo produzido, assim como os navios-tanques.

Mesmo que o processo seja mais produtivo, a perfuração em alto mar é bastante custosa, porque requer tecnologia e logística avançadas.

No Brasil, cerca de 90% da produção é offshore, sendo que grande parte dela acontece em águas profundas. Apesar dos números expressivos, o país ainda não é autossuficiente em petróleo e, por isso, precisa importar o recurso.

Na verdade, a produção até seria autossuficiente. Porém, boa parte do petróleo não é refinada aqui. Ou seja, a maioria de recursos não pode ser utilizada diretamente.

Caso o Brasil aumente os investimentos em tecnologia, daqui a alguns anos será possível que essa situação se reverta. Até porque, o país já tem grandes reservas petrolíferas que podem continuar sendo exploradas comercialmente.

Quer saber mais sobre produção onshore e offshore? Veja outros conteúdos da Copastur!

Baixe a nossa revista offshore para aprender a fazer um planejamento offshore do zero!

revista offshore estruturação viagens
Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima