Excesso de bagagem: tarifas cobradas pelas companhias aéreas

Quando um viajante transporta malas que ultrapassam o limite de peso estabelecido pelas companhias aéreas, existe a cobrança de uma tarifa extra pelo excesso de bagagem. E se isso se torna frequente com colaboradores de empresas em que as viagens corporativas são frequentes, o resultado pode ser um rombo no orçamento.

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Neste post, você vai descobrir quais são as regras para excesso de bagagem e qual é a tarifa cobrada pelas principais empresas aéreas. Em seguida, oferecemos algumas dicas para que sua empresa não deixe esse gasto extra prejudicar as finanças. Acompanhe!

Regras sobre excesso de bagagem

Quem viaja há bastante tempo já estava acostumado com uma regra simples sobre excesso de bagagem. Isso porque toda companhia operava com a mesma franquia, ou seja, com o mesmo limite de peso para despachar as malas gratuitamente. Qualquer carga acima do limite era considerada excesso de bagagem e, portanto, cobrava-se uma tarifa.

Independentemente do destino, em qualquer voo nacional, os passageiros tinham direito a uma franquia de 23 kg. Em relação aos voos internacionais, a franquia era de 2 malas de 32 kg cada.

Acontece que, no final de 2016, a ANAC aprovou um pacote de medidas que, entre outras coisas, acabou com essa antiga regra. Com isso, passou a ser opção de cada uma das companhias aéreas definir se haveria franquia ou não. Em outras palavras, se uma companhia quiser, pode cobrar por qualquer item despachado no porão do avião, independentemente do peso.

Hoje, portanto, o único meio de saber se determinado volume é considerado excesso de bagagem ou não é consultando a própria companhia aérea. Para facilitar as coisas, veja a seguir quais foram as regras criadas pelas principais empresas de aviação utilizadas em viagens corporativas.

1. Azul

A regra da Azul é bem simples. Somente têm direito a franquia de bagagem despachada aqueles passageiros que optam pela tarifa Mais Azul. Nesse caso, a franquia é de uma mala de até 23 kg. Fora isso, toda bagagem despachada deve ser paga à parte, conforme a seguinte tabela.

Bagagens (até 23 kg) Tarifa Mais Azul Tarifa Azul
1ª bagagem despachada  Incluída na franquia  R$ 60,00 pelo site / app / Azul Center
R$ 80,00 no aeroporto
2ª bagagem despachada  R$ 100,00 pelo site / app / Azul Center
R$ 120,00 por bagagem no aeroporto
 R$ 100,00 pelo site / app / Azul Center
R$ 120,00 por bagagem no aeroporto
3ª a 5ª bagagem despachada  R$ 130,00 por bagagem pelo site / app / Azul Center
R$ 150,00 por bagagem no aeroporto
 R$ 130,00 por bagagem pelo site / app / Azul Center
R$ 150,00 por bagagem no aeroporto

Além disso, se qualquer bagagem despachada ultrapassar o limite de peso (23 kg) ou de medidas (50 cm x 28 cm x 80 cm), também é cobrada a tarifa única de R$150 por volume.

2. Gol

A regra da Gol para bagagem despachada depende do perfil da tarifa. Passageiros que optam pelas tarifas Promo e Light não têm direito a franquia. Para a tarifa Plus, a franquia é de uma mala até 23 kg. Para as tarifas Max e Premium, a franquia é de 2 malas até 23 kg cada. A tarifa Premium só está disponível para voos internacionais.

Além do peso, é necessário estar atento às medidas permitidas para a bagagem despachada na franquia: no máximo, as malas podem ter 50 cm x 28 cm x 80 cm.

E quando você não tem franquia, ou ultrapassa os limites, quais são as tarifas por excesso de bagagem? Para as malas excedentes, segue-se a tabela a seguir.

Bagagens (até 23 kg cada)
Voos nacionais
Voos internacionais
Canais digitais
Balcão de check-in
Canais digitais
Balcão de check-in
1ª bagagem (Tarifas Light e Promo)
R$ 50
R$ 100
R$ 50
R$ 100
2ª bagagem (Tarifas Light, Promo e Plus)
R$ 70
R$ 140
R$ 115
R$ 230
3ª a 10ª bagagem (todas as tarifas pagam)
R$ 80
R$ 160
R$ 165
R$ 330

Enquanto isso, para o peso excedente nas malas, a tarifa é de R$ 25 por quilo em excesso, isto é, acima de 23 kg. Nos voos nacionais, o limite máximo é de 45 kg por mala. Nos voos internacionais, de 32 kg.

3. Latam

Para a Latam, voos nacionais no Brasil na cabine Economy podem ser divididos em quatro perfis de tarifas. As tarifas Promo e Light não dão direito a nenhuma franquia para despachar a bagagem. Enquanto isso, a tarifa Plus oferece franquia de uma mala de até 23 kg. Por último, a tarifa Top oferece franquia de duas malas de até 23 kg cada.

Já para os voos internacionais na cabine Economy, a diferença está nas rotas. Do Brasil para outros países da América do Sul ou do Caribe, a franquia é de uma mala até 23 kg. Do Brasil para outros continentes (América do Norte, África, Oceania, Europa), são duas malas de até 23 kg cada.

É importante que, além de obedecer ao limite de peso, você também leve bagagens dentro das medidas especificadas pela Latam: a soma da largura, altura e comprimento da mala não pode ultrapassar 158 cm.

As tarifas para cobrança por excesso de bagagem da Latam em voos nacionais no Brasil são as que se seguem.

Antecedência da compra
Peças de bagagem excedentes
Peso excedente na bagagem
Medida da bagagem superior ao permitido
1ª peça
2ª peça
3ª peça ou mais
De 23kg a 32kg
De 32kg a 45kg
Até 3 horas antes do voo
R$49
R$99
R$139
Não disponível
Não disponível
Não disponível
Menos de 3 horas do voo
R$110
R$140
R$220
R$140
R$280
R$140

As tarifas para cobrança por excesso de bagagem da Latam em voos internacionais são:

Rotas específicas
Peças de bagagem excedentes
Peso excedente na bagagem
Medida da bagagem superior ao permitido
Mala extra com até 23 kg
De 23 kg a 32 kg
De 32 kg a 45 kg
Entre o Brasil e a América do Sul; Entre o Brasil e o Caribe
USD 100 / mala
USD 100
USD 180
USD 50
Outras rotas com origem, destino ou conexão no Brasil
USD 165 / mala
USD 110
USD 220
USD 100

Como evitar ou reduzir as tarifas por excesso de bagagem

Agora, você já sabe o quanto as empresas cobram quando um passageiro aparece para embarcar com mais malas do que o oferecido na franquia ou com malas que têm peso ou medidas superiores ao limite. O valor é salgado e, por isso, nas viagens corporativas, a melhor política é evitá-las a todo custo. Aqui cabem duas dicas.

A primeira é fazer uso da bagagem de mão (aquela que não é despachada no porão do avião) para balancear a situação. Além de ser a opção mais segura para itens de valor, é uma forma simples de reduzir o peso da sua mala. Nas companhias aéreas que você viu nesse post — Azul, Gol e Latam — é permitido levar uma mala com até 10 kg na cabine.

A segunda dica é criar um guia de boas práticas para os seus colaboradores seguirem na hora de preparar as malas para uma viagem corporativa. Indique itens que precisam ir na bagagem e aqueles que são desnecessários. Aconselhe quantas peças de roupa e calçados são recomendáveis e inclua instruções sobre a melhor maneira de acondicionar os itens para economizar espaço na mala.

Infelizmente, em certas situações, mesmo com essas dicas, talvez seja inevitável levar excesso de bagagem. Isso acontece, por exemplo, quando você precisa despachar uma mala com materiais de marketing ou amostras de produtos que vai usar na viagem.

Nesses casos, o uso de Online Booking Tools (OBTs) na gestão de viagens corporativas pode resolver o problema. Essas ferramentas são utilizadas para realizar o planejamento e reserva de viagens pela internet. Entre suas funcionalidades, elas permitem que as empresas negociem algumas taxas na hora de comprar as passagens de avião. Assim, é possível pagar menos do que o preço divulgado oficialmente pelo excesso de bagagem.

E essa não é a única vantagem de adotar Online Booking Tools. Elas ainda colaboram para melhorar a organização das viagens da empresa, enquanto otimizam o tempo do gestor de viagens, que não precisa monitorar tudo pessoalmente. Os próprios colaboradores podem realizar o agendamento de suas viagens, de maneira a combinar autonomia e controle.

Depois que a solicitação é feita, ela passa por um processo de aprovação. Se não estiver de acordo com os parâmetros da política de viagens, não é aprovada.

Com a implementação adequada das OBTs e a ajuda de uma empresa especializada na gestão de viagens corporativas, é possível economizar muito tempo e recursos nessa atividade, maximizando o retorno (ROI) e preservando o bem-estar de seus colaboradores.

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