Gestão de viagens offshore: entenda as complexidades desse tipo de operação

Compartilhe este conteúdo:
4 min restantes

A rotina do colaborador que trabalha embarcado, longe da família, exige muito de seu físico e emocional. Além disso, existem outros pontos relacionados à profissão que precisam de atenção. Para desenvolver uma boa gestão de viagens offshore, é necessário verificar esses detalhes e ter um olhar atento às especificidades do setor.

Veja, neste artigo, mais informações sobre a complexidade dos processos em offshore e como a Copastur pode ajudar as empresas de óleo e gás, além das principais tendências do mercado. 

Complexidades da gestão de viagens offshore

A gestão de viagens offshore foi bastante complexa durante a pandemia, assim como em diversos outros setores. Porém, devido as suas particularidades, alguns desafios específicos da área afetaram bastante o segmento, como:

  • fechamento e abertura de fronteiras;
  • cancelamentos e gestão de reembolso de bilhetes;
  • exigências de PCR;
  • agendamento de transfers especializados e com redução no número de passageiros por veículo;
  • agendamento de hospedagem;
  • quarentena nos hotéis comprometidos com os protocolos de segurança;
  • mudança na programação de embarque e desembarque de trocas de turma;
  • entre outras.

A capacidade de adaptação foi crucial para realizar o trabalho e manter a melhor logística e resultados do setor na medida do possível. Surgiram novas solicitações, imprevistos, cancelamentos por conta de casos de contaminação por Covid-19, etc.O desafio foi manter os procedimentos de offshore interligados e funcionando corretamente.

A Copastur se considera uma extensão corporativa de nossos clientes, ou seja, buscamos entender realmente as necessidades e sermos parceiros para a resolução dos problemas. Esses métodos tornaram a integração entre os procedimentos mais assertivos. 

Tendências do setor de offshore

Uma das tendências é a Agenda ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança). Esse conceito é muito importante para o futuro de todas as indústrias, inclusive o setor de óleo e gás, que deve adaptar-se a essa realidade mundial.

Nesse sentido, o segmento deve ter uma preparação em relação aos temas de ESG, mantendo a indústria competitiva e promovendo o acesso da sociedade à energia segura e sustentável. A transição energética, por exemplo, é um tema relevante e bastante discutido no setor.

Mundo Energy e inovações da Copastur!

A célula Energy da Copastur surgiu da necessidade de ajudar empresas offshore na otimização e tecnologias, além de atendimento personalizado, especialmente para demandas de trocas de turma de quem trabalha embarcado – um processo que imprime uma certa complexidade – elevando o nível de experiência e conhecimento do assunto.

Nesse sentido, a Copastur apresentou recentemente uma live  falando sobre soluções voltadas à sustentabilidade na gestão de viagens offshore, eventos corporativos e de incentivo. 

Além disso, foram abordados temas como: parceria entre os fornecedores, entendimento e humanização entre nossos consultores e a dinâmica específica do mundo offshore. 

modernizar processos offshore

Veja a seguir algumas das alternativas desenvolvidas pela Copastur!

Travel Carbon Free

O Travel Carbon Free é uma plataforma construída para auxiliar os clientes a:

  • compensar o carbono;
  • gerar informações de cálculo da emissão de CO2;
  • identificar qual protocolo que o cliente usa;
  • cálculo sobre emissão aérea;
  • gerar indicadores para que possam tomar decisões para zerar o carbono;
  • entre outras.

O cliente pode acessar os relatórios com esses dados de forma online e conectada ao sistema BI ou receber periódicamente as informações por e-mails enviados pela Copastur. 

O conceito de Carbono Zero foi criado para neutralizar a emissão de gases de efeito estufa por parte das pessoas e das indústrias. Portanto, é uma forma de balança ecológica, em que as empresas podem ganhar “crédito de carbono” conforme reduzem a sua emissão de CO2.

Se uma organização queima X de toneladas de dióxido de carbono para gerar seu produto, ela precisa de alguma forma compensar esse desequilíbrio. Essas iniciativas são chamadas de carbono zero ou carbono neutro. O objetivo é diminuir os danos da poluição gerada pelas indústrias.

Copastur Mobilidade

O aplicativo Copastur Mobilidade é outra solução da Copastur para viagens corporativas, incluindo a gestão de viagens offshore. Essa ferramenta auxilia o deslocamento dos colaboradores e se conecta com todos os principais Online Booking Tools, portanto o cliente não precisa mudar a sua base e integração. 

Além disso, o app atende uma demanda maior de mobilidade corporativa, não se prendendo apenas aos grandes players como Uber e 99. Ou seja, ela pode se conectar a uma cooperativa local  ou até mesmo a um motorista de confiança que o cliente já esteja acostumado.

Outra vantagem é que o Copastur Mobilidade engloba diversos tipos de veículos, não somente carros e motos. Por exemplo: 

  • patinete;
  • bicicleta elétrica;
  • balsas/barcos;
  • entre outros.

Para saber mais informações sobre o Energy da Copastur, confira a live completa em nosso canal do Youtube: 

:

Baixe também a Revista Offshore para entender melhor como esse setor funciona e muitos outros detalhes!

revista offshore estruturação viagens

Posts Relacionados

Rolar para cima