Price discrimination: o que é e como é aplicado às passagens aéreas?

Você que organiza viagens certamente já passou por isso: viu os preços das passagens aéreas mudarem rapidamente, muitas vezes, em questão de minutos. Essa realidade acaba gerando diversas dúvidas em relação ao momento mais indicado para adquirir o bilhete de voo e conseguir as melhores ofertas. Tudo isso é fruto do price discrimination.

Ainda tem perguntas em mente? Neste artigo, vamos explicar o conceito de price discrimination, como ele afeta a gestão das viagens corporativas e de que forma utilizá-lo a seu favor, ajudando-o a garantir mais economia e a encontrar boas oportunidades. Acompanhe!

O que é price discrimination

O price discrimination nada mais é do que a diferenciação de preços dos serviços ou produtos comercializados de acordo com o que cada cliente pode ou está disposto a pagar.

As empresas, por meio dessa medida, têm como objetivo garantir que o consumidor que pode pagar mais por algo realmente o faça. Além disso, assim também conseguem atingir aqueles que, se não fosse por um valor mais baixo, não fechariam negócio.

Trata-se, portanto, da prática de preços diferentes para pessoas diferentes, com necessidades e condições diversas.

Como o price discrimination funciona

Agora que você já entendeu o conceito, pode estar se perguntando como ele funciona na prática. A precificação é pensada sob uma estrutura que compreende três graus. São eles:

  • Primeiro grau — aqui, é necessário que a empresa tenha informações consistentes sobre o cliente em questão, como o seu histórico de compras, por exemplo. Por meio disso, pratica os preços especificamente para ele, segundo o que esse consumidor pode e pretende pagar;
  • Segundo grau — nessa abordagem, estão as condições especiais de negociação. É quando as empresas oferecem promoções, como pacotes premium, “compre um e leve outro” e descontos, por exemplo. Os valores variam de acordo com a demanda;
  • Terceiro grau — por fim, no terceiro grau, há descontos especiais para grupos predeterminados, como idosos, estudantes, clientes premium, entre outros.

De que maneira o Big Data pode ajudar

Se o price discrimination requer um conhecimento maior a respeito do consumidor, dos seus hábitos e de quanto ele está disposto a desembolsar, o Big Data é de grande ajuda. Por meio desse banco de dados, as empresas têm as informações necessárias para praticar seus preços de acordo com o perfil do cliente.

Essa é uma grande tendência na aviação, já que a tecnologia permite o acesso a massas de informação, por meio da coleta e processamento dos dados, possibilitando a análise das condições do consumidor.

Como usar o price discrimination a favor das viagens corporativas

Sim, o price discrimination existe e vem sendo amplamente utilizado por aí, ajudando a garantir a perenidade de diversas empresas. Você pode extrair o melhor dessa diferenciação de valores na hora de fechar negócios relativos às viagens corporativas.

Para isso, é necessário estar muito atento em relação a vários pontos, como a data em que se realiza a compra, o período da viagem, a logística, entre outros aspectos. Veja as dicas que preparamos para você!

Compre bilhetes com antecedência

As empresas aéreas precisam, em geral, preencher 60% de cada voo para que obtenham lucro. Por isso, quando ainda não têm essa taxa de ocupação, elas costumam praticar preços menores para atrair os clientes.

Depois disso, quando já garantiram boa parte do voo, já se sentem mais à vontade para aumentar os valores praticados. É justamente por essa razão que você não deve deixar as compras para a última hora.

Assim que tiver conhecimento acerca de uma futura viagem corporativa, já comece a sua pesquisa de preços. Até mesmo um dia de diferença pode pesar consideravelmente a mais o orçamento.

Viaje em baixa temporada

Já falamos que os valores podem variar de acordo com a demanda, não é mesmo? Então, se você quer economizar com as viagens corporativas, quando possível, é melhor pensar em eventos e reuniões em datas que não compreendem férias escolares e feriados.

Em geral, são nesses períodos em que há uma movimentação maior de pessoas pelo país e as empresas não precisam baixar seus preços, já que existe uma boa demanda.

Se você realmente não tiver como ‘fugir’ dessas temporadas, permanece a dica para adquirir os bilhetes com o máximo de antecedência possível.

Pesquise valores saindo de outro aeroporto

Muitas vezes, as pessoas não costumam avaliar esse aspecto: nem sempre os preços são iguais saindo dos aeroportos de uma mesma cidade ou de municípios vizinhos. Portanto, na hora de comprar os bilhetes, teste opções diferentes. A demanda de um local ou a distância de um determinado destino pode interferir diretamente nos preços praticados.

Nesse cenário, porém, não deixe de analisar os outros gastos que você poderá ter e se o preço mais baixo da passagem aérea vai compensar nesses casos. Calcule as despesas que terá com o deslocamento em terra entre um ponto e outro, assim como o tempo maior que poderá ser gasto.

Avalie toda a logística para só assim optar por um aeroporto. Tenha sempre em mente que a economia por um lado pode se transformar em um gasto muito grande em outro aspecto.

Conte com o auxílio de uma empresa de gestão de viagens corporativas

Fazer tudo isso sozinho não é uma tarefa fácil. Afinal, você precisa avaliar constantemente os valores das passagens aéreas, estar atento às oscilações do mercado, aos fatores que interferem na demanda, entre outras coisas. Por isso, considere fortemente a ideia de contar com o auxílio de uma empresa de gestão de viagens corporativas.

Essa organização poderá ajudá-lo em todas as etapas que envolvem as compras, fechando negócio nas melhores condições possíveis para o momento. Além da economia que vem disso, você ainda poderá focar os seus esforços no seu trabalho em outras áreas, otimizando tempo.

O price discrimination é uma prática que, quando bem entendida, pode ser utilizada a seu favor na gestão de compras das viagens corporativas. Com isso, você vai aproveitar muito melhor os recursos da empresa disponibilizados para esse tipo de atividade.

Gostou deste artigo? Então, entre em contato conosco para saber como podemos ajudar você nessa empreitada.

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