Programas de Milhagem — Quando Podem Ser Usados em Viagens Corporativas?

Os programas de acúmulo de pontos para beneficiar o usuário que usa esse serviço com frequência vêm ganhando popularidade há anos. Atualmente, até mesmo os profissionais que viajam a trabalho podem usufruir de programas de milhagem.

Vale ressaltar desde já que, nesse caso, as regras são um pouco diferentes. Na verdade, existem programas de fidelidade específicos para viagens corporativas, com políticas de uso claras e facilidades que simplificam bastante a administração do serviço. Saiba mais sobre esse assunto!

Como acumular pontos com viagens corporativas?

As milhas designam os pontos obtidos nos programas de fidelidade das companhias aéreas — sistemas que contabilizam pontos cada vez que o usuário usa um serviço da mesma empresa ou até de parceiras.

Em geral, a pontuação depende da apresentação de um número de inscrição que comprova que o cliente participa do programa. Neste caso, o profissional poderá pontuar em seu programa de fidelidade pessoal pois os programas de fidelidade são voltados para pessoas físicas.

Seguindo essa lógica e para garantir a fidelidade de um cliente corporativo, foram criados programas de milhagem próprios para as viagens, que podem beneficiar também a empresa.

Antes de tudo, as organizações precisam aderir a esse programa. Depois, para pontuar, o colaborador que viaja a trabalho precisa ter o bilhete aéreo emitido com um código corporativo, para garantir esse benefício à corporação.

As vantagens dependem das condições do programa de milhagem de cada empresa. Porém, é válido lembrar que as regras variam para cada fornecedor e não é uma prática usual para todos. São alguns fornecedores que têm este tipo de oportunidade oferecida aos clientes.

Outro possível benefício é o acúmulo de milhas simultaneamente nos programas de fidelidade de uso pessoal e de uso corporativo. Essa forma, mantém a garantia do benefício para ambos.

De que forma os funcionários são beneficiados?

As viagens corporativas bem organizadas, funcionam como uma forma de ter colaboradores mais comprometidos com os objetivos da empresa, motivados e produtivos.
Além disso, tais iniciativas representam ótimas oportunidades para estabelecer uma relação de maior proximidade entre os profissionais e a organização.

O detalhe é que a utilização dos programas de milhagem trazem outros benefícios. Companhias como GOL (pelo programa VoeBiz) e Delta Airlines (programa SkyMiles), por exemplo disponibilizam diversos tipos de premiações decorrentes da participação em programas de milhagem.

Podemos exemplificar como:

  • percentuais de desconto (ou até cortesias);
  • isenções de penalidade;
  • melhores condições de tarifa;
  • upgrades;
  • atendimento em canais exclusivos;
  • tarifas especiais em hotéis.

Como os benefícios podem ser usados?

É muito importante que a empresa tenha uma política de viagens atualizada e objetiva, seguindo as melhores práticas de mercado recomendadas.

Dessa forma, é possível evitar mal-entendidos, bem como direcionar melhor as escolhas dos colaboradores que viajam a trabalho, garantindo a parametrização da política de viagens e com isso, seguramente, evitando desvio de budget e mantendo conforto aos viajantes.

Quanto ao uso dos programas de milhagem, existem algumas dicas específicas. Confira:

Esclareça as informações mais relevantes

Mesmo que os colaboradores recebam as passagens já devidamente pagas, o melhor é que entendam o processo de milhagem por completo para não serem surpreendidos em relação à cobrança de algum valor extra — como taxas referentes a bagagens, por exemplo.

Informe-os, por exemplo, de que os pontos acumulados valem apenas para o valor das tarifas e não para taxas aeroportuárias.

gestão corporativa banner

Também vale ressaltar que os pontos não são contabilizados para bilhetes não utilizados ou que perderam sua validade, bem como para aqueles obtidos com o resgate de milhas ou gratuitos.
Por fim, não custa destacar que os benefícios dos programas não dependem do canal de compra usado ou do fato de ter sido feita diretamente com a companhia aérea.

Além do mais, com um cartão de milhagem, é possível pontuar mesmo quando se viaja a serviço de diferentes empresas.

Oriente quanto ao crédito efetivo dos pontos

Por precaução, é importante que os colaboradores sempre se certifiquem se os pontos foram realmente creditados.
Em situações nas quais uma empresa doméstica faz um trecho de conexão de uma viagem internacional, por exemplo, esse vôo também deve ser pontuado pelo programa.

Mostre que o uso correto potencializa o benefício

Antes de qualquer viagem, o planejamento faz toda a diferença. Cumprindo essa etapa, o deslocamento se torna mais seguro e apresenta menores riscos de imprevistos, podendo inclusive gerar economia!

Nesse sentido, como seguir o planejamento também é essencial, os colaboradores devem compreender essa necessidade.

Em companhias aéreas como a Avianca, os termos de uso do programa para viagens corporativas esclarecem: se a reserva dos bilhetes for feita na tarifa cheia, por exemplo, é possível solicitar o upgrade para uma categoria superior no vôo.

No entanto, essa solicitação tem que ser feita com a devida antecedência no site da companhia ou por seu call center, de acordo com as regras do programa de milhagem. Consulte também sua agência de viagens, que poderá te dar todas as orientações devidas sobre este e outros procedimentos.

Um aspecto significativo envolve esclarecer que os benefícios estão alinhados à quantidade de viagens realizadas com uma mesma companhia ou, em alguns casos, também com suas parceiras. Quando mais parceira uma empresa for de determinado fornecedor, neste caso, cia aérea, maior a oportunidade de garantir benefícios e vantagens comerciais exclusivos.

Por fim, vale dizer que os benefícios podem ser administrados tanto pelo próprio colaborador quanto pela empresa inscrita no programa.

Que vantagens os programas de milhagem trazem para a empresa?

Usar esse tipo de programa corretamente gera diversas vantagens. Em alguns sistemas, o acúmulo dos pontos acontece simultaneamente para os programas de fidelidade de uso pessoal e corporativo.

Iniciativas assim abrem o leque de serviços, permitindo que os participantes usufruam de vantagens que de outra forma não seriam viáveis ou mesmo acessíveis.

O colaborador pode aproveitar benefícios como aumento do limite de bagagens e acesso a salas vips.

Um ponto que vale ressaltar é que algumas dessas empresas que disponibilizam programas de milhagem contam com uma central exclusiva para dar informações e tirar dúvidas sobre número de pontos, recompensas e orientações acerca do uso do programa e de suas vantagens. Em geral, tudo pode ser acessado on-line!

Quando o assunto é viagem corporativa, é preciso ter atenção às possibilidades de melhoria no processo. Neste ponto, entram os programas de milhagem, alternativas mais que bem-vindas por oferecerem benefícios para a estratégia de deslocamentos.

Afinal, a otimização do uso desse recurso pode garantir ótimos resultados no que se refere ao investimento feito! Assim, seu viajante viaja mais confortável, feliz e a garantia do sucesso no negócio é muito maior!

E então, gostou de saber mais sobre os programas de milhagem exclusivos para viagens a negócios? Quer ficar de olho em mais informações privilegiadas sobre esse e outros assuntos igualmente relevantes para seu negócio? Então continue no blog da Copastur!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima