Guia completo sobre roadshow: veja os benefícios para sua empresa9 min restantes

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Certamente, você já deve ter ouvido falar sobre roadshow. Mas se engana quem pensa que este termo se refere apenas para shows, festivais de músicas e apresentações, como o nome sugere. Na verdade, trata-se de uma estratégia de marcas e empresas para divulgar seus produtos e serviços durante feiras de negócios. 

É uma tendência em alta, em que se aproveita de deslocamentos rápidos para apresentar a empresa em diferentes cidades, ampliando o alcance de divulgação de um projeto ou serviço. 

Para entender melhor o que significa o roadshow, como funciona, como organizar esse tipo de ação e por que adotar essa estratégia o quanto antes, confira esse guia completo! 

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Roadshow: uma estratégia em crescimento 

Segundo dados do Global Roadshow Report 2023, mais de 8 em cada 10 empresas em todo o mundo (84%) realizaram algum tipo de roadshow entre o 3º trimestre de 2022 e o 3º trimestre de 2023. O número é um crescimento em relação aos 77% ocorridos no período anterior. 

Em média, as empresas também aumentaram o número desses eventos de divulgação da marca. No total, foram 6,1 em 2023, contra 5,9 em 2022. 

Outra estatística interessante revela que quanto maior o tamanho da empresa, maior a ocorrência desse tipo de ação. Conforme a pesquisa, 96% das megacorporações fizeram roadshows, com uma média 11,8 eventos.  

Por outro lado, 75% das pequenas companhias organizaram suas apresentações. O que representa uma grande parcela desse tipo de negócio, reforçando que o roadshow pode e deve ser feito por qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento de atuação. 

Apesar desses números globais impactantes, no Brasil, ainda não temos uma constância na realização desses eventos. Porém, com o potencial do mercado interno, é possível angariar bons resultados com essa estratégia. Então, vamos ver o que é roadshow na prática. 

Leia também: Evento Corporativo — Conheça 5 Tipos de Eventos Que sua Empresa Pode Oferecer 

O que é roadshow? 

O roadshow pode ser considerado um evento empresarial ou feira de negócios itinerante, utilizado como estratégia de marketing para promover a marca em diversos pontos geográficos. 

Assim como qualquer tipo de evento, esta ação tem como objetivo exibir sua empresa ao mercado, mostrar seus produtos, atrair potenciais clientes e vender mais.  

Na tradução do termo originado do inglês, é uma apresentação na estrada, quase como as turnês de artistas. Ou seja, a ação é definida por ‘estar sempre na estrada’, só que não tanto literalmente. Assim, a apresentação pode ocorrer em diferentes locais e regiões de modo sequencial. 

Como funciona um roadshow? 

É importante notar que o roadshow tem características e particularidades próprias, como por exemplo: 

  • Acontecem em um dia único ou dias seguidos em um mesmo local; 
  • Estendem-se por várias cidades ou sedes; 
  • Cumprem um calendário programado; 
  • São de curta duração; 
  • Divulgam produtos, serviços ou algum tipo de atividade ou projeto; 
  • Ocorrem em praças, estacionamentos, grandes áreas livres, shoppings, auditórios, entre outros. Tudo depende do conteúdo que será exibido; 
  • Empresas podem alugar equipamentos no local de realização ou transportar seus próprios equipamentos em caminhões. 

Fica claro que a ideia central é levar os eventos até o público-alvo da organização, reduzindo o deslocamento das pessoas e aumentando o impacto. 

Além disso, por serem itinerantes, esses eventos são mais flexíveis, criativos e inovadores, fugindo do engessamento de ações mais tradicionais. Afinal, é fundamental se adaptar às necessidades dos participantes, sejam eles possíveis compradores, investidores ou outros stakeholders. Dessa forma, é possível otimizar os resultados de cada apresentação. 

Saiba mais: Stand em eventos: Como montar espaços atrativos e inovadores

Conheça as principais vantagens de organizar o roadshow 

Como vimos, muitas empresas estão adotando essa estratégia de marketing. Isso se deve porque os ‘eventos na estrada’ geram benefícios substanciais e verdadeiros. As vantagens incluem: 

Proximidade com o público-alvo 

Este formato facilita a aproximação com o público-alvo de cada local, gerando maior envolvimento e conexão com as pessoas ao proporcionar experiências personalizadas nas apresentações. 

Fortalecimento da imagem da empresa 

Um dos principais objetivos de marketing é fixar a marca e o nome da sua empresa na cabeça dos consumidores. Eventos como o roadshow ajudam a conquistar tal meta, já que é possível reforçar o posicionamento, produtos e serviços, benefícios e diferenciais para o público de diferentes cidades. 

Flexibilidade 

A realização do roadshow oferece maior flexibilidade e capacidade de adaptação às datas e locais do evento, analisando as características e necessidades do público-alvo de cada lugar. 

Atração de clientes em potencial 

Ao levar o evento da sua empresa para vários locais diferentes, é possível apresentar seus produtos e explicar seus detalhes e pontos positivos de acordo com as necessidades de cada público, com muito mais eficiência, atraindo novos negócios. Além disso, o alcance do roadshow é muito maior do que a realização de uma ação centralizada. 

Relação custo-benefício 

Pode até parecer que uma série de ações de promoção da marca em diversas cidades tenha um custo mais elevado do que um evento centralizado. No entanto, a relação custo-benefício pode ser mais positiva ao alcançar mais pessoas e fechar mais negócios e, ao mesmo tempo, ser mais econômico. 

Veja também: Fornecedores para eventos corporativos: como escolher os ideais 

Passo a passo para organizar um roadshow de sucesso 

Bom, depois de todos estes benefícios, certamente, você deve estar interessado em saber como organizar um evento desse tipo para sua empresa, não é mesmo? Veja só as dicas que separamos para te auxiliar! 

Definição de objetivos 

Toda e qualquer ação de marketing precisa começar com a definição de objetivos para saber aonde você chegar com aquele projeto. E, com o roadshow, não é diferente. Por isso, entenda qual seu foco: atrair grande público para o evento, gerar novos leads e negócios, estreitar relacionamentos, buscar parceiros?  

A partir daí, fica mais fácil desenhar o planejamento e os processos de organização do roadshow para atingir os resultados desejados. 

Determinação do orçamento 

O projeto também deve ter início com uma previsão de orçamento disponível para o mesmo. Assim, os responsáveis podem verificar o tempo de duração e os locais dos eventos, bem como os custos das ações de marketing. 

Saiba mais: Planejamento de Eventos: Guia completo com detalhes que não podem faltar 

Escolha dos locais-sede 

Verifique quais cidades fazem sentido levar a sua empresa de acordo com seu objetivo e o público-alvo. Também analise se as regiões possuem locais adequados, estrutura e instalações para o porte do seu evento. 

Formato do evento 

Existem diversos formatos para organizar um roadshow, como palestras, workshops, showrooms, feiras, ações de networking e até mesmo uma combinação de todas essas. Para definir a melhor opção, avalie o impacto para o público-alvo e se tal formato vai contribuir para alcançar os objetivos. 

Avaliação de palestrantes 

A depender do formato da edição do seu roadshow, é importante contar com palestrantes para explanações, debates e apresentações. Neste sentido, pesquise atrações de qualidade, com experiência e conhecimento para atrair e engajar o público. Também vale a pena verificar a disponibilidade de cada um para a participação nas diferentes edições do evento. 

Experiências únicas e envolventes 

Para criar aquele efeito whow, engajar o público e fazer com que seu evento seja repercutido por muito tempo, pense em como oferecer uma experiência envolvente e atrativa. É possível realizar diversas atividades personalizadas para cada tipo de público, tornando-as bem interativas. 

Uso de tecnologias 

Para colaborar com as experiências interativas e únicas com o público, as empresas podem e devem abusar do uso de tecnologias, como óculos de realidade aumentada e outros. Além disso, as ferramentas tecnológicas, como tablets, podem ajudar na organização e logística do evento

Escolha do parceiro de organização 

Imagine só cuidar de todo esse planejamento, organização e logística para o roadshow da sua empresa sozinho? Em meio a tantas demandas e projetos, é inviável, não é mesmo?  

Por isso, é bom contar com parceiros e fornecedores com experiência e serviços de qualidade para que todos os detalhes sejam cuidados e gerenciados da melhor forma possível, mantendo o orçamento dentro da previsão e oferecendo uma boa experiência para os participantes. 

Leia também: Gestão de eventos: por que contratar é a melhor opção? 

Como a Copastur pode ajudar o seu roadshow  

Os eventos corporativos, como os roadshows, englobam uma série de demandas e atividades e gerir tudo isso não é nada fácil. Então, para que eles sejam bem-sucedidos, nada melhor do que contar com um parceiro estratégico, com experiência e conhecimento completo da gestão de eventos, como a Copastur. 

Os serviços para eventos da Copastur cuidam do seu roadshow do início ao fim, incluindo: 

  • Concepção e planejamento do evento; 
  • Coordenação operacional e logística, com agendamento dos serviços logísticos, como passagens, alimentação e hospedagem de funcionários e palestrantes, por exemplo; 
  • Negociação, contratação e gerenciamento de fornecedores para os produtos e serviços do evento; 
  • Acompanhamento e coordenação do evento; 
  • Pesquisa de satisfação, relatórios e feedbacks. 

Assim, garantimos controle, segurança, qualidade e melhor desempenho de custos, além de gerar uma experiência positiva ao seu público final. 

Quer conhecer na prática como podemos ajudar seu negócio na realização de eventos corporativos? Entre em contato com nosso time agora mesmo

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