Logística de eventos corporativos: entenda a importância e como estruturar

Copastur bannerPowered by Rock Convert

Para termos real dimensão da importância da logística de eventos corporativos, precisamos antes entender o que está envolvido nesse processo.

Então lá vai: trata-se basicamente de organizar e gerir todas as ações e os recursos relacionados a essas iniciativas. Achava que a logística do setor se resumia à locomoção dos participantes? Nada disso! Na verdade, o trabalho aqui é bem mais amplo.

A propósito, sabia que existem boas práticas para lidar com a logística sem dores de cabeça, facilitando não apenas a organização do evento em si, mas também evitando que erros graves sejam cometidos.

Que tal conhecer tais práticas para levar mais eficiência a seu evento corporativo? Acompanhe!

Quanto à segurança

Tudo bem que o conforto dos participantes durante o evento é importante, mas a segurança é simplesmente fundamental. Hoje em dia, com o aumento da quantidade de equipamentos eletrônicos usados em eventos de todo porte, uma ótima prática a ser adotada é também uma das mais simples: verificar todas as instalações elétricas.

Lembre-se, afinal, de que alguns equipamentos são bastante sofisticados e sensíveis a variações de tensão na corrente elétrica. Assim, testar as instalações pode ajudar tanto a evitar danos quanto a se prevenir contra surpresas de última hora.

Outra prática envolvendo a segurança dos eventos corporativos é conferir se o local já tem normas definidas. Isso porque é interessante seguir as orientações que porventura já existem.

Obviamente, como cada evento tem suas particularidades, nem sempre é necessário disponibilizar atendimento médico.

Nesse caso, porém, vale tomar conhecimento sobre estabelecimentos de saúde no entorno, orientando a equipe sobre como proceder e para onde encaminhar pessoas que eventualmente precisem de atendimento médico.

Contar com sinalizações adequadas quanto ao mapeamento do espaço também é um aspecto de segurança que não deve passar despercebido.

Esse cuidado é capaz de garantir mais facilidade para ir e vir, além de orientar os participantes sobre possíveis áreas de descarga ou transporte, inibindo o acesso e evitando a ocorrência de acidentes.

Quanto à organização

Em alguns casos, pode ser interessante contar com um espaço físico que funcione como o centro de organização do evento. No entanto, normalmente, a criação de um site já cumpre bem esse papel, concentrando informações sobre a iniciativa. O essencial é disponibilizar dados imprescindíveis, como local, data, programação e formas de inscrição, por exemplo.

Além disso, os sites podem ajudar no acompanhamento do número de inscritos, bem como no contato com os fornecedores, no recolhimento de dados dos participantes e até mesmo na seleção de profissionais para atuar no evento.

Nesse cenário, os convidados ou os interessados de modo geral buscariam a página para obter informações completas. Para isso, basta que o link seja adequadamente divulgado.

A atenção deve ser redobrada no que se refere à atualização das informações, que deve ser frequente. Afinal, se a quantidade de dados aumenta ou sofre alterações, todos precisam estar a par!

Por fim, ao reunir materiais sobre o evento, o site ainda pode ajudar nas análises posteriores, orientando melhorias.

Quanto ao planejamento

O sucesso de um evento corporativo pode ser alcançado com um bom planejamento. Os benefícios clássicos de atentar para essa etapa você certamente já conhece: ajuda a evitar atrasos e a cumprir metas, além de trazer precisão às ações da organização.

Mas existe uma outra vantagem proporcionada por um planejamento eficaz: garantir que o evento conseguirá atender pessoas com necessidades especiais.

É preciso conhecer as necessidades específicas dos participantes que serão recebidos a fim de verificar a tempo como suprir todas elas. Pense bem: isso influencia até mesmo na escolha do local do evento, que deve ter sua estrutura adaptada para comportar todos adequadamente.

É um ponto determinante também na escolha do tipo de transporte usado, caso seja oferecida condução para os participantes até o local.

Vale lembrar que os custos envolvidos, a comparação de preços entre diferentes fornecedores, a decisão sobre o material gráfico, os meios de divulgação e a escolha do cardápio do buffet, bem como a verificação das condições do tempo são todos itens de um planejamento de eventos cuidadoso.

Ainda nesse quesito, lembre-se: o ideal é elaborar um planejamento flexível, respaldado por uma lista de opções de fornecedores referenciados para ter a quem recorrer caso surjam problemas de fornecimento.

Anote aí: planejar com a devida antecedência gera confiança. Já a falta dessa boa prática costuma minar a logística do evento, transformando o limite dos prazos em motivo para nervosismo — o que impacta negativamente toda a gestão.

Quanto à equipe

Orientação e treinamento: essas são as melhores práticas no que se refere à equipe envolvida na organização de qualquer evento.

Em etapas como montagem e teste de equipamentos, por exemplo, esse cuidado faz toda a diferença. Afinal, os profissionais precisam entender a importância de fazer checagens repetidas vezes, de usar a proteção adequada, de anotar resultados, de alertar sobre possíveis falhas e assim por diante.

Na prática, uma última verificação atenta, o teste dos equipamentos e disponibilidade de opções reservas podem garantir o andamento ideal da programação, sem falhas. E isso envolve desde o funcionamento da ventilação até a verificação do buffet.

O que a organização do evento precisa ter sempre em mente é a importância de esclarecer aos profissionais da equipe sobre as prioridades em relação à logística da iniciativa. Só assim os profissionais conseguirão balizar suas ações com foco no que realmente importa.

A implementação de recursos tecnológicos em algumas etapas pode ajudar bastante a logística do evento. Para isso, basta que a equipe esteja treinada e conheça as ferramentas.

Cada vez mais usada nos eventos corporativos, a tecnologia não está presente só na filmagem e no envio de convites digitais, viu? Ela também pode ser útil na acomodação dos participantes e na integração dessa tarefa a outros processos.

Quanto à divulgação

Normalmente, o melhor é que a divulgação seja ampla e variada. Lembrando sempre que, nos dias de hoje, é essencial divulgar on-line. Plataformas como o Facebook, por exemplo, oferecem até recursos de confirmação de presença, o que pode ser uma alternativa bem interessante.

Materiais tradicionais, como anúncios, brindes customizados, convites em papel e panfletos em pontos estratégicos, são úteis para reforçar a divulgação. Mas como tudo isso envolve custos, é preciso avaliar o que realmente vale a pena para cada caso.

Como falamos há pouco, a criação de um site por si só já contribui bastante para a divulgação do evento. E esse recurso ainda pode ser funcional para a confirmação de presença, já que os convidados passam cada vez mais tempo conectados à internet.

O que você tem que guardar em relação à divulgação de eventos é que ações mais direcionadas e precisas têm custos menores. Portanto, defina adequadamente o público antes de escolher os meios para divulgá-lo!

No fim das contas, eventos corporativos de sucesso dão visibilidade para a empresa e têm potencial para atrair novos clientes. Por isso é tão importante adotar boas práticas na logística de eventos!

E então, gostou do tema? Então aumente seu conhecimento ao entender como divulgar um evento para clientes!

SUA EMPRESA TAMBÉM PRECISA DE UMA GESTÃO INTELIGENTE DE VIAGENS?

Entre em contato para contratar nossos serviços

Fale Conosco
We are using cookies to give you the best experience. You can find out more about which cookies we are using or switch them off in privacy settings.
AcceptPrivacy Settings

GDPR

  • teste

teste