Saiba Como Criar Uma Campanha de Incentivo à Equipe

Uma campanha de incentivo a equipe tem como objetivo promover maior engajamento participativo de funcionários e vendedores, de acordo com as metas estipuladas dentro das empresas.

O bom desempenho dos times é um elemento indispensável às empresas que visam o sucesso e a expansão de seus negócios. O detalhe é que a conquista de altos índices de produtividade está associada a uma série de fatores técnicos, gerenciais, operacionais e, claro, comportamentais. 

 Por que criar campanhas de incentivo à equipe?

Ações destinadas à atração e retenção de talentos, capacitação dos colaboradores e criação de oportunidades de crescimento profissional subiram diversos degraus na lista de prioridades dos gestores. 

Um dos principais desafios dessa gestão é motivar, valorizar e encorajar os colaboradores a buscarem uma melhor performance — tanto individual como coletiva.

Para garantir esse estímulo adicional, uma das iniciativas mais eficientes envolve uma campanha de incentivo a equipe, alternativa aos tradicionais modelos de remuneração e concessão de benefícios. 

Entretanto, para que os efeitos esperados apareçam, é preciso cuidar do planejamento, da execução e, em especial, do monitoramento dos resultados e do aperfeiçoamento contínuo do programa. 

Que tal aprender tudo isso e um pouco mais agora mesmo?

A base das campanhas

As campanhas de incentivo à equipe devem ser autofinanciáveis, ou seja, não devem gerar custos extras para a empresa. 

Para tanto, é preciso definir metas ambiciosas, mas, ao mesmo tempo, realistas, além de conhecer profundamente a equipe e oferecer premiações que sejam verdadeiramente atraentes. 

Para sustentar tudo isso, conta-se com um tripé composto por motivação, reconhecimento e recompensa, fatores que precisam ser muito bem explorados para se atingir os objetivos corporativos. Que tal conhecê-los agora mesmo?

Motivação

As campanhas de incentivo têm impacto direto sobre a motivação dos colaboradores, influenciando, inclusive, as práticas para atração e retenção de talentos. 

Aliás, um programa bem desenvolvido pode ser determinante para a contratação de novos profissionais, bem como para a manutenção das equipes de alto desempenho — mesmo diante do assédio do mercado. 

Com a campanha de incentivo possibilitando a conquista de prêmios especiais por meio da própria dedicação e competência dos colaboradores, é possível se destacar e, consequentemente, conquistar novas oportunidades de ascensão dentro da empresa.

Reconhecimento

O reconhecimento é outro pilar da campanha de incentivo, já que por meio dessas ações é possível identificar e prestigiar os profissionais mais comprometidos. 

De fato, esse sistema evidencia as qualidades e o potencial de cada membro da equipe, contribuindo também para a elaboração do plano de sucessão corporativo.

Recompensa

As recompensas complementam o tripé da campanha de incentivo a equipe, reforçando os dois outros itens (motivação e reconhecimento), por meio da retribuição pelo empenho e entusiasmo dos colaboradores.

Assim, é possível estabelecer uma relação de ganhos baseada na meritocracia, na transparência e na imparcialidade.

Aprendendo a montar uma campanha de incentivo à equipe

Para estruturar uma campanha de incentivo, é fundamental seguir algumas etapas, bem como estabelecer as regras que devem ser divulgadas de forma transparente para que não haja qualquer dúvida por parte de gestores e colaboradores. 

As principais fases do planejamento e da implementação são:

Estabelecimento de objetivos

Por mais que ainda existam muitas dúvidas sobre como montar uma campanha de incentivo, pode acreditar: o processo não é tão complexo quanto você imagina.

O primeiro passo deve ser identificar os objetivos macro da empresa. Assim, já é possível desdobrar esses objetivos (sejam eles quantitativos, qualitativos ou ambos) em metas individuais e coletivas, envolvendo todos. 

Vale lembrar que esses objetivos precisam ser de fácil compreensão, a fim de evitar erros de interpretação e acelerar a conquista dos resultados.

A partir desse ponto, os líderes devem perceber quais são os processos críticos, os gargalos e as principais dificuldades que merecem mais atenção e um monitoramento específico. 

Nesse caso, é necessário considerar as peculiaridades do negócio, novos projetos e demandas, bem como a possibilidade de exploração de outros nichos de mercado, as mudanças no comportamento dos clientes e o aumento da concorrência. 

Com base nesse levantamento fica mais fácil estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazos para todos os times.

 Definição de metas individuais

As metas individuais devem ser definidas e distribuídas de acordo com os limites de atuação, experiência e senioridade dos colaboradores.

Além disso, elas precisam ser simultaneamente arrojadas e factíveis, sob risco de provocar um efeito contrário, desmotivando os profissionais. 

É essencial ainda adotar métricas claras e indicadores inteligentes, que facilitem a supervisão dos trabalhos. 

A premiação individual pode fortalecer a autoconfiança e a automotivação, contribuindo assim para o desenvolvimento de outras competências — como a resiliência, a persuasão, a escuta ativa, a empatia e o poder de decisão.

Fixação de metas coletivas

As metas coletivas devem ser estabelecidas com a finalidade de integrar a equipe, estimular a colaboração e apoiar a complementaridade. 

Assim, a campanha de incentivo a equipe mantém o foco na melhoria dos resultados para a empresa. 

Também é importante frisar que todas as metas devem ser cumpridas dentro de determinado prazo, o que exige mais organização e disciplina, além da definição das prioridades e da correta identificação de urgências. 

A premiação coletiva reforça o engajamento, os relacionamentos produtivos e a cooperação.

Determinação das recompensas

A escolha das recompensas deve estar suportada por pesquisas e avaliações que englobam: 

  • o perfil dos colaboradores e suas experiências anteriores;
  • exemplos de outras empresas;
  • melhores práticas do mercado
  • tendências atuais
  • cultura e valores corporativos. 

Nesse ponto, há muitas questões que precisam ser observadas, envolvendo diretamente os profissionais: faixa etária, escolaridade, estado civil, idade dos filhos e média salarial, além de hábitos de consumo e lazer.

Tais informações são indispensáveis para a elaboração de um portfólio de premiações realmente atrativo.

Outro aspecto a ser analisado nessa etapa é a preferência por recompensas pontuais, como bônus, brindes e presentes, ou por novas experiências, como viagens incentivadoras.

Comunicação clara e objetiva

A comunicação é mais um componente essencial da campanha de incentivo a equipe. É preciso que todos os profissionais sejam continuamente atualizados sobre os resultados obtidos, para estimular a conquista de novos índices de produtividade. 

É fundamental que a informação chegue a toda a equipe, sempre com agilidade e sem ruídos. Por isso, é preciso avaliar a eficácia dos canais internos, para que as orientações e os direcionamentos sejam compreendidos com clareza. 

Esse sistema deve contar com soluções tecnológicas, como aplicativos, chats, redes sociais corporativas e e-mails, além de reuniões periódicas com o time. 

Até mesmo o tradicional mural de avisos pode ser útil.

Então, guarde: todos os meios devem contribuir para a propagação e a disseminação do programa de incentivo a equipe.

Mensuração sazonal dos resultados

Para assegurar a eficiência da sua campanha de incentivo, é preciso analisar constantemente os resultados dos colaboradores, de modo a verificar o impacto das recompensas em seu desempenho.

Nesse ponto, é importante compreender que ajustes podem ser feitos, tanto na definição das metas, como também nas próprias premiações, sempre com a finalidade de manter a credibilidade e a coerência das ações e decisões.

Mas atenção: é preciso considerar as variáveis internas e externas que podem influenciar nesses resultados, ok?

Internamente, é essencial monitorar o ambiente de trabalho, a atuação dos líderes, a prática do feedback, a capacitação dos colaboradores e a eficiência da comunicação de forma geral.

Externamente, é primordial observar as questões econômicas que interferem no comportamento dos consumidores, como o desemprego, a restrição ao crédito, a variação do câmbio, a inflação e as novas abordagens dos concorrentes. 

Todos esses dados devem retroalimentar o planejamento original, de forma a embasar as mudanças e correções necessárias.

A mensuração dos resultados pode incluir também a medição da satisfação dos colaboradores com a campanha de incentivo. Nesse caso, a recomendação é aplicar uma pesquisa de clima organizacional. 

Qual premiação oferecer na minha campanha de incentivo à equipe?

Na teoria, são diversas as alternativas que podem fazer parte do portfólio de recompensas previstas em uma campanha de incentivo. 

Na prática, porém, um programa bem estruturado deve contemplar um mix de opções, de forma a estabelecer níveis diferentes de premiação, de acordo com a dificuldade e a complexidade das metas previamente determinadas. 

Dentre as possibilidades mais utilizadas estão:

Viagem de incentivo

As viagens de incentivo são a nova tendência entre as empresas mais inovadoras, que adotaram uma gestão com foco no capital humano e na retenção de talentos. 

Substituindo as premiações em dinheiro, muitas organizações passaram a brindar seu público interno com uma experiência de viagem, que tem se revelado como uma poderosa estratégia de motivação e reconhecimento. 

Trata-se de uma recompensa diferenciada e inesquecível. E cabe à empresa definir os destinos e roteiros mais adequados ao perfil de seus colaboradores, de modo a maximizar essa experiência. 

Prêmio em dinheiro

De toda forma, os prêmios em dinheiro continuam valorizados, pois permitem que o profissional defina por si mesmo como empregar a gratificação. Assim, há total liberdade de escolha, o que garante a satisfação de todos, independentemente do perfil.

Entretanto, é preciso ter um certo cuidado nesse caso, porque se o prêmio for recorrente, pode deixar de ser percebido pelo colaborador, passando a ser considerado como parte do salário. 

Nesse cenário, a campanha de incentivo à equipe se transforma em um modelo de remuneração variável, que exige novas intervenções para se manter efetivo.

Aparelhos eletrônicos

Por mais que essa estratégia pareça simples demais, é bem eficaz. Afinal de contas, os aparelhos eletrônicos costumam ser itens bastante desejados. 

Já reparou como os novos smartphones e tablets estão entre os sonhos de consumo de muitos? Por isso é que fazem parte da lista dos presentes mais requisitados em qualquer meio. 

Diferentemente do prêmio em dinheiro, essas recompensas específicas são lembradas por mais tempo, exatamente por serem úteis no dia a dia dos profissionais.

Folgas extras

As folgas extras são interessantes, pois propiciam oportunidades para o descanso e o lazer dos colaboradores.

Novamente, nesse caso, há a liberdade de escolha, com o funcionário podendo definir o que fazer com os dias livres de acordo com suas necessidades e expectativas.

 Cartões de benefício

Os cartões também são ótimas possibilidades para reforçar a campanha de incentivo a equipe, com flexibilidade e simplicidade.

Atualmente existe uma grande variedade de opções, sendo que os mais comuns são:

  • cartão cultura, por meio do qual a empresa proporciona o acesso a shows, cinemas e teatros, além de permitir a compra de livros e outros itens que incentivem a capacitação e o desenvolvimento dos colaboradores;
  • cartão presente ou cartão experiência, que pode ser usado em uma grande rede de lojas conveniadas, assegurando diversas opções para o profissional contemplado.

Entenda os prós e os contras do marketing de incentivo à equipe

A implementação de ações de marketing de incentivo pode trazer uma série de vantagens competitivas para o negócio.

Dentre as principais vantagens do incentivo a equipe, estão: 

  • atração e a retenção de talentos;
  • possibilidade de consolidar a imagem de uma empresa inovadora;
  • diferenciação perante o mercado e a redução de despesas com a concessão de benefícios corporativos, alinhando as recompensas ao perfil dos funcionários. Assim é possível eliminar equívocos e gastos desnecessários;
  • aumento dos índices de satisfação, motivação e engajamento;

Por essas e outras é que as campanhas de incentivo à equipe podem ser vistas como práticas complementares, direcionadas à conquista da produtividade corporativa. 

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About the author

Formado em Administração Pública pela Unesp e Pós Graduação em Administração e Gestão de Eventos pelo Senac SP, Alexandre Kida é responsável pela área de eventos & incentivos na Copastur. Com experiência de 17 anos na área, é apaixonado pelo que faz, compromissado com a excelência na entrega dos serviços e satisfação plena dos clientes.

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