Storytellers do futuro: quais são as principais características?

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Em um mundo onde a disputa pela atenção está cada vez mais acirrada, as empresas precisam melhorar a capacidade de motivar as pessoas a consumir algo. É aí que entram os storytellers do futuro: uma forma diferente de captar o público.

Se a sua empresa ainda não opta por essa estratégia, talvez seja a hora de contar com um especialista capaz de recolher as melhores histórias e transformá-las em sucesso.

Mas antes de adotar essa novidade como uma tática para a sua marca ou produto em eventos corporativos, é importante entender um pouco mais sobre o assunto. Acompanhe!

O que é storytelling?

Um estudo da Ragan sobre os efeitos do storytelling revela que 90% das pessoas não absorvem informações importantes sem leitura, e que as histórias fixam mais na memória que dados apresentados da forma tradicional.

O storytelling tem como base convencer sem ser invasivo, isso por meio de uma narrativa bem construída e impactante. A técnica, que tem origem no cinema, foi adaptada para o marketing de eventos e vem gerando bons resultados para as empresas que a utilizam.

No marketing, o storytelling apresenta histórias interessantes, que aconteceram em determinado período, e podem servir de motivação para um público específico. Alguns exemplos são cases de sucesso ou inovações.

Por isso, o objetivo é usar o storytelling como uma forma de transformar a cultura organizacional de determinada empresa, atraindo clientes, colaboradores e participantes mais engajados com o negócio ou produto.

Quais são as características de um bom storytelling?

Para conseguir um bom storytelling é preciso ficar atento a algumas características importantes na hora de prender a atenção do público.

O primeiro passo é desenvolver um roteiro capaz de revelar todas as funcionalidades de uma ferramenta ou serviço e, ao mesmo tempo, deixar a pessoa curiosa para saber mais sobre o assunto. E a dica é sempre usar palavras atrativas e precisas.

Outra característica importante para a construção do storytelling é saber a quem ele será direcionado. Cada produto ou serviço, por mais que sejam da mesma empresa, tem uma persona diferente. Dessa maneira, antes de desenvolver um roteiro, investigue qual é o seu consumidor ideal, a fim de guiar a sua publicidade de forma correta. Só assim será possível ter uma boa interação, construir a imagem adequadamente e se conectar com as pessoas interessadas.

Contar história é uma arte que gera impacto. Por isso, é preciso que tal papel seja desempenhado por alguém que tenha boa comunicação e transmita liderança. Uma boa estratégia é desenvolver treinamentos para identificar colaboradores com essa característica.

O que se pode esperar do storyteller do futuro?

Como vivemos em um tempo em que tudo muda com grande velocidade, é difícil dizer o que pode acontecer daqui para a frente. E quando falamos do marketing, isso não é diferente. Novas estratégias surgem com frequência, mas existem alguns pontos que podem ajudar a manter essa técnica atualizada.

Seja ousado para capturar o público

Se a ideia é apostar em tecnologias, por que não proporcionar ao público experiências de imersão em realidade aumentada, com uma apresentação temática, por exemplo? Mas é muito importante entender que cada persona tem uma forma de se relacionar. Então, avalie qual a melhor estratégia para fisgá-la.

Use a criatividade para atingir o objetivo da empresa, mas lembre-se de que cada vez mais a audiência tem o poder. E além da qualidade entregue, é preciso gerar sensações e sentimentos diferentes.

Como estamos em um momento em que a audiência escolhe quando e como vai assistir um conteúdo, outra opção é permitir que ela consiga vivenciar a história independentemente do lugar e hora, seja por meio de um computador, tablet, smartphone ou TV. Tudo para criar uma oportunidade maior de se conectar com o público e engajar mais pessoas.

Busque novas soluções

Um dos grandes empecilhos para se fazer uma boa narrativa essaynow.net é o curto tempo de apresentação quando você está entre outros apresentadores. Por isso, no futuro vão ganhar espaço os textos curtos e objetivos, além de pequenos materiais que fogem do que conhecemos como narrativa linear (com começo, meio e fim).

Usando a criatividade, podemos desenvolver outras maneiras de contar uma história e de se conectar com o público. Um exemplo é unir uma narrativa conhecida às mudanças comportamentais da sociedade.

Crie conexões e inspire pessoas

Todo enredo que trabalha com o contexto social e cultural estabelece conexões que melhoram a imagem da empresa e tem mais chances de gerar sucesso. Uma das soluções é trazer o público para dentro das suas histórias. Pode parecer algo arriscado, mas é o primeiro passo para criar o laço com a persona.

E como vimos, não é preciso ficar preso apenas à narrativa tradicional. Explore outros formatos capazes de despertar esse sentimento. Por que não criar uma sequência de histórias no YouTube? Para o futuro, é preciso aproveitar as tendências, mas sem se esquecer de que o principal ponto é a estruturação de um roteiro que atenda às necessidades da persona.

Quais os benefícios de contar com a Copastur?

Se você já realiza eventos, sabe o quão complicado é fazer o alinhamento do discurso com a imagem da empresa. Ao contar com a Copastur como parceira, é possível alinhar as ações aos discursos das campanhas que estão em desenvolvimentos.

Os nossos profissionais estão sempre atualizados e acompanhando as tendências que movem o marketing de eventos.

A forma como usar a abordagem dos storytellers precisa fazer sentido para o seu público, que vai enxergar o seu negócio, produto ou serviço como algo importante e acessível.

Com as novas técnicas que incentivam a criatividade, a marca pode transmitir mensagens que vão prender as pessoas em um mundo que está cada vez mais cheio de opções para se distrair.

E então, gostou deste conteúdo? Já sabe como aplicar os storytellers do futuro na sua empresa? Aproveite a visita ao nosso blog e confira outros materiais sobre eventos corporativos!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima