Eventos on-line: descubra se funcionam para sua empresa

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Uma das grandes vantagens proporcionadas pelas inovações tecnológicas é o encurtamento de distâncias. Já percebeu como é cada vez mais fácil se comunicar com clientes, parceiros e funcionários, independentemente de onde eles se encontram? E isso se mostra bem relevante quando aplicado à área de eventos!

Em geral, empresas de médio e grande porte costumam promover feiras, palestras, seminários e reuniões com certa frequência, o que demanda muito trabalho dos organizadores, além de disponibilidade de tempo e compatibilidade de agenda dos convidados. Surgem aí os eventos on-line!

Para entender mais sobre essa tendência, confira o post que preparamos! Aqui você vai conhecer os eventos on-line e híbridos, os benefícios que eles podem proporcionar e o que é necessário para realizá-los! Pronto para otimizar seu tempo de trabalho? Então confira!

O que são eventos on-line?

Basicamente, eventos on-line são aqueles realizados por meio da tecnologia de streaming, transmitidos pela internet, sem a necessidade da presença física dos convidados. A transmissão pode ser ao vivo ou gravada, sendo disponibilizada posteriormente.

O acesso ocorre por meio de um link para uma página na web, que pode ser restrito unicamente para quem sabe a senha. Se não quiser abrir o evento ao público, essa pode ser uma boa pedida.

A transmissão on-line é um recurso que pode ser usado de maneira eficiente para os mais diversos tipos de eventos, como palestras, workshops, seminários e webinars. A interação entre os participantes se dá toda no ambiente on-line, podendo acontecer por meio de trocas de mensagens em chats bem como via áudios e vídeos.

O que são eventos híbridos?

Eventos híbridos, por sua vez, são aqueles que, embora aconteçam em um ambiente com a presença física dos participantes, também são transmitidos ao vivo para possibilitar a participação remota daqueles que não podem comparecer ao local.

São eficazes não apenas para as situações mencionados anteriormente, mas também para feiras e convenções. Aliás, nesses casos, a transmissão on-line muitas vezes pode funcionar como um chamariz, despertando o interesse de outras pessoas para irem até o local.

É uma solução útil também nos casos de empresas que precisam realizar reuniões frequentemente, mas cujos fornecedores ou mesmo funcionários estão geograficamente dispersos.

Por que fazer streaming dos eventos?

Como dissemos, fazer a transmissão on-line dos eventos pode atrair mais público para o local. Isso quando falamos em eventos abertos, claro. No entanto, esse não é o único benefício que o streaming pode trazer. Confira outros agora mesmo!

Consideração com o público

Se seu evento é aberto ao público e, principalmente, se for feita uma boa divulgação on-line, pode conquistar a atenção de pessoas distantes do local de sua realização. Fazer uma transmissão ao vivo é, assim, uma excelente maneira de mostrar sua consideração com aqueles que não podem se deslocar até ali, mas que têm interesse no que você está promovendo.

Aumento do alcance

Você já sabe que a transmissão pela internet é importante para mostrar consideração com o público, certo? O que você pode não saber (ainda) é que isso gera outra consequência: o aumento do alcance. Assim, seja o evento exclusivamente on-line ou híbrido, a marca e a atuação da empresa vão além.

E não são só os eventos abertos ao público que podem se beneficiar disso, mas também palestras e workshops corporativos.

Compatibilidade de agendas

Esse ponto se relaciona mais diretamente com reuniões, quando compatibilizar as agendas de todos os participantes pode se tornar uma tarefa bem difícil.

Afinal, é preciso que todos estejam disponíveis não apenas no horário marcado, mas também para se deslocar até o local de encontro. Assim, as discussões podem simplesmente não sair do papel pela impossibilidade de presença de todos os convidados simultaneamente.

A boa notícia é que oferecer live streaming pode resolver essa questão, bastando que todos estejam on-line no horário marcado, independentemente de onde estiverem.

Feedback em tempo real

Outro benefício bastante útil tanto para acontecimentos abertos ao público quanto para eventos corporativos fechados, principalmente em transmissões ao vivo, é proporcionado pelos feedbacks. Por meio da interação dos participantes, é possível realizar melhorias a partir das ideias, críticas e sugestões recebidas.

Esse aspecto ainda reforça a questão da consideração com o público, tendo em vista que sua opinião é levada em consideração quase instantaneamente.

Captura de leads

Leads qualificados são fundamentais para qualquer negócio. O problema é que capturá-los pode não ser um processo tão simples. Mas eventos on-line ou híbridos podem facilitar isso!

É possível, por exemplo, oferecer acesso ao conteúdo mediante o preenchimento de um formulário, o que fornecerá mais informações sobre seus potenciais consumidores.

Como transmitir eventos on-line?

Ao realizar um streaming, é preciso ter em mente que a qualidade da transmissão poderá ajudar ou atrapalhar a conquista de uma visão positiva do evento e da marca, bem como pode influenciar até mesmo na assimilação do conteúdo transmitido.

Por isso, no que diz respeito à infraestrutura, alguns aspectos devem ser considerados. Acompanhe e monte sua checklist!

Imagem

É interessante investir em mais de uma câmera. A propósito, quanto maior é o evento, maior deve ser o número de equipamentos de captação. Imagens de um único ponto de vista, sem corte para outros ângulos, podem ser monótonas, gerando desinteresse por parte de quem assiste.

O ideal é fazer a gestão de múltiplas imagens por meio de uma mesa de corte ou de softwares como o VIDBlaster.

Áudio

Investir na edição das imagens é muito importante sim, mas nem por isso você deve deixar de considerar também a qualidade do áudio, que precisa ser claro, com o mínimo possível de ruídos ou interferências para que o conteúdo seja compreendido com facilidade pelos espectadores.

Para isso, é preciso equalizar os áudios usando uma mesa de som, preferencialmente operada por um profissional qualificado.

Conexão

Com imagens e sons de alta qualidade, será necessário ter uma conexão com banda suficiente para transmitir o material para os servidores sem falhas ou interrupções — especialmente quando se tratar de uma transmissão ao vivo.

Nesse contexto, uma rede de internet exclusiva é o cenário ideal.

Plataforma

Como já adiantamos, os eventos on-line e híbridos podem ser usados para capturar leads qualificados. No entanto, isso só será possível se forem transmitidos em uma plataforma apropriada. Streamings em redes sociais, por exemplo, podem até ter um alcance elevado, porém são soluções ruins para obter informações dos interessados.

Viu como eventos híbridos ou exclusivamente on-line podem trazer inúmeros benefícios aos organizadores e participantes? Por essas e outras, devem estar sempre no leque de opções para a organização dos próximos eventos da sua empresa!

Por fim, para continuar se aprofundando no assunto, continue com a leitura para aprender sobre live marketing e como utilizá-lo em eventos!

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