Sustentabilidade corporativa: Como aplicar?

A sustentabilidade corporativa está cada vez mais presente nas organizações. Isso porque o cuidado com o meio ambiente tornou-se uma demanda essencial para a sociedade. Por este motivo, os consumidores estão cada vez mais atentos ao tema e exigem um posicionamento sobre esse assunto.

Como ainda existem muitos gestores que não estão inseridos nesse assunto, neste artigo vamos abordar mais sobre esse conceito e explicar como implementá-lo na rotina da empresa. Confira!

O que é sustentabilidade corporativa?

A sustentabilidade corporativa nada mais é do que unir o conceito de práticas sustentáveis aos resultados financeiros. Ou seja, é uma forma da empresa agir considerando o desenvolvimento social e a preservação ambiental.

O objetivo do negócio continua sendo a busca por faturamento e lucratividade, entretanto, aliando seus produtos e/ou serviços a ações que reduzem os impactos socioambientais de sua atividade. Assim, o posicionamento estratégico da marca é bem definido e mostra quais são as prioridades da organização.

O consumidor, que está alinhado a esta visão, passa a confiar mais na marca e passa a consumir ou apoiar a empresa por conta disso. Mas atenção, existem algumas cuidados que a empresa precisa tomar.  

O que é greenwashing e por que evitá-lo?

Vimos a importância da sustentabilidade corporativa, porém, você sabe o que significa greenwashing? 

Em tradução livre, a “lavagem verde” é um termo usado para caracterizar empresas, indústrias e quaisquer outras organizações que promovem discursos e propagandas exaltando o quanto são ecologicamente corretos e sustentáveis, mas que, na realidade, geram impactos negativos ao meio ambiente.

Por exemplo, se uma empresa que produz automóveis movidos a combustíveis fósseis (que emitem grande quantidade de CO2) diz ser sustentável de alguma forma, grandes são as chances de ela estar praticando o greenwashing. 

Por isso, é muito importante evitar esse tipo de “propaganda enganosa” e procurar outras ações para realmente implementar práticas para a proteção ambiental nas empresas. 

Leia também: Como a Copastur aplica o conceito se sustentabilidade corporativa ao seu negócio

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Quais são os pilares da sustentabilidade corporativa?

Assim como os conceitos de ESG na sustentabilidade, quando falamos dessa preocupação socioambiental no meio corporativo, identificamos três pilares principais:

  • o econômico;
  • o social;
  • e o ambiental. 

Eles precisam caminhar juntos para que a sustentabilidade empresarial funcione.

1. Fator econômico

A busca pelo lucro é fundamental para que a empresa continue de pé e funcionando bem. Gerenciar de uma forma eficiente, agregando valor ao produto ou serviço, é uma forma de garantir retorno sobre o investimento. 

Portanto, a sustentabilidade corporativa não significa deixar de lado a lucratividade do negócio. Pelo contrário, inovar e encontrar tendências tecnológicas que beneficiem o ambiente ao mesmo tempo em que diminuem os desperdícios e custos operacionais, é uma estratégia que gera muita economia para a empresa. 

2. Fator social

O pilar social é também imprescindível, pois cuidar das pessoas também é uma forma de ser sustentável. Para isso, a corporação deve mostrar que se preocupa tanto com os colaboradores quanto os consumidores. Ela pode fazer isso por meio de:

  • salários dignos, condizentes com a qualificação da pessoa e sem distinção de gênero;
  • ambiente de trabalho saudável e seguro;
  • clima organizacional inclusivo;
  • infraestrutura que garanta a acessibilidade;
  • ações beneficentes para a sociedade;
  • entre outras.

3. Fator ambiental

Já o fator ambiental é a base para a sustentabilidade corporativa. Existem inúmeras práticas que as organizações podem implementar, como:

  • reduzir a emissão de carbono;
  • fazer a gestão resíduos sólidos;
  • utilizar documentos digitais para a redução do uso de papel;
  • investir em programas educativos (para a conscientização dos colaboradores);
  • utilizar fornecedores sustentáveis;
  • diminuir o consumo de descartáveis;
  • promover a logística reversa (recolher os produtos após o seu consumo, no pós-venda);
  • incentivar a redução do consumo de energia e água;
  • utilizar fontes de energia renováveis;
  • verificar a infraestrutura da empresa para encontrar vazamentos e evitar desperdícios;
  • entre outras diversas ações.

Combinar todas essas iniciativas é uma maneira de gerar mudanças e agir para realmente contribuir com a sustentabilidade. Além de ampliar os lucros da empresa, trará uma boa imagem perante ao público, garantindo a longevidade do negócio.

Como aplicar a sustentabilidade corporativa?

Para que essas iniciativas tenham efeito, a companhia deve elaborar campanhas constantes para conscientizar seus colaboradores para adotarem práticas sustentáveis. Uma das formas mais eficientes de fazer isso é construir, em grupo, algumas  atividades como:  

  • cursos de curta duração e palestras;
  • parcerias com outras empresas/ONGs voltadas para a preservação ambiental;
  • contato direto com especialistas que atuam em projetos de sustentabilidade;
  • implementar as ações socioambientais na política da empresa e transformar em algo que é parte da cultura organizacional.

A sustentabilidade corporativa é um esforço de todos dentro das empresas e uma demanda da sociedade. As companhias não podem mais fechar os olhos para esse tema e precisam agir, do contrário, a opinião pública pode ser muito negativa. 

Aproveite também para ler o artigo do blog da Copastur sobre as 7 soluções de gestão de eventos que podem melhorar a imagem da empresa

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