7 aplicativos para orientar colaboradores em viagens corporativas

As viagens corporativas são muito importantes para qualquer empresa. Em determinadas situações, aliás, esses deslocamentos são determinantes para a assinatura de um contrato, a consolidação do networking ou mesmo para a capacitação dos funcionários. Por essas e outras, tais iniciativas têm que ser produtivas, valendo a pena tanto para a empresa como para os colaboradores.

Sabia que alguns aplicativos de viagens podem fazer uma enorme diferença no processo, servindo como um suporte indispensável para a equipe? Vamos apresentar neste post 7 apps que servirão de apoio para as viagens do seu time, ajudando os colaboradores a se organizarem e se comunicarem melhor, além de conseguirem informações indispensáveis para seu trabalho e bem-estar.

Sua empresa tem uma dinâmica de viagens intensa? Então não deixe de acompanhar nossas dicas para descobrir como esse processo pode ser mais eficiente!

1. Flight Aware

Flight Aware é um aplicativo que pode ser de grande ajuda para os colaboradores ao permitir o acompanhamento do status de todos os voos comerciais, em qualquer lugar do mundo. A pesquisa pode ser feita pelo número do voo, pelo nome da companhia aérea ou até mesmo pelo código da aeronave.

Em casos em que o colaborador tem que se deslocar com frequência ou quando precisa acompanhar o trajeto de outras pessoas para agendar reuniões, por exemplo, o Flight Aware pode ser bem útil. Além disso, é uma excelente ferramenta para a própria empresa, que tem como monitorar a rotina dos funcionários em trânsito, facilitando a comunicação e otimizando todos os processos.

2. Maps.me

A maior vantagem desse aplicativo de mapas é que ele pode ser acessado off-line. Para isso, basta que o usuário baixe os mapas de determinada região em seu dispositivo. A partir daí, conseguirá acessá-los sem precisar estar conectado à internet.

Por isso, o Maps.me é perfeito para viagens internacionais! Nessas ocasiões, que naturalmente já apresentam certas dificuldades, o colaborador conseguirá se localizar e movimentar facilmente, sem depender de wi-fi ou precisar pagar taxas imensas de roaming de dados para ter internet.

Esse recurso também é interessante para viagens a locais que ficam mais distantes de grandes centros, onde o acesso à informação pode ficar bastante comprometido. Em todo caso, é uma forma eficiente e muito prática de garantir que a equipe nunca se sinta perdida, em qualquer lugar que seja.

3. Google tradutor

Outro aplicativo indispensável para viagens corporativas é o google tradutor, que pode ser de grande ajuda em deslocamentos internacionais ou mesmo regionais, quando o colaborador tem que interagir com profissionais de outras nacionalidades.

Vale lembrar que o Google tradutor é mais que um simples aplicativo de tradução simultânea. Com ele, é possível, por exemplo, fotografar uma embalagem ou um cardápio e ter acesso a todo o conteúdo textual traduzido. Ele ajuda também com a pronúncia, o que pode fazer toda a diferença em reuniões. E tudo isso disponível em mais de 90 idiomas!

4. Around me

Estar em um lugar novo significa, invariavelmente, sentir-se um pouco perdido, sem saber onde encontrar bons lugares para comer, comprar um ou outro item necessário ou mesmo tomar um bom café. Pois o Around me serve justamente para esses casos: ele parte da localização atual do usuário para indicar pontos de interesse na proximidade.

O app pode indicar bancos, restaurantes, espaços de coworking, entre uma série de outros estabelecimentos. Ajuda também a descobrir qual é a melhor forma de se locomover em determinada região, indicando rotas de chegada e partida.

É importante lembrar aqui que as viagens corporativas podem ser um pouco estressantes. Afinal, são muitas informações novas e muita responsabilidade. Assim, quanto mais confortável o colaborador se sentir e quanto mais simples forem os processos diários, melhor para todo mundo.

5. Argo mobile

Argo mobile é um aplicativo pensado especificamente para viagens corporativas, ajudando os colaboradores a organizarem o processo e a manterem todas as informações relevantes em um só lugar. É possível consultar itinerários, lançar despesas para prestação de contas, checar informações de hospedagem e passagem, entre outras facilidades.

O aplicativo tem uma interface bastante intuitiva e permite a personalização das informações de acordo com as necessidades da empresa. É possível automatizar o processo de autorização de viagens, a reserva de hotéis e até a própria prestação de contas. Possibilitando que o colaborador tenha contato direto com os responsáveis pelo deslocamento, o conhecimento geral é ampliado e a organização é facilitada.

6. Evernote

Anote aí: o Evernote é um aplicativo que todos devem conhecer! Isso porque ele pode ser muito útil em viagens corporativas, mas também é extremamente interessante para outras situações. Trata-se de um sistema de notas muito organizado e eficiente que permite adicionar tarefas e lembretes com imagens, links e outras funcionalidades, além de viabilizar a criação de grupos de trabalho para compartilhamento de informações.

Em uma viagem corporativa, é possível armazenar dados de reuniões, contatos de parceiros, tarefas a serem realizadas durante aquele período, entre outras questões. Com isso, o tempo do colaborador é otimizado.

7. Skype

Acredite: o Skype é um dos aplicativos mais usados em todo o mundo. Ele permite a troca de mensagens instantâneas e, o mais importante, faz ligações de áudio e vídeo para qualquer parte do mundo.

É uma ferramenta que já existe há algum tempo, mas que tem sofrido grandes melhorias nos últimos anos. A qualidade das ligações é cada vez melhor e as possibilidades dentro do aplicativo estão em constante ampliação. Hoje é possível, por exemplo, compartilhar a tela com outro usuário, enviar arquivos e fazer chamadas em grupo.

Agora que você já conhece ao menos os principais aplicativos de viagem que podem ajudar nos deslocamentos corporativos da sua empresa, é hora de apresentá-los a seus colaboradores! Você pode criar um pequeno guia de boas práticas que inclua essas sugestões ou mandar uma newsletter com os links, por exemplo. O que acha que vai funcionar melhor na sua empresa?

Por fim, para ficar por dentro de outras novidades e conteúdos relevantes sobre viagens a negócios e eventos corporativos, que tal aproveitar para assinar a nossa newsletter?

mandamentos gestão despesas corporativas
Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima