Apoio logístico: Importância e como ter sucesso na logística de tripulação

O apoio logístico de tripulação desempenha um papel fundamental na operação segura e eficiente das empresas de offshore. Afinal, como essas equipes trabalham em ambientes remotos e muitas vezes adversos, a logística garante que as necessidades básicas dos trabalhadores sejam atendidas, desde suprimentos de alimentos e água até assistência médica e transporte seguro.

Além disso, a logística eficaz permite o rápido deslocamento de pessoal, equipamentos e materiais, garantindo que as operações não sejam interrompidas e que qualquer emergência seja respondida prontamente. 

Neste texto, iremos explorar o tema de apoio logístico, abordando desde a importância, desafios e como a terceirização da logística de tripulação pode ajudar as empresas. Continue a leitura!

O que é apoio logístico de tripulação?

O apoio logístico de tripulação é um conjunto de atividades dedicadas a garantir que a equipe, que trabalha em plataformas e embarcações offshore, tenha todas as necessidades atendidas para desempenhar suas funções de forma eficaz e segura.

Isso inclui o fornecimento de:

  • Alojamento adequado;
  • Alimentação;
  • Transporte;
  • Assistência médica;
  • Equipamentos de proteção individual;
  • Treinamento contínuo;
  • Entre outros aspectos essenciais para manter a tripulação motivada, saudável e produtiva.

Leia também: Diferentes tipos de logística no apoio às atividades de offshore

Desafios da logística de tripulação offshore

Para se ter uma ideia, atualmente, estima-se que existem no mundo aproximadamente 7.890 plataformas em operação apenas na produção de petróleo e gás. Essas estruturas estão espalhadas em mais de 50 países. Isso sem contar os demais setores offshore.

Então, imagine só que a logística de tripulação offshore envolve uma série de desafios. Abaixo listamos os principais:

Distância e condições climáticas

Plataformas offshore podem estar localizadas a muitos quilômetros da costa, em áreas com condições climáticas severas. Assim, toda a logística exige muito planejamento e flexibilidade para lidar com imprevistos.

Segurança e bem-estar da tripulação

A logística precisa garantir o transporte seguro e eficiente dos trabalhadores, que passaram longos períodos em alto mar, além de fornecer acomodações em hotéis especializados em equipes offshore e alimentação adequada.

Gerenciamento de tempo e custos

A organização do embarque, desembarque, troca de turma e gerenciamento de suprimentos precisa ser feita de forma a minimizar o tempo de inatividade e os custos operacionais. 

Outro desafio é pensar na logística da tripulação para a realização dos treinamentos de segurança. Tal fato, muitas vezes, precisa coincidir com o período de descanso do funcionário e a data de embarque e desembarque.

Conformidade regulatória

A indústria offshore é altamente regulamentada. O que exige que as empresas estejam preparadas para lidar com as constantes auditorias e inspeções que podem impactar as operações. 

Leia também o texto sobre NR-37

Gestão de risco 

A logística offshore precisa identificar, avaliar e mitigar os diversos riscos envolvidos, como falhas técnicas, emergências médicas, entre outros.

Lidar com todos os desafios acima faz com que terceirizar a logística de tripulação seja a melhor opção.

Apoio logístico da Corporate Energy

modernizar processos offshore

O apoio logístico completo da Corporate Energyatendimento especializado em offshore, energia solar e mineradora da Copastur – tem acelerado o sucesso das maiores corporações de exploração do mercado nacional.

Prova disso é o crescimento ano a ano dos clientes de Energy que confiam nos serviços da Copastur. Isso se deve ao planejamento estratégico e soluções tecnológicas que o nosso time de especialistas oferece a nossos clientes.

Afinal, como a operação é realizada em alto-mar, as plataformas de petróleo são transformadas em “cidades flutuantes”, que recebem, em média, 200 colaboradores cada uma, com diversas necessidades de assistência.

Nesse contexto, as organizações têm duas opções: 

1ª: dividir todas as tarefas entre gestores, coordenadores e secretárias. Neste caso, eles precisam assumir as tarefas de logística junto com suas funções.

2ª: contratar um parceiro que possua expertise para controlar as atividades obrigatórias, inclusive as relacionadas às trocas de tripulações, que embarcam e desembarcam, de forma sincronizada, a cada 14 ou 28 dias.

Veja também: Outsourcing offshore: um guia sobre terceirização de serviços da área

Terceirizar o apoio logístico offshore é a melhor solução?

Não é à toa que as maiores companhias do país estão terceirizando o apoio logístico offshore. Segundo Danielle Teixeira, supervisora de atendimento da Corporate Energy, sua equipe foge do modelo tradicional e atua como uma extensão corporativa dos clientes, oferecendo a logística completa, a gestão de viagens e o atendimento 24 horas.

Esse formato estratégico e ágil ganhou força durante a pandemia de Covid-19, quando o time de Danielle Teixeira organizou uma força-tarefa para solucionar os maiores desafios da sua carreira e apoiar as pessoas embarcadas. 

“Foi um período dramático. Embarcados de diversas nacionalidades imploravam para retornar a seus países para enterrar os familiares, vítimas da Covid-19. Fizemos um trabalho árduo de repatriação”, lembrou Teixeira.

Ela conta ainda que, enquanto o mundo estava em isolamento, sua equipe não teve um minuto de folga: “Nós quase não dormimos. Nossos celulares tocavam dia e noite sem parar. Impossível não nos sensibilizarmos diante de tantos apelos. Nossos clientes ficaram tranquilos, pois sabiam que estávamos focados em ajudar seus colaboradores.”

Saiba como o apoio logístico pode acelerar o sucesso de uma empresa offshore

Controle e economia: benefícios do Corporate Energy 

O apoio logístico eficiente proporciona controle e economia para o negócio. Uma vez que as organizações não precisarão deslocar uma equipe administrativa para cuidar de todos os trâmites ligados ao check-in e check-out das viagens corporativas offshore, por exemplo. 

“As empresas apenas nos entregam uma lista com nomes, datas de embarque, desembarque e o endereço pessoal dos colaboradores. Ao contrário de outras terceirizadas, nosso time cuida da logística completa. Isso facilita a rotina dos clientes, que cuidarão apenas das questões estratégicas de negócio”, explicou Danielle Teixeira. 

Saiba mais: Gestão estratégica de custos: dicas com foco na área de offshore

Quais os serviços oferecidos pela Corporate Energy?

A equipe especializada da Corporate Energy oferece às plataformas de óleo e gás, que atuam em alto mar uma infinidade de procedimentos, como:

  • Elaboração de escalas de embarque e desembarque dos funcionários;
  • Compra de passagens aéreas (ou rodoviárias) dos colaboradores;
  • Planejamento de troca de turma;
  • Reserva de hospedagem;
  • Agendamento de transfer;
  • Contato pessoal com os funcionários;
  • Input de documentos necessários;
  • Agendamento médico;
  • Logística de treinamentos;
  • Atendimento emergencial;
  • Entre outras atividades.

Como funciona o atendimento emergencial 24 horas?

Há quase uma década dedicada exclusivamente ao setor de offshore, Daniele Teixeira conta que o atendimento emergencial da Copastur funciona 24 horas durante os sete dias da semana dentro da própria empresa.

Segundo ela, o grande diferencial é o tratamento humanizado: “Os viajantes têm todo suporte em caso de imprevistos e urgências. Possuímos uma equipe responsável após o horário comercial. Os profissionais não são os mesmos que fazem o atendimento no dia a dia. Mas eles estão preparados para ajudar em qualquer tipo de problema: desde antecipar e reemitir passagens aéreas até fazer reservas de hotéis e arranjar veículos de última hora, por exemplo.” 

No vídeo abaixo, Danielle Teixeira fala um pouco mais sobre as ações da Corporate Energy? Confira!

Se você ainda tem dúvida de como o apoio logístico pode ajudar a sua empresa, veja só o nosso case de sucesso com uma organização do setor. Nossas ações contabilizaram uma redução nos custos de viagem de aproximadamente 35%. Leia aqui e confira como foi o processo.

Quer mais informações? Entre em contato com a equipe da Copastur e conheça as opções de atendimento offshore.

revista offshore estruturação viagens
Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima